Doutor em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Bacharel em História Econômica pela Università degli Studi di Milano e mestre em História Mundial pela Università di Bologna. Investigou infraestrutura e corredores logísticos na América Latina, com foco na Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Seus principais interesses são Estudos Críticos de Logística, pensamento crítico latino-americano, história contemporânea latino-americana, extrativismo e geografia de conflitos territoriais. É membro do grupo de trabalho “Territorios en disputa y r-existencia” do CLACSO e do Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO) da Universidade Federal Fluminense de Niterói, Brasil. Escreveu para diversas resenhas e livros coletivos no México, Brasil, Espanha, Reino Unido e Itália. Atualmente mora em Belo Horizonte, Brasil.
Doutorando pela pós-graduação em Gestão Territorial da Universidade Federal do ABC (PGT-UFABC). Mestre pelo IPPUR-UFRJ com uma pesquisa sobre a produção do espaço metropolitano sob o domínio das finanças. Pesquisa temas relacionados a reestruturação do setor imobiliário e sua articulação com a reestruturação produtiva global. Foi membro do Observatório das Metrópoles no grupo de trabalho Habitação e Cidade. Atualmente integra os grupos de pesquisa Espaço, produção e Política Urbana da FAU-USP (link http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/552361) e parte do grupo Estado, espaço e a constituição da financeirização urbana do LEPUR_UFABC. Em ambos grupos desenvolve pesquisas relacionadas a infraestrutura, financeirização e a metrópole, com foco na economia política, governança e financiamento. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2010), tem experiência profissional em urbanização de assentamentos precários e produção de habitação social na Prefeitura Municipal de São Paulo, na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e na prefeitura de Osasco em São Paulo. Nos últimos anos tem se dedicado as articulações entre planejamento urbano e a ciências de dados, com foco no tratamento, georeferenciamento e visualização de dados.
Atualmente sou discente do curso de doutorado em Sociologia Política na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Mestre em Sociologia Política pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)., e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atuo analisando a relação entre o Desenvolvimento Socioeconômico (Sociologia do Desenvolvimento) e o volume de recursos destinados pelos municípios brasileiros para o financiamento de políticas sociais.
Pesquisador do grupo de pesquisa em Geografia Ambiental e Ecologia Política (GAEP), orientado pelo prof. Marcelo Lopes de Souza. No laboratório, pesquiso sobre Injustiça Ambiental em Volta Redonda-RJ, investigando como a emissão de poluentes atmosféricos afeta, de forma espacialmente diferenciada, a população da cidade, e como a mesma se organiza politicamente em torno da questão. O laboratório vem me alavancando para temas que quero tratar profissionalmente e na pós-graduação, especialmente planejamento urbano e regional. Pesquisador voluntário, desde o dezembro/2022, do grupo de pesquisa Dependência e Desenvolvimento Urbano (DDU), do IPPUR-UFRJ
Mestrando em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e Graduado em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (IPPUR/UFRJ). Pesquisador vinculado ao INCT Observatório das Metrópoles, Núcleo Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). É membro do projeto de pesquisa "Revitalizando a revitalização do centro: Construindo a economia política da nova rodada de reestruturação urbana carioca" e do grupo de pesquisa "Dependência e Políticas nas Cidades", ambos coordenados pelo Prof. Dr. Erick Omena. Foi monitor da disciplina Formação Econômica e Social do Brasil e bolsista de Iniciação Científica FAPERJ. Tem experiências nas áreas de: Neoliberalização da Produção do Espaço, Projetos de Requalificação e Governança Urbana. Seus interesses e linhas de pesquisa incluem: Teoria Urbana, Economia Política, Sociologia Urbana e Teoria do Estado.
