Unidade Banco de Memória Oral

Escutando a comunidade para preservar a memória da cidade

Mídias em que encontram-se gravadas as entrevistas feitas pelos servidores da Unidade Banco de Memória Oral. Crédito: Catiuscia Xavier.

Paralelamente à formação do acervo documental público e privado, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami criou, em 1980, a Unidade Banco de Memória Oral, onde parte da história de Caxias do Sul é preservada por meio de entrevistas voltadas ao registro da história regional e suas inter-relações com a sociedade brasileira.

A História Oral é uma metodologia de pesquisa e registro de fontes ligadas ao estudo da História, da Antropologia e das Ciências Sociais e consiste na realização de entrevistas gravadas com pessoas que testemunharam os acontecimentos de seu tempo ou guardam na memória narrativas herdadas de outras gerações, como seus pais, avós ou antepassados.

Como é feito o processo de transcrição de entrevista gravada. Crédito: Catiuscia Xavier.
Momento de entrevista concedida pelo sr. Guerino Boff, na época com mais de cem anos, em sua residência, à Unidade Banco de Memória Oral. Data: 19/06/2009. AHMJSA / Divulgação.

As entrevistas versam sobre diferentes temas: política, educação, cultura, arte, associativismo, industrialização, sindicalismo, religião, esporte, entre outros. Elas também retratam a vida cotidiana, revelando os valores, os costumes, os hábitos e a trama das relações sociais e familiares. A lembrança de um passado tão recente permite a recomposição do cotidiano rural e urbano de nossa cidade.

Por trabalhar com “arquivos vivos”, a Unidade Banco de Memória Oral oportuniza ao pesquisador novas fontes históricas que, no seu conjunto, transcendem a memória individual, integrando-se à memória coletiva. As narrativas complementam-se mutuamente, contribuindo para a construção de uma “História Pública”. A História Oral tem a sensibilidade de ouvir e reconhecer a riqueza do testemunho, tornando-se, assim, uma mediadora no diálogo entre a historiografia oficial e os documentos escritos.

Como consultar o acervo?

O acervo da Unidade Banco de Memória Oral pode ser acessado na forma presencial, por meio da consulta na base de dados informatizada da instituição. A pesquisa é realizada com a utilização de descritores, de acordo com o interesse do pesquisador, que vão apontar a presença dessas palavras-chave nas entrevistas digitalizadas, como tema ou subtema desses documentos

Parte da documentação desta Unidade também já encontra-se disponível para consulta online, que deve ser feita através do AtoM do Município de Caxias do Sul, plataforma de pesquisa concebida em sistema desenvolvido pelo Conselho Internacional de Arquivos e de acordo com normas nacionais e internacionais de descrição arquivística.

A pesquisa no sistema apresenta diversos níveis de descrição. Abaixo, disponibilizamos o link de acesso direto ao mesmo:

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (54) 3901-1318 ou pelo e-mail memoriaoral@caxias.rs.gov.br