Associação Nacional de História

Seção Amazonas

Comissão Eleitoral da ANPUH-AM homologa chapa única concorrendo à Diretoria 2018-2020.

Homologação da Chapa Única "HISTORIADORES PELO AMAZONAS"

COMPOSIÇÃO DA CHAPA:

DIRETORIA:

Presidente: Prof. Dr. César Augusto Bubolz Queirós (UFAM)Primeira Secretária: Profa. Dra. Eglê Bethânia Wanzeler (UEA/ENS)Primeira Tesoureira: Ms Wanderlene Freitas de Souza Barros (UFAM)Vice-Presidente: Prof. Dr. Davi Avelino Leal (UFAM)Segunda Secretária: Ms Kívia Mirrana Pereira de Souza (UFAM)Segunda Tesoureira: Profa. Ma. Isabel Saraiva (SEDUC-AM)

CONSELHO FISCAL:

Presidente: Profa. Ma. Francisca Deusa Sena da Costa (CEMEJ-AM)Secretária: Prof. Ms. Johmara Assis (SEDUC-AM)Relator: Prof. Me. Juarez Clementino da Silva Jr. (TJ-AM)

CARTA-PROGRAMA DE TRABALHO PARA O BIÊNIO 2018-2020:

1. Promover uma gestão democrática e que conte com a efetiva participação dos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal e que busque a ativa participação dos associados;2. Realizar uma ampla campanha de filiação no estado;3. Promover um processo de interiorização, levando a ANPUH-AM aos municípios do interior;4. Estimular as atividades das seções regionais dos GTs já existentes no estado;5. Incentivar a criação de seções regionais de outros GTs;6. Promover discussões constantes sobre o Ensino de História, a Reforma do Ensino Médio e a BNCC;7. Estimular o debate crítico e ações de combate a todas as formas de preconceito, racismo, homofobia, transfobia e machismo8. Atuar de forma integrada com os professores de História da Educação Básica;9. Realizar ações que dêem estímulo à produção historiográfica no estado;10. Atuar ativamente junto às instituições de preservação de acervos e de patrimônio material/imaterial a fim de garantir a sua preservação e qualificar o acesso dos pesquisadores à documentação;11. Realizar o V Encontro Estadual de História da ANPUH-AM;12. Consolidar e ampliar o uso das redes sociais para qualificar o contato com os afiliados (site, Facebook,...);13. Manter periodicamente o Boletim Informativo da ANPUH-AM;14. Desenvolver uma rede de integração e troca de contatos e experiências com as demais ANPUHs estaduais (principalmente com os estados da Região Norte);15. Fortalecer a ANPUH-AM, bem como as ANPUHs da região Norte, diante da ANPUH Nacional;16. Criar um fórum de discussão entre as ANPUHs da região Norte;17. Propor que a realização do Simpósio Nacional de História de 2021 ocorra na Região Norte.


A votação ocorrerá durante o IV Encontro Estadual de História ANPUH-AM, nos dias 22 e 23/08/2018, das 14h às 18h, na Sede da ANPUH-AM, instalada na Secretaria do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas (DH/IFCHS/UFAM).

Leia a íntegra do EDITAL aqui.

IV Encontro Estadual de História

"Ensino de História no Amazonas, democracia e desigualdades"

22 a 24 de Agosto de 2018

Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais

A Associação Nacional de História – Seção Amazonas (ANPUH-AM) tem a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores para o IV Encontro Estadual de História, nos dias 22 a 24 de agosto de 2018 nas dependências da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) na cidade de Manaus, Amazonas. A ANPUH-AM é uma das 27 sessões estaduais que compõem a Associação Nacional de História, órgão máximo dos profissionais de História no Brasil. O IV Encontro Estadual de História tem como tema “Ensino de História no Amazonas: democracia e desigualdades”. O encontro, realizado pela ANPUH-AM, insere-se no quadro maior de atividades científicas nas quais os historiadores do país atualizam o debate sobre as questões centrais da sociedade brasileira, do presente e do passado. E reunirá diversos profissionais e estudantes de História para discutir aspectos como condições de trabalho do historiador/professor no ensino e na pesquisa, o teor dos conteúdos da disciplina de História e a valorização do conhecimento histórico e as possibilidades de intervenção do historiador nas questões sociais contemporâneas.

Siga para o link do evento.

Histórico

Desde o seu surgimento, em 1961, a Associação Nacional de História (ANPUH) vem atuando no ambiente profissional da graduação e da pós-graduação em História. Ao longo dos anos a Associação foi ampliando a sua base de associados, passando a incluir professores dos ensinos fundamental e médio e, mais recentemente, também profissionais atuantes nos arquivos públicos e privados e em instituições de patrimônio e memória espalhadas por todo o país. O quadro atual de associados da ANPUH reflete a diversidade de espaços de trabalho hoje ocupados pelos historiadores em nossa sociedade.

Perseguindo os mesmos propósitos da entidade nacional, seções regionais foram se constituindo, inclusive no Amazonas. Com a criação do curso de História da UFAM, em 1981, professores e pesquisadores buscaram meios de institucionalizar aqui um Núcleo Regional, o que, por razões diversas, só veio a se concretizar de maneira mais palpável e contínua a partir de 1995, quando passou a funcionar uma Seção Amazonense da Associação Nacional de História (ANPUH-AM).

Desde então, a ANPUH-AM vem exercendo suas atividades respaldada formalmente pela ANPUH-Brasil, trabalhando pela agregação dos diversos profissionais de História atuantes no estado, na pesquisa e no ensino, estimulando a participação nos fóruns nacionais, etc. Como resultado desse amadurecimento, em 2010, uma Assembleia Geral foi convocada com a finalidade de regularizar a nossa entidade. Agora, em 2017, depois de expressivo aumento do quadro de associados, de quatro gestões eleitas com participação crescente dos sócios, de 3 Encontros Estaduais exitosos e depois de vencidas muitas barreiras, anunciamos o registro definitivo da ANPUH-AM, junto com a disposição renovada de combater pelas questões que tocam a História e a profissão de historiador, além, claro, de trabalhar pela concretização do IV Encontro Estadual de História da ANPUH-AM em 2018.

Proposta da atual Diretoria

O aumento da produção do conhecimento histórico no estado do Amazonas expressa de um quadro de afirmação das instituições de ensino superior e dos espaços de profissionalização do historiador. Faz parte desse contexto, tanto em âmbito local como nacional, o alargamento das discussões em torno do papel social e político do historiador e dos debates acerca dos conteúdos e diretrizes que compõem a disciplina de História. Harmonizando-se com esse espírito, a atual Diretoria da ANPUH-AM defende que a entidade consolide-se como um organismo promotor de encontros e trocas entre os profissionais de história atuantes no Amazonas. Isto deve se traduzir como um espaço propício à circulação de ideias e contatos profissionais, ao incremento da pesquisa historiográfica e difusão da prática e da reflexão históricas pelas diversas partes do estado, guardando sintonia com os debates nacional e internacional, mas sem descurar das preocupações locais.



Diretoria 2016-2018

Presidente: Keith Valéria Barbosa (UFAM)Vice-Presidência: Júlio Cláudio da Silva (UEA) Primeiro Secretário: Rachel Meyrelles Lima (Univ. Nilton Lins)Segundo Secretário: Adriana Angelita da Conceição (UFAM/UFSC)Primeiro Tesoureiro: James Roberto Silva (UFAM)Segundo Tesoureiro: Ana Lúcia Vieira (UFAM)

Conselho Fiscal

Presidente: Juarez Clementino da Silva JuniorSecretário: Hideraldo Lima da Costa (UFAM) Relator: Rafael Ale Rocha (UEA)

Antigas Diretorias da ANPUH-AM

DIRETORIA 2002-2004

Presidente: Patrícia Maria Melo SampaioVice-Presidente: Aloysio Nogueira de MeloPrimeiro Secretário: Maria Luiza Ugarte PinheiroSegundo Secretário: Simei Maria de Souza TorresPrimeiro Tesoureiro: Francisco Jorge dos SantosSegundo Tesoureiro: Raimundo Saúde Vega Diniz

Conselho Consultivo

Presidente: Luís Balkar Sá Peixoto PinheiroSecretário: Hideraldo Lima da CostaRelator: Auxiliomar Silva Ugarte.

..............................................................................................

DIRETORIA 2010-2012

Presidente: Hideraldo Lima da CostaVice-Presidente: Tarcisio Serpa NormandoPrimeiro Secretário: Patricia Maria Melo SampaioSegundo Secretário: Cybele Moraes CostaPrimeiro Tesoureiro: James Roberto Silva Segundo Tesoureiro: Tenner Inauhiny de Abreu

Conselho Consultivo

Presidente: Aloysio Nogueira de MeloSecretário: Francisco Jorge dos SantosRelator: Davi Avelino Leal


DIRETORIA 2012-2014

Presidente Hideraldo Lima da CostaVice-Presidente: Tarcísio Serpa NormandoPrimeiro Secretário: Patrícia Maria Melo SampaioSegundo Secretário: Cybele Morais da CostaPrimeiro Tesoureiro: James Roberto SilvaSegundo Tesoureiro: Júlio Santos da Silva

Conselho Fiscal

Presidente: Aloysio Nogueira de MeloSecretário: Francisco Jorge dos SantosRelator: Davi Avelino Leal

..............................................................................................

DIRETORIA 2014-2016

Presidente: Tarcísio Serpa NormandoVice-Presidente: Hélio da Costa Dantas Primeiro Secretário: Ana Lúcia Vieira Segundo Secretário: Francisca Deusa Sena da Costa Primeiro Tesoureiro: João Rozendo Tavares Neto Segundo Tesoureiro: Cristiane da Silveira