Eventos

Educação Democrática: Caminhos e Descaminhos da Educação

Entre os dias 10 a 12 de abril de 2019, no Auditório Rio Solimões da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), realizar-se-á o evento “Educação Democrática: caminhos e descaminhos da Educação”. O evento, organizado pela ANPUH-AM, integra a Ação Educação Democrática, uma parceria da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) com o Movimento Educação Democrática, e que tem o objetivo de refletir sobre os desafios e possibilidades da educação diante da atual conjuntura política brasileira e “debater ideias e ações políticas que possam garantir condições para o exercício do direito à Educação democrática, pública, gratuita e laica em todos os níveis e graus”. O evento tem como público-alvo os professores da Educação Básica, estudantes de graduação dos cursos de Licenciatura e demais profissionais que atuem na área. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do e-mail eventoshistoriaufam@gmail.com. Haverá emissão de certificados.

Sinopse:

Ensinar História não é ensinar patriotadas, falsear a verdade histórica para enganar crianças. A frase é atualíssima nesses dias em que professores sofrem ameaças de censura por defensores de uma (inexistente) escola despolitizada. Mas, ela foi anotada, em 1934, por Arthur Cezar Ferreira Reis em outro capítulo de sua luta em favor de um ensino renovado e pela implementação de aulas sobre História local na escola primária. Infelizmente, após oitenta anos, esses saberes foram expurgados da rede pública, revelando uma face dos embates pelo controle dos currículos a serem ministrados. Este livro, o primeiro publicado sobre a História do ensino de História no Amazonas, demonstra de quais maneiras as disputas pela definição dos conteúdos da disciplina aconteceram nos anos 1930. Para tanto, reconstrói espaços e práticas escolares do período através da análise da legislação produzida pelo Departamento de Instrução Pública e de fontes inéditas como a documentação escolar e a produção intelectual inscrita em impressos pedagógicos, como teses de concurso e a Revista de Educação, desvelando alunos e professores, concepções e métodos que fundamentaram uma história ensinada no e do Amazonas.

O livro pode ser adquirido pela Livraria Paco Editorial ou no dia do evento.

A Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) tem a satisfação de convidar a todas e todos para o 30º Simpósio Nacional de História, que ocorrerá de 15 a 19 de julho de 2019, na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife-PE.

Inscreva-se no site.

Confira: Programação / Prazos / Simpósios Temáticos