Associação Nacional de História

Seção Amazonas

A Associação Nacional de História – Seção Amazonas (ANPUH-AM) tem a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores para o V Encontro Estadual de História, que ocorrerá entre os dias 28 a 31 de julho de 2020, nas dependências da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na cidade de Manaus, Amazonas. A ANPUH-AM é uma das 27 seções estaduais que compõem a Associação Nacional de História, órgão máximo dos profissionais de História no Brasil. O V Encontro Estadual de História tem como tema “Trabalho, Direitos Sociais e Democracia no Brasil e na Amazônia”. O encontro, realizado pela ANPUH-AM, insere-se no quadro maior de atividades científicas nas quais os historiadores do país atualizam o debate sobre as questões centrais da sociedade brasileira, do presente e do passado, e reunirá diversos profissionais e estudantes de História da região Norte e do país inteiro para discutir temas prementes para a atualidade, colocando centralidade na importância da defesa do regime democrática para o desenvolvimento das sociedades modernas.

Acesse o site do Evento: https://www.even3.com.br/vencontroanpuham/

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Fórum dos coordenadores de Pós-Graduação de História

Nos dias 18 e 19 de novembro, a Universidade Federal do Amazonas recebeu a reunião do Fórum dos coordenadores de Pós-Graduação de História. Nesse evento houve a participação de 67 dos 84 participantes previstos, além disso contamos com a presença de Benito Schmidt, secretário-geral da ANPUH-Brasil e

Claudio Batalha, coordenador de área do Curso de História pela CAPES. Dentre os assuntos discutidos e revistos, a Internacionalização, Assimetrias, Qualis Livros, Mestrados Profissionais e Egressos receberam maior atenção dos presentes. A Associação Nacional de História, seção Amazonas agradece a todos os coordenadores pela dedicação e competência que dispuseram ao evento.

Anais completo ANPUH Amazonas 2018.pdf

ANAIS: IV Encontro Estadual de História - Ensino de História no Amazonas, democracia e desigualdades.

O IV Encontro Estadual de História, ocorrido nos dias 22 a 24 de agosto de 2018, nas dependências da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na cidade de Manaus, estado do Amazonas, pretendeu ser um fórum de discussão científica nos quais diversos pesquisadores, docentes e discentes da Amazônia e de diversas regiões do Brasil apresentaram e debateram os resultados parciais e finais de suas pesquisas. Nesse sentido, o encontro organizado pela ANPUH-AM foi um bem sucedido espaço de socialização de pesquisa, tendo “Ensino de História no Amazonas: democracia e desigualdades” como tema. A eleição deste tema norteador colocou o evento em um franco diálogo com os debates desenvolvidos nas outras vinte e seis sessões estaduais e no âmbito da própria direção central da Associação Nacional de História, órgão máximo dos profissionais de História no Brasil. Dado os exitosos resultados do evento, entendemos que os capítulos que compõem esta obra apresentam e colocam os leitores em contato com as diversas possibilidades enfrentar os desafios da pesquisa e do ensino de história no Amazonas em um contexto de permanente luta pela ampliação da democracia e da superação das desigualdades.


Acesse aqui: Anais - IV Encontro Estadual de História: Ensino de História no Amazonas, democracia e desigualdades.

"Eu, tu, nós, em defesa do Ensino, pesquisa e extensão: uma causa pública" - Encontro com o Prof. Fernando Haddad

Dia 23/05/19, no hall do IFCHS/UFAM, a Anpuh-Am junto ao Comitê de Organização, participou do Ato coletivo “Eu, tu, nós, em defesa do Ensino, pesquisa e extensão: uma causa pública” com o Professor Fernando Haddad, em defesa da Educação e Universidade Pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

Na ocasião, os graduandos do Curso de História recepcionaram o professor e a Secretária da ANPUH e Profª. Kívia Mirrana Pereira presenteou o Ex-Ministro com uma cesta de livros com produções acadêmicas dos Professores do Departamento de História da UFAM e do Programa de Pós-graduação de Sociedade e Cultura.

Leia a Carta em Defesa da Educação da Amazônia e liberdades democráticas

Fotos: Christine Andrade /Assessoria: ANPUH/AM

Reunião - Grupos de Trabalho - 29/05

A ANPUH-AM está organizando uma reunião com os pesquisadores e membros dos grupos de trabalho existentes e com os interessados no fortalecimento e criação de novos grupos de trabalho. A reunião que ocorrerá no dia 29 de maio, às 18:30, na sala 14 do bloco Mário Ypiranga. O objetivo é planejar ações que estimulem a pesquisa e a realização de eventos no âmbito dos GTs a partir das experiências bem sucedidas no estado. Participem.

Entre os dias 10 e 12 de abril de 2019, no Auditório Rio Solimões da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), realizar-se-á o evento “Educação Democrática: caminhos e descaminhos da Educação”. O evento, organizado pela ANPUH-AM, integra a Ação Educação Democrática, uma parceria da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) com o Movimento Educação Democrática, e que tem o objetivo de refletir sobre os desafios e possibilidades da educação diante da atual conjuntura política brasileira e “debater ideias e ações políticas que possam garantir condições para o exercício do direito à Educação democrática, pública, gratuita e laica em todos os níveis e graus”. O evento tem como público-alvo os professores da Educação Básica, estudantes de graduação dos cursos de Licenciatura e demais profissionais que atuem na área. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do e-mail eventoshistoriaufam@gmail.com. Haverá emissão de certificados.

  • Dia: Sexta-feira, 15 de março de 2019 de 19:00 a 22:00
  • Local: Palacete Provincial
  • Praça Heliodoro Balbi, s/n - Centro., 69005-130 Manaus.

Saiba mais aqui

A Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) tem a satisfação de convidar a todas e todos para o 30º Simpósio Nacional de História, que ocorrerá de 15 a 19 de julho de 2019, na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife-PE. Saiba mais.

Mais...

Informações para sócios

Revista Canoa do Tempo - Manduarisawa - História Hoje - Brasileira de História

Universidades e Faculdades - Programa de Pós-Graduação - Grupos de Trabalho