A investigação e os escritos do Professor Brett Neilson visam fornecer formas alternativas de conceber a globalização, com particular ênfase nas suas dimensões sociais e culturais. Baseando-se na teoria cultural e social, bem como em estudos empíricos, o seu trabalho obteve meios originais e provocativos para repensar o significado da globalização para uma vasta gama de problemas e dificuldades contemporâneos, incluindo a proliferação de fronteiras, a ascendência dos mercados financeiros, as pressões do envelhecimento da população, a governação das cadeias logísticas e o papel das infraestruturas digitais. Os seus escritos foram traduzidos para dezesseis línguas: italiano, francês, alemão, espanhol, português, sueco, finlandês, grego, húngaro, esloveno, turco, árabe, polaco, chinês, japonês e coreano. Atualmente, ele está trabalhando no ARC Discovery Project, 'Data Centres and the Governance of Labour and Territory'. Anteriormente, ele liderou os projetos ARC Discovery Projects 'Logistics as Global Governance: Infrastructure, Software and Labour along the New Silk Road' e 'Culture in Transition: Creative Labour and Social Mobilities in the Asian Century'.
Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG), mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da UFMG e doutorando em Geografia pela mesma instituição. Faz parte do grupo do CNPq 'Economia popular e solidária e desenvolvimento regional' desde 2016. Integra o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Economia Popular e Solidária (Colmeia Solidária/FACE/UFMG) desde 2016. Também faz parte do grupo do CNPq 'URBANO - Grupo de Pesquisa em Urbanização, Planejamento e Outras Economias' desde 2019. Áreas de interesse: economia popular e solidária, outras economias, teoria decolonial, produção do espaço e teoria urbana.
Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Bolsista 1 C CNPq. Suas atividades de docência, pesquisa e extensão se concentram na área do Planejamento Urbano e Regional. Professor Titular-Livre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ e Professor Titular em Economia Regional e Urbana pela UNICAMP. Possui Doutorado e Livre-Docência pelo Instituto de Economia da Unicamp. Mestrado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG. Pós-doutorado em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Pósdoutorado em Geografia pela Universidade de British Columbia. Coordenador do site www.interpretesdobrasil.org. Página Pessoal: www.carlosbrandao.org
Doutorando em Geografia Humana na Universidade de São Paulo - FFLCH/USP. Desde 2021 faz parte do grupo de pesquisa "CUAL - Comuns Urbanos na América Latina" (CNPq). Atualmente é integrante da equipe de discentes da Global Research Academy - Sustainable Cities, com bolsa da AUCANI/USP, tendo realizado estágio de curta duração no King´s College London (Reino Unido) e na Freie Universitat Berlin (Alemanha). Participou da equipe organizadora do Spatial Methods for Urban Sustainability Conference Brazil 2022 (GCSMUS), com bolsa financiada pelo DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst (GMZ/Alemanha). Bolsista PAE - Sustentabilidade no Programa International Future 17 - Sustainable Development Goals Challenge 2022 da PRPG/USP em parceria com a University of Exeter (Reino Unido). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPPUR/UFRJ e Geógrafo pela Universidade Estadual de Campinas -IG/UNICAMP, ambos com bolsa CNPq. Tem experiência como Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE. Estuda o desenvolvimento de políticas urbanas baseadas em propriedade comum.
Bacharela e licenciada em Geografia e doutora em Geografia Humana (1996) pela Universidade de São Paulo (USP), sob orientação de Milton Santos; Pós-doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP / PP) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com estágio na Université de Paris/LADYSS. Trabalha com pesquisa científica na área de Geografia Humana desde 1985, quando passou a pertencer ao grupo de pesquisa liderado pelo geógrafo Milton Santos (USP), no qual permaneceu por mais de dez anos. Nesse período, desenvolveu uma série de estudos e pesquisas associadas as novas tendências da urbanização brasileira, financiadas pelo CNPq, FAPESP, FINEP, entre outros. Desde 1997 é Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. Em 1999 criou o Laboratório de Estudos Agrários (LEA / UECE), do qual foi coordenadora até agosto de 2015, e o grupo de pesquisa (certificado pelo CNPq) Globalização, Agricultura e Urbanização (GLOBAU), o qual lidera até o presente. É pesquisadora do Núcleo de Estudos da Cidade e da Urbanização/Depto de Arquitetura/UFC desde 2004; da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (RECIME) desde 2006; da Rede de Pesquisadores sobre Regiões Agrícolas (REAGRI) desde 2012 e também vice-líder desde 2015 e pesquisadora da Rede Observatório das Metrópoles, núcleo Fortaleza, desde 2017. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, Agrária, Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio globalizado; reestruturação produtiva da agropecuária; agronegócio e (re)estruturação urbano-regional; relações campo-cidade; corporações do agronegócio; cidades do agronegócio. Entre os indicadores de produção científica, destacam-se artigos publicados em periódicos com política editorial; livros, capítulos e coletâneas organizadas e publicados por editoras com conselho editorial. Foi membro da Comissão de Avaliação da Pós-graduação da área de Geografia da Capes, de 2011 a 2014, e representante da área de Geografia Humana no Comitê de Assessoramento no CNPq, de julho de 2014 a julho de 2020. E-mail: deniseliasgeo@gmail.com.
Professora Adjunta no Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais (NESA/UFF Campos) e do INCT Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ). Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ-2012); Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisa Social pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE-2006) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (CCH/UENF-2004). Linhas de Pesquisa: Desenvolvimento, Ambiente, Políticas Públicas, Conflito e Cidadania; Cidade, Política Urbana e Ambiente. Pesquisa temas envolvendo Estrutura Urbana, Mobilidade Espacial, Dinâmica Populacional e Socioambiental.
Professor adjunto do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Política e Planejamento pela Oxford Brookes University e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. Tem como principais focos de pesquisa os estudos sobre as relações entre Estado e Sociedade Civil, as coalizões de poder dominantes nas metrópoles e as transformações urbanas decorrentes de grandes projetos.
Pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba. Professor Visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Liaoning/China. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da ParaíbaPPGCJ/UFPB. Ex-Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e IdentidadesPPGECI-UFRPE/FUNDAJ (2016-2017). Possui Doutorado (2012) e Mestrado (2008) em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialização em Direito Processual Civil pela mesma Universidade (2002) e Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1998). Tem experiência na área de Direitos reais, direito agrário, direito ambiental e direito econômico. De forma primária, atua na área de direito e energia. De forma secundária, atua nas áreas de direito ambiental e agrário, direitos reais e direito à cidade, método e metodologia no direito, retórica jurídica, teoria geral do processo, teoria e filosofia do direito e história do direito e direitos humanos. Ex-professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010-2017). Ex-professor de direito da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009-2010). Representante titular da Universidade Federal da Paraíba no Conselho Municipal de Meio Ambiente do Município de Santa Rita (2021 aos dias atuais). Editor-Gerente da Revista Prim@ Facie (2017- 2018), Editor-adjunto da Revista Prim@ Facie (2018 aos dias atuais). Coordenador do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Dom Quixote/CNPq/UFPB. Pesquisador colaborador do Observatório das Metrópoles-Núcleo Paraíba. Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Retórica (2010). Presidente e membro da Comissão Permanente de Acompanhamento de Acumulação de Cargos da UFRPE (2013-2017). Representante titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no Conselho Municipal do Meio Ambiente da Cidade de Recife-COMAM (2013).
Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2010). É professor adjunto 4 do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da Universidade Federal de São Carlos e membro do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGGEO) da UFSCar. Atualmente faz pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Política e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, urbanização, movimentos socais, políticas públicas e escola pública.
Doutorando em Sociologia Política (PPGSP/UENF), com graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (2016) e mestrado em Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas pela Universidade Federal Fuminense-PUCG (2018).
Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) do Campus Baixada Santista no eixo Trabalho em Saúde. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2010) , mestrado (2015) e doutorado em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2019). Atuando principalmente nos seguintes temas: processo de trabalho, regime de trabalho, gestão do trabalho, força de trabalho e relação fundo público e serviços privados.. Desenvolve atividades acadêmicas nos campos: Trabalho e Recursos Humanos em Saúde; Saúde Coletiva/Saúde Pública; Teoria Social em Saúde; Política Pública; Metodologia e Métodos de Pesquisa; Gestão em Saúde e Economia de Saúde
Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Política Urbana.
Está cursando o 5 º período do curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como bolsista PROAFEX na modalidade Extensão Acadêmica, no projeto Rodas de Diálogo, sob orientação da Professora Deborah Werner (IPPUR/UFRJ). Atualmente trabalha como estagiária na Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG/TCE-RJ), no setor de Coordenadoria Acadêmica.
Doutora em Economia Política Internacional pelo Programa de Economia Política Internacional da UFRJ, Mestre em Economia pela PUC-SP, graduada em Relações Internacionais e Economia pela FACAMP. Atualmente é pesquisadora assistente do Laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-Hegemonia (LEHC) da UFRJ e também pesquisadora no INCT Observatório das Metrópoles. Atuou como professora substituta no curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da UFRJ nas disciplinas de Instituições Jurídicas e Econômicas Internacionais, Estudos em Gestão Pública: Instituições Internacionais, Economia Cooperativa e Terceiro Setor e Estado no Brasil. Principais objetos de pesquisa: Sistema Mundo Moderno Capitalista, enfatizando a dimensão teórico-histórica, as transições de hegemonia, os ciclos econômicos longos (Ciclos de Kondratieff) e a hegemonia americana.
Jefferson Baffica Junior é linguista e tradutor autodidata, professor de Inglês, Espanhol e Português.
Possui graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS, 1978), mestrado em Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR, 1990), especialização em Planejamento do Desenvolvimento Regional, Universidade de Ciências Humanas e Tecnologia, Lille1, França (PROGRAMA ERASMUS, da UE, 2000), doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR, 2003), pós-doutorado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, na UFRRJ, em 2012. Membro do Comitê de Avaliação Trienal da CAPES na área PLUR-D, do triênio 2011-2013 . Professor Associado, nível 3, aposentado em maio de 2014, da Universidade Federal Fluminense e Professor Permanente do Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas, da UFF. Foi Sub-Chefe e Coord. de Extensão do Depto. de Serviço Social de Campos; Diretor da Unidade da UFF/Campos (Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional), 2003 a 2008; em 2008, Assessor do Reitor para Implantação do Polo Universitário de Campos dos Goytacazes; de 2009 a 2012, Diretor do PUCG/UFF-Polo Universitário de Campos, de 2008 a 2012 exerceu função gerencial/fiscalizadora e coord. da implantação do Projeto de Expansão/REUNI. Tem trabalho, assessoria, consultoria, pesquisa e publicações na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Desenvolvimento Regional, principalmente: desenvolvimento regional e local, planejamento do desenvolvimento, impactos regionais dos grandes investimentos, regionalismo, estudos sobre o norte fluminense e sobre o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.
Professora Adjunta do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EAUFMG). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelas Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (1990); Especialização em Temas Filosóficos (2001) pela Faculdade de Filosofia Ciências Humanas da UFMG (FAFICHUFMG) e Especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica (2005) pela EAUFMG. É Mestra em Arquitetura e Urbanismo (2009) e Doutora em Arquitetura e Urbanismo (2017), ambos pelo Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da EAUFMG. Realizou estágio doutoral com período sanduíche junto ao Grupo Gestual (2015) da Universidade de Lisboa (Portugal) com Bolsa Capes - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. É Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Urbanos e Metropolitanos (LAB-URB/EA/UFMG/CNPQ) e pesquisadora do Núcleo RMBH do Observatório das Metrópoles (INCT/MCTI/CNPq). Possui experiência na área de Planejamento Urbano e Metropolitano e atua nos temas: teoria urbana, políticas urbanas, associativismos, práticas sociais compartilhadas e territórios minerários.
É formada em Economia pela FEA-USP e em Comunicação Social pela ECA-USP. Possui Doutorado em Teoria Econômica pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo - IPE/USP (1992). É livredocente junto ao Departamento de Economia da FEA-USP (2004). É professora do Departamento de Economia e da Pós-graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP desde 1988 e professora titular na mesma unidade desde 2007. É pesquisadora do CNPq (bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1D) e publica regularmente em periódicos nacionais e internacionais da área de economia e demais áreas das Ciências Humanas. Trabalha principalmente com Economia Política e Marxismo, Metodologia da Economia, História das Idéias Econômicas, Economia Brasileira e Contabilidade Social. Escreveu o capítulo sobre Dinheiro do The Oxford Handbook of Karl Marx, publicado em 2019. De 2004 a 2008 foi presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP). De janeiro de 2013 a março de 2015 foi secretária municipal de planejamento, orçamento e gestão da Prefeitura de São Paulo. Em 2020 foi contemplada com o prêmio "Personalidade Econômica do ano" promovido pelo Conselho Federal de Economia.
Possui doutorado (2002) e mestrado (1996) em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o corpo de docentes do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na linha de pesquisa Sociedade, Participação Social e Políticas Públicas. Pesquisador e membro do Comitê Gestor do INCT/CNPq Observatório das Metrópoles. Vice-Diretor do CEGOV (Centro de Estudos Internacionais sobre Governo), da UFRGS. Coordenador do GT Democracia Participativa, Sociedade Civil e Território do mesmo Centro. Membro da Coordenação Executiva da Rede Brasileira de Orçamento Participativo (RBOP). Tem experiência de pesquisa e extensão em sociológica política e urbana, com ênfase nos temas da participação social, orçamento participativo, instituições participativas, sociedade civil, associativismo e ação coletiva, cultura política e questões urbanas. Leciona teorias democráticas e participação social; sociedade civil e cultura política; participação social e políticas públicas; políticas urbanas.
Graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas ? RJ, mestrado em Développement Economique et Social - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professor-Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional- IPPUR/UFRJ. Pesquisador-Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Integrante do Comitê Científico da Rede Latinoamericana de Teoria Urbana ? RELATUR. Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT ?AS METRÓPOLES E O DIREITO À CIDADE: conhecimento, inovação e ação para o desenvolvimento urbano?, realizado pela pesquisa em rede ?Observatório das Metrópoles? envolvendo 381 pesquisares em diversos programas de pós-graduação em diversas áreas disciplinares, organizados Núcleos Regionais em 16 metrópoles brasileiras. Editor das revistas Cadernos Metrópoles e e-metropolis (www.observatoriodasmestropoles.net.br). Atualmente realiza pesquisas sobre as metrópoles, o direito à cidade no capitalismo contemporâneo: a financeirização e o rentismo .
Professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro do Comitê Gestor nacional do INCT Observatório das Metrópoles e Coordenador do Núcleo Rio de Janeiro. Economista pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador produtividade do CNPq - nível 2 e Pesquisador do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ
Aluna do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estagiária na Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher na área de Planejamento e Monitoramento de Projetos.Bolsa de Iniciação Científica pela SIS FAPERJ. Pesquisa a respeito da revitalização do centro do Rio e as operações interligadas dentro do projeto Reviver Centro.
Graduado em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro e Professor Substituto do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor do Departamento de Geografia do Colégio Pedro II, atuando na educação básica e superior, e pesquisador do INCT Observatório das Metrópoles
Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor EBTT do Colégio Pedro II, atuando no Ensino Básico e no curso de Licenciatura em Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana. Tem interesse em Geografia dos esportes e nos últimos anos tem se debruçado sobre Geografia do Trabalho e Ensino em Geografia sob uma perspectiva crítica e anti-colonial.
Mestre em Planejamento Urbano e Regional (2014) pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) como bolsista do CNPq. Graduado em Sociologia (2021) pela Universidade de Taubaté (Unitau) e em Relações Internacionais (2009) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Tem experiência nas áreas de Sociologia, Relações Internacionais, em docência, pesquisa, como analista de dados e em assessoria técnica às organizações da sociedade civil. Atua principalmente com os seguintes temas: acumulação capitalista, trabalho, dinâmicas socioespaciais e direitos de cidadania. Assessor Técnico da Cáritas Diocesana de Itabira. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Metrópole, Estado e Capital - INCT Observatório das Metrópoles.
Doutor em Ciências Sociais - área de concentração: 'Cidades: Cultura, Trabalho e Políticas Públicas' - pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas (bolsista CAPES); mestre pelo mesmo programa; e graduado em Serviço Social. Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da UFMG. É pesquisador associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Observatório das Metrópoles - Núcleo RMBH. Pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos e Metropolitanos da Escola de Arquitetura - UFMG. Foi professor substituto do Departamento de Serviço Social da UFOP. No Instituto Metodista Izabela Hendrix foi coordenador da Extensão Universitária/Pró-reitoria acadêmica (2013-2019) e professor dos cursos de Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Direito, etc. (2011-2019). Foi membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano do CRESS - MG/6 Região. Foi professor pesquisador ad-hoc do Programa de Educação para a Diversidade, bolsista CAPES, professor do curso de especialização Gestão de Políticas Públicas (2011- 2014), oferecido pela UFOP. Foi, também, Coordenador Executivo da organização não-governamental Ação Urbana (2006-2009). Possui experiência nas áreas de Sociologia Urbana, Ciência Política, Política Social e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do Estado, crítica do Estado capitalista, desenvolvimento urbano, territórios minerados, associativismo e participação popular.
Professora associada na Escola de Arquitetura da UFMG (desde 2012) . Integra o corpo docente do NPGAU (Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo) - UFMG, como professora permanente, orientando nos cursos de mestrado e doutorado. É bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 no CNPq. Coordenadora do grupo de pesquisa Cosmópolis (UFMG/CNPq), sediado na Escola de Arquitetura da UFMG. Coordena, na UFMG, a equipe de pesquisa da Cronologia do Pensamento Urbanístico. Atua como pesquisadora no Observatório das Metrópoles. Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), com estágio doutoral na McGill University, Montreal, CA (2005). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria da Arquitetura , História e Teoria da Cidade, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da arquitetura, teoria urbana, planejamento urbano e história urbana, estética e teoria crítica urbana. Sua atividade docente está orientada para as disciplinas de teoria e história da arquitetura e do urbanismo, com ênfase na relação entre arquitetura e filosofia, tanto estética como política, em especial naquela construída por Walter Benjamin, Guy Debord e Henri Lefevbre, no campo filosófico e por Manfredo Tafuri, no campo arquitetural. Autora do livro Urbano-Constelação (2022). Vice-diretora da Escola de Arquitetura UFMG. (2016-2024).
Sandro Mezzadra ensina teoria política na Universidade de Bolonha e é membro adjunto do Instituto de Cultura e Sociedade da Western Sydney University. Foi professor visitante e pesquisador em diversos lugares. O seu trabalho recente centrou-se nas relações entre globalização, migração e capitalismo, no capitalismo contemporâneo, bem como na crítica pós-colonial. Participa nos debates ‘pós-operistas’ sendo um dos fundadores do site www.euronomade.info. Entre seus livros: Diritto di fuga. Migrazioni, cittadinanza, globalizzazione (2006), La condizione postcoloniale. Storia e politica nel presente globale (2008), Nei cantieri marxiani. Il soggetto e la sua produzione (2014; edição em Inglês In the Marxian Workshops, 2018) e Un mondo da guadagnare. Per una teoria politica del presente (2020). Com Brett Neilson ele é o autor de Border as Method, or, the Multiplication of Labor (Duke University Press, 2013) e de The Politics of Operations. Excavating Contemporary Capitalism (Duke University Press, 2019).
Stavros Stavrides, arquiteto e ativista, é professor na Escola de Arquitetura da Universidade Técnica Nacional de Atenas, Grécia, onde ministra cursos de pós-graduação em projeto de habitação (incluindo projeto de habitação social), bem como um curso de pós-graduação sobre o significado de experiência metropolitana. Publicou numerosos artigos sobre teoria espacial e lutas urbanas. Seus livros: The Symbolic Relation to Space (Atenas, 1990), Advertising and the Meaning of Space (Atenas, 1996), The Texture of Things (com E. Kotsou, Atenas, 1996), From the City-as-Screen to the City-as-Stage (Atenas, Prêmio Nacional do Livro 2002), Suspended Spaces of Alterity (Atenas, 2010) e Towards the City of Thresholds (em inglês, 2010, em espanhol, 2016 e em turco 2016). Atualmente, sua pesquisa está focada em formas de práticas espaciais emancipadoras e do comum urbano, caracteristicamente desenvolvidas em seus últimos livros Common Space: The City as Commons, (2016 em inglês, em grego 2018, em turco 2018 e em português, no prelo), e Common Spaces of Urban Emancipation (a ser publicado em inglês). Ele lecionou em universidades europeias e latino-americanas sobre lutas urbanas e práticas do comum urbano.
Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981), fez mestrado em Serviço Social (1992) e doutorado em Serviço Social (1998), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora universitária desde 1988, e faz parte do corpo docente do curso de Serviço Social, da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, como professora adjunta, desde 2011. Compõe o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais, da Universidade Federal de São Paulo. Em 2012, foi indicada pelos pares Coordenadora de Estágio do curso de Serviço Social, espaço para o qual foi reconduzida em 2014, finalizando a gestão em 2016. Em 2014, assumiu a vice chefia do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva e também a coordenação da Comissão de Estágios do campus Baixada Santista, por dois anos. Em 2016, assumiu a vice coordenação do curso de Serviço Social, cuja gestão foi finalizada em 2018. Novamente, em 2021, assumiu a vice coordenação do curso de Serviço Social, finalizada em 2023. Representa o Instituto Saúde e Sociedade, junto com um grupo de professores, na Comissão de Relações Internacionais da Secretaria de Relações Internacionais da UNIFESP. É vice lider do Grupo de Estudos e Pesquisas Metropolitanas em Políticas Sociais e Serviço Social (GEP MEPSS). É coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo Baixada Santista. Participa como pesquisadora colaboradora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais (NEMOS), é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Profissão (NETRAB), ambos do Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Estado, Classes trabalhadoras e Serviço Social no Brasil - NECLATSS/CEOI/UERJ.Finalizou, em 2010, pesquisa iniciada em 2008 e coordenada por professora pesquisadora do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, na área urbano-ambiental, pesquisa aprovada na FAPESP. Finalizou em 2017, um projeto de pesquisa, aprovado com apoio financeiro no CNPq em 2014, denominado Na rota do capital: moradia e trabalho em área portuária da Região Metropolitana da Baixada Santista. Junto com os pesquisadores do GEP MEPSS, participa da pesquisa Desenvolvimentos e desigualdades: das palafitas ao complexo portuário de Santos, aprovada em 2021, com apoio do CNPq. Na área de representação política e acadêmica da categoria, terminou, em 2020, sua participação como conselheira do Conselho Federal de Serviço Social - CFESS, gestão iniciada em 2014 e com recondução em 2017. É Vice Presidente para a América Latina e Caribe, da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS), gestão 2020-2024.
Professor do departamento de urbanismo da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou residência pós-doutoral vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMG (2019-2020), é doutor em Geografia pela UFMG (2019), mestre em Geografia - Tratamento da Informação Espacial pela PUC-Minas (2014) e possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela PUC-Minas (2012). Coordenador regional do núcleo RMBH do Observatório das Metrópoles (INCT/CNPq), líder do grupo de pesquisa CRITICAR (crise, trabalho, capital e revolta) e pesquisador do grupo Cosmópolis. Pesquisador afiliado ao Instituto Alameda. Thiago Canettieri é autor do livro A condição periférica (Consequência, 2020). Atualmente leciona e escreve sobre a relação entre urbanização, periferização e crise do moderno sistema produtor de mercadorias. Tem experiência na área de Estudos Urbanos, Teoria Crítica e Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Crítica da Economia Política; Produção do Espaço Urbano; Periferias; Crise do capital; Neoliberalismo.
Nasceu em 1976, em Chivilcoy, na Argentina. É doutora em ciências sociais, professora da Universidade de Buenos Aires (UBA) e da Universidade de San Martín (Unsam) e pesquisadora do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). É autora de Controversia: una lengua del exilio (Biblioteca Nacional, 2012) e de inúmeros artigos acadêmicos sobre economia popular, economia feminista e teoria política, publicados em diversos idiomas. Tem colaborado com as experiências de pesquisa militante do Coletivo