Setor de Atendimento ao Pesquisador

Promovendo a interação entre pesquisador e a instituição arquivística

O Setor de Atendimento ao Pesquisador tem por natureza a integração entre pesquisadores e Unidades que compõem o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, tanto em em forma remota, via telefone e correio eletrônico, como presencialmente, sempre visando a agilidade e objetividade na busca por fontes do acervo mantido pela instituição.

Dispõe de acesso rápido aos documentos catalogados pelas Unidades por meio da base de dados interna, que também pode ser utilizada pelo próprio pesquisador por meio dos terminais de consulta instalados na Sala de Pesquisa.

Em sua estrutura, além do ambiente da Sala de Pesquisa, dispõe de sistema de arquivos deslizantes que tem por função a guarda da coleção de jornais e periódicos editados em Caxias do Sul e dos livros que integram a coleção própria da instituição, catalogada por temáticas, e os fundos documentais da Unidade Arquivos Privados.

Ambiente do Setor de Atendimento ao Pesquisador. Crédito: Mario Tomazoni.
Sistema de arquivos deslizantes instalados no Setor de Atendimento ao Pesquisador. AHMJSA / Divulgação.
Área destinada à Sala de Pesquisa do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Crédito: Mario Tomazoni.

Encaminhe sua solicitação de pesquisa ao Setor de Atendimento ao Pesquisador!

Seu atendimento remoto pode ser feito pelo telefone (54) 3901-1318, pelo e-mail atendimentoarquivo@caxias.rs.gov.br ou por meio do formulário de solicitação de pesquisa online, que você encontra na página "Serviços disponíveis e consulta no acervo". Clique no botão abaixo para ter acesso direto ao mesmo e demais informações que podem auxiliar em sua pesquisa: