Unidade Arquivo Público

Preservando a documentação histórica e de origem pública produzida em Caxias do Sul

A Unidade Arquivo Público mantém a documentação de origem pública produzida e acumulada nas diferentes fases administrativas de Caxias do Sul.

Os registros de assentamentos dos primeiros imigrantes realizados pela Diretoria da Colônia, a organização política, administrativa e a emancipação ficam evidenciados em documentos textuais, impressos, cartográficos e iconográficos que integram a mesma. Cabe à Unidade preservar e disponibilizar o acervo documental proveniente da Administração Pública Municipal.

É constituída por três grandes fundos:

Arquivo da Diretoria da Colônia Caxias e Comissão de Terras e Medição dos Lotes, responsáveis pela administração dos núcleos de colonização e assentamento dos imigrantes: como um fundo de arquivo fechado, foi produzido e acumulado por um órgão público no decorrer de suas atividades, com período predominante entre os anos de 1874 a 1900;

Arquivo da Intendência e Prefeitura Municipal: reúne o acervo permanente de documentos produzidos e acumulados pela Administração Municipal de Caxias do Sul, desde sua criação, por ato do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em 20 de junho de 1890;

Arquivo do Conselho e Câmara Municipal de Caxias do Sul: reúne o acervo permanente de documentos produzidos e acumulados pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, Poder Legislativo do município.

A documentação desta Unidade já encontra-se, em sua maioria, disponível para consulta online, que deve ser feita através do AtoM do Município de Caxias do Sul, plataforma de pesquisa concebida em sistema desenvolvido pelo Conselho Internacional de Arquivos e de acordo com normas nacionais e internacionais de descrição arquivística.

Página 01 do mapa estatístico da ex-colônia Caxias, contém o registro dos imigrantes e sua família, data de chegada no Brasil, légua, travessão e lote destinado e demonstração do débito dos respectivos concessionários à Fazenda Nacional.Data: 1876-1886.
Planta da Sede da ex-Colônia Caxias - Área Urbana. Autoria: José Montaury Aguiar Leitão - Engenheiro Chefe da Comissão de Terras e Medição dos Lotes de Caxias. Data: 02/06/1892. 
Planta Geral do Município de Caxias - Divisão territorial.Dados estatísticos: escolas, arrecadação de impostos, exportação, despesa municipal, superfície, população, densidade, altitude, estradas de rodagem e estrada de ferroResponsável: J. A. Mattana - Diretor de Obras .Data: 1935.

Como consultar neste acervo?

A pesquisa no sistema apresenta diversos níveis de descrição em fundos gerenciados pela Unidade, onde estão reunidos documentos de gêneros textual, iconográfico, cartográfico e eletrônico.

Abaixo, disponibilizamos o link de acesso direto ao mesmo e também vídeo com um tutorial de como realizar pesquisas no site:

AtoM Tutorial Curto.mp4

Lembramos que você pode contatar a Unidade Arquivo Público pelo e-mail arquivopublico@caxias.rs.gov.br