Pesquisa em

jornais e periódicos

Por meio de um Termo de Cooperação assinado em 28 de fevereiro de 2002 pelo Executivo e o Legislativo caxienses, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami assessorou a implantação e desenvolvimento do Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

O objetivo principal dessa parceria foi o levantamento do acervo documental existente no Arquivo Histórico Municipal referente ao Legislativo Caxiense, produzido enquanto antigo Conselho Municipal (1890-1930), Conselho Consultivo Municipal (1930-1935) e Câmara Municipal (1935-1937 e a partir de 1947). 

O Centro de Memória foi apresentado à comunidade em outubro de 2009, quando foram disponibilizadas em formato digital cerca de 190 mil páginas de documentos, tais como as atas e os anais das sessões da Câmara Municipal de 1890 a 2008, todas as Leis Orgânicas Municipais, Códigos de Posturas e os Processos de Leis e Leis Municipais de 1947 a 1991  e imagens fotográficas e exposições digitais. O acesso às cópias digitais dos documentos originais é acompanhado de uma versão em texto: sobre as imagens, foi aplicado o Optical Character Recognition (OCR), recurso de reconhecimento ótico de caracteres, transformando em texto a informação contida na imagem. Esse recurso viabiliza a pesquisa por palavra facilitando a busca dos pesquisadores.

O trabalho de digitalização realizado também englobou quase 560 mil páginas de jornais editados em Caxias do Sul, distribuídas entre os 71 títulos preservados pelo Arquivo Histórico Municipal em sua Coleção de Jornais, disponíveis para pesquisa online no site do Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e também na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, que permite a pesquisa por palavras-chave nos conteúdos dos periódicos com o uso de três ferramentas de busca: por publicação específica, período ou localidade.

A digitalização e inserção na internet destes acervos documentais representa um importante avanço quanto à preservação da integridade dos originais e à democratização do acesso ao seu conteúdo, aumentando a comunicação e o interesse pela pesquisa e pelo conhecimento da história local.