Unidade Arquivos Privados

Preservando a documentação de indivíduos, célebres ou anônimos, empresas e instituições de Caxias do Sul e região.

Documentos iconográficos integrantes de alguns fundos documentais mantidos pela Unidade Arquivos Privados. Data: 2018. Crédito: Catiuscia Xavier.

A história de indivíduos e famílias, as particularidades das atividades econômicas aqui desenvolvidas, desde o estabelecimento dos pequenos artesãos até as grandes indústrias da vitivinicultura e da metalurgia, podem ser reconhecidas nos documentos que integram a Unidade Arquivos Privados.

Composto, em sua maioria, de doações provenientes da comunidade caxiense, o acervo é formado por documentos textuais e bibliográficos – cadernos de anotações, documentos pessoais, livros de registros, correspondências, material de publicidade, entre outros, além de documentos iconográficos, em diferentes suportes – negativos em vidro ou flexíveis, slides, álbuns fotográficos, fotografias em papel, cartões-postais, desenhos, rótulos e cartazes impressos.

A produção dos fotógrafos que atuaram em Caxias do Sul desde os seus primórdios, também compõe o acervo da Unidade, com destaque para o Fundo Studio Geremia, adquirido pelo Município em 2002.


Ao lado, você pode conhecer o interior de dois módulos dos sistemas de arquivos deslizantes instalados na Unidade e que armazenam os itens que formam os fundos documentais preservados na Unidade.

À esquerda, o arquivo onde são mantidos todos os documentos em suporte papel.

À direita, o arquivo instalado em sala climatizada e onde são mantidos os documentos imagéticos, encontrados nos mais variados suportes.

Como consultar o acervo?

O acervo da Unidade Arquivos Privados pode ser acessado de forma presencial, por meio da consulta na base de dados informatizada da instituição.

A pesquisa nesse sistema apresenta diversos níveis de descrição em fundos gerenciados pela Unidade, onde estão reunidos documentos de gêneros textual, iconográfico, cartográfico, eletrônico, entre outros.

Crédito: Catiuscia Xavier.
Crédito: Catiuscia Xavier.
Documentos iconográficos mantidos pela Unidade Arquivos Privados.Crédito: Catiuscia Xavier.

Como funciona o processo de doação?

A maioria das pessoas não sabe como funciona o processo de doação de documentos; muitas vezes, a intenção de fazê-la não é concretizada justamente por não conhecerem o trabalho que é desenvolvido em instituições arquivísticas, o que causa certa insegurança.

Alguns dos propósitos do Arquivo Histórico Municipal são alcançados quando a memória de uma família, indivíduo ou empresa é doada: a confiança da comunidade na instituição pública e no trabalho desenvolvido pelos servidores, o entendimento do doador sobre a importância dessa ação para a história da cidade em que vive e, principalmente, a atuação no acesso a fontes de pesquisa únicas, que só são encontradas em acervos privados. É importante ressaltar que o ato de doar documentos para uma instituição arquivística caracteriza a incorporação de fontes ao acervo, o que o torna cada vez mais completo e rico de informações, alcançando, assim, diversas temáticas de pesquisas.

Procedimentos adotados pela instituição

Quando um documento é doado, este não é somente transferido da sacola ou pacote em que chega para uma caixa em uma prateleira, onde é mantido até sua catalogação ser iniciada.

O mesmo é direcionado à Comissão de Avaliação de Acervo, criada para analisar as doações, utilizando-se de diversos conceitos pré estabelecidos, como valor histórico, condições física e de integralidade das informações, entre outros. Após essa primeira etapa, o documento passa ao pré-processamento, pois precisa aguardar sua catalogação na reserva técnica, sempre em melhores condições de armazenamento; dependendo da quantidade de itens, um único acervo demora até anos para ser organizado e o que é doado, geralmente, não é catalogado na mesma data em que é recebido.

As doações são oficializadas através da emissão de um Termo de Doação, assinado pelas partes envolvidas: instituição mantenedora e doador.

Vídeos ilustrativos

Abaixo, disponibilizamos vídeos que exemplificam os procedimentos adotados durante o processamento técnico de documentos doados à Unidade nas etapas que envolvem a manutenção de documentos que aguardam catalogação na reserva técnica e, também, já em fase avançada de organização do fundo documental correspondente:

Doação.mp4
Higienização.mp4

Lembramos que você pode fazer sua solicitação de pesquisa pelo telefone (54) 3901-1318 ou

pelo e-mail arquivosprivados@caxias.rs.gov.br .