A instituição

"Conheça-me por dentro."

(título de livro concebido por João Spadari Adami)

O Arquivo Histórico Municipal de Caxias do Sul foi criado oficialmente em 05 agosto de 1976, pelo Decreto nº 4047. No entanto, seu acervo começou a ser formado ainda em 1975, quando das comemorações do Centenário da Imigração Italiana. Vinculado ao Museu Municipal, funcionou, até 1996, em prédio anexo, que apresentava sérios problemas estruturais.

Em 1979, diante da ameaça de demolição do prédio conhecido como antigo Hospital Carbone, o Museu e o Arquivo Histórico Municipal deram início a uma campanha para sua preservação e receberam apoio da sociedade. Então, a área foi adquirida por 18 empresas, que permutaram a edificação por índices construtivos a serem utilizados no terreno remanescente. A permuta condicionava a destinação do prédio: abrigar a documentação histórica do município.

O acervo do Arquivo Histórico, porém, só foi transferido para o referido espaço no final de 1996, quando o prédio ainda apresentava problemas estruturais, apesar das reformas já realizadas. Somente podia-se ocupar o andar térreo e, parcialmente, o 1º andar.

Pela Lei nº 4.704, de 15 de setembro de 1997, foi acrescentada à denominação oficial a homenagem ao pesquisador caxiense João Spadari Adami, por sua contribuição à preservação da história local. Assim, passou a ser denominado Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Nesse mesmo ano, a Lei n° 4.773, de 15 de dezembro, criou a Secretaria Municipal da Cultura, órgão ao qual o Arquivo Histórico Municipal está subordinado.

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami foi desvinculado administrativamente do Museu Municipal pela Lei Municipal nº 5026, de 29 de dezembro de 1998.

Em 1999 foi executado o projeto da reforma na sua totalidade, compreendendo a colocação de reforço metálico no segundo e terceiro pavimentos, substituição do barroteamento de madeira e do telhado, instalação elétrica, reforma dos banheiros, pintura interna e externa, entre outros melhoramentos. Nesse período, o acervo foi novamente removido, desta vez para um espaço cedido pela empresa Brasdiesel S.A., lá permanecendo de março a novembro daquele ano.

Após a realização das reformas estruturais e aquisição de equipamentos com recursos provenientes da Prefeitura Municipal, o acervo pôde ser distribuído nos três pavimentos do prédio. A solenidade de inauguração ocorreu no dia 07 de dezembro de 1999. A edificação foi tombada pelo Estado do Rio Grande do Sul, em 1986, e pelo Município de Caxias do Sul, em 2002.

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami inserido na atualidade:

projetos, modernização e o compromisso com o acesso à informação

O Arquivo Histórico Municipal tem como finalidade receber, guardar, preservar e dar acesso ao patrimônio documental do Município de Caxias do Sul.

Composto por três unidades, Arquivo Público, Arquivos Privados e Banco de Memória Oral, a instituição também desenvolve pesquisas e publicações, divulgando seu acervo e contribuindo para o conhecimento da história do município.

Além dos fundos documentais que compõem as Unidades, a instituição mantém: acervo fílmico de origem pública e privada, com destaque para temas como Festa da Uva, Imigração, Administração Pública, vida privada, entre outros; coleção de livros e publicações sobre a história de Caxias do Sul e imigrações; coleção de periódicos editados em Caxias do Sul que, em sua maioria, está digitalizada e disponível para a consulta nos sites da Biblioteca Nacional e do Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Ao longo dos anos, o Arquivo Histórico Municipal desenvolveu projetos e parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, visando a preservação, acesso e difusão do patrimônio documental sob sua guarda, além de realizar ações educativas, recebendo escolas e instituições de ensino superior para visitas técnicas e temáticas.

A trajetória do Arquivo Histórico Muncipal João Spadari Adami em imagens

Trajetoria AHMJSA.mp4

Referências

  • "MIRANTE: ARQUIVO HISTÓRICO". PRUX, Elenira Inês; SILVA, Maria Beatrís Gil da. 1ª Edição. Caxias do Sul, RS: 1999.