Publicações

Boletins

"Memória"

Produzidos pelo Museu e Arquivo Histórico Municipal, apresentam como objetivo a divulgação do acervo e do trabalho desenvolvido pela instituição, a pesquisa histórica e a história do município, no conjunto de suas atividades econômicas, sociais, políticas, artísticas e lúdicas.

A produção compreende o período 1980-2004.

"Cenas"

Produzidos a partir do trabalho voltado à pesquisa e preservação do acervo fotográfico, remetem ao Projeto “Resgatando Velhas Imagens”, desenvolvido em convênio com a Fundação Nacional de Arte – FUNARTE, e encerram como objetivo principal a divulgação da história da fotografia em Caxias do Sul.

Em uma de suas faces, apresentam fotografias que revelam cenas da história local. Na outra face, abordam a biografia do fotógrafo responsável pelas imagens e a relação do seu trabalho com o processo histórico da cidade. 

A tiragem compreende o período 1984-2004.

"Ocorrências"

Registros produzidos pelo Museu Municipal e Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami com o objetivo de divulgar pesquisas realizadas no acervo para contribuir com exposições temporárias promovidas por estas instituições.

A produção compreende o período 1986-2004.

"Reminiscências"

Informativo que tem como inspiração os boletins Cenas, Memória e Ocorrências, publicados pelo Museu e Arquivo Histórico Municipal, a partir da década de 1980 e pelo qual o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami homenageia a trajetória de servidores e diretores empenhados em salvaguardar documentos e zelar pela memória da cidade. Com o mesmo intuito dos antigos boletins, de levar o conhecimento do acervo para fora dos muros da instituição, o Reminiscências preconiza diversificar o acesso e evidenciar a pluralidade de sujeitos e instituições que tecem a história de Caxias.

A publicação foi lançada durante as comemorações da Semana de Caxias do 2023.

Livros

"Mirante"

Publicações que resgatam a história do patrimônio arquitetônico e urbanístico de Caxias do Sul, realizadas pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, a partir de projetos e pesquisas desenvolvidas internamente.

Trazem como objetivo a divulgação da história de prédios, praças e parques de Caxias do Sul, conscientizando a comunidade sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural.

A tiragem compreende o período 1999-2003.

"Projeto Recortes da Cidade - Memória dos Bairros e Distritos de Caxias do Sul "

Desenvolvido pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, o projeto visa a valorização da história dos bairros de Caxias do Sul, sua formação, características étnicas, manifestações culturais, entre outros. A partir da pesquisa nas fontes já existentes e utilizando a metodologia da História Oral, o projeto prevê a elaboração de históricos e publicações dos resultados do trabalho.

A primeira publicação ocorreu em 2003, denominada "A Trajetória do Serrano". Em 2018, foi impressa a segunda publicação, intitulada "Complexo Jardelino Ramos: uma história de luta e esperança".

Para complementar sua pesquisa com mais documentos de nosso acervo, acesse as bases de dados abaixo: