2018

ANPUH AMAZONAS: Manifesto dos Historiadores do Amazonas #democraciasim - 06/10/2018

As eleições se aproximam. Nós, professores e professoras de História, vimos a público manifestar nossa preocupação com o destino da Democracia Brasileira. Esperamos que cada um vote, livremente, de acordo com suas convicções e consciências. No entanto, esta é uma eleição diferente. Estamos diante de um impensável crescimento de uma onda extremista e autoritária que não se envergonha de colocar o próprio processo democrático em xeque. Nestas condições, não há debate; há um jogo feroz de disseminação de notícias falsas. Há ódio sendo despejado nas redes sociais e nas ruas. Não é possível construir um país baseado neste discurso que naturaliza a violência. O contraditório é fundamental em um Estado Democrático de Direito. A vitória do candidato Bolsonaro será uma derrota de todos. Uma derrota da democracia. Perderemos todos! Perderemos o respeito, a tolerância e a possibilidade de conviver com a diferença. O preço é alto demais! Por isso, nos posicionamos: #EleNão #EleNunca #DemocraciaSim

Assinado:

Prof. Dr. Ana Lúcia Vieira(UFAM)

Prof. Dr. Auxiliomar Silva Ugarte (UFAM)

Prof. Dr. Davi Avelino Leal (UFAM)

Prof. Dr. César Augusto Bubolz Queirós (UFAM)

Prof. Dr. Glauber Cícero Ferreira Biazo(UFAM)

Prof. Dr. Hideraldo Costa(UFAM)

Prof. Dr. Keith Valéria Barbosa(UFAM)

Prof. Dr. Luís Balkar Sá Peixoto Pinheiro(UFAM)

Prof. Dr. Maíra Chinellatto Alves(UFAM)

Prof.Dr. Márcia Eliane Alves de Souza Mello(UFAM)

Prof. Dr. Maria Luíza Ugarte Pinheiro(UFAM)

Profa Dr. Patrícia Maria Melo (UFAM)

Prof. Dr. Patrícia Rodrigues da Silva(UFAM)

Robert Callixto(UFAM)

Prof. Dr. Joana Campos Clímaco (UFAM)

Prof. Dr. Almir Diniz de Carvalho Júnior (UFAM)

Prof. Dr. James Roberto Silva


I Seminário Nacional de História Social dos Sertões / II Colóquio de História Social dos Sertões.

De 16 a 19 de abril de 2018, na Universidade Regional do Cariri, Crato Ceará.

Tema: O papel da História na compreensão do “Brasil profundo”.

Site do evento: https://www.historiasertoes.com/

DIGA NÃO À QUEIMA DE ARQUIVO!

Publicado em 22 de Fevereiro de 2018

Voltou à pauta na Câmara dos Deputados o PL 7.920/2017, cuja aprovação coloca em risco os documentos públicos e o patrimônio arquivístico brasileiro, comprometendo a transparência governamental e a memória nacional.

O Projeto de Lei prevê claramente a incineração de documentos após a sua digitalização, motivo pelo qual ficou conhecido como PL "Queima de Arquivo".

Reforçamos o pedido para que façam contato com deputados próximos solicitando a rejeição do referido PL (próxima etapa é a tramitação na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público - CTASP) e/ou pelo menos a realização de audiência pública, para que ocorra um debate com a participação de especialistas da área; e a mobilização das bases, divulgando este movimento e solicitando adesão ao abaixo-assinado:

Abaixo-assinado contra o PL 7920/2017

(adaptado do site da ANPUH-BR)

CONTRA A DESTRUIÇÃO DO CPDOC/FGV

Em um espaço de menos de duas semanas, a direção do CPDOC (Escola de Ciências Sociais da FGV) demitiu duas das professoras mais conhecidas e identificadas com a instituição: Luciana Heymann e Dulce Pandolfi.

Numa conjuntura de extrema dificuldade das instituições de ensino e pesquisa devido à política anti-intelectual do governo federal e de governos estaduais como o do Rio de Janeiro, política disfarçada de pretensa austeridade, vemos um centro de pesquisa ser destruído por decisão de sua chefia. Enquanto faculdades particulares se aproveitam da "reforma" trabalhista para demitir milhares de professores, um renomado centro de pesquisa sobre a memória nacional, da Fundação Getúlio Vargas, destrói deliberadamente a sua própria memória. As consequências nefastas dessa decisão em muito superam supostos benefícios financeiros de dimensões mesquinhas.

Continuar lendo

Nota de Repúdio

A Associação Nacional de História do Amazonas (ANPUH-AM) une-se ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História da UFAM para manifestar apoio à professora Rosa Acevedo-Marin e a todos os pesquisadores envolvidos no episódio ocorrido na última quarta-feira, 29 de novembro de 2017, nas dependências da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Durante o encontro "Veias abertas da Volta Grande do Xingu", promovido para debater sobre as implicações das atividades da Mineradora Belo Sun, um grupo, comandado pelo prefeito do município de Senador José Porfírio, Dirceu Biancardi (PSDB), invadiu o auditório, tumultuou os debates e ameaçou trancar os participantes no local.

Nós, professores e estudantes da Universidade Federal do Amazonas, repudiamos de forma veemente a truculência e a tentativa de silenciamento do trabalho sério de um conjunto de pesquisadores comprometidos com a pesquisa socialmente referenciada que é marca das instituições públicas em países democráticos!

Para saber mais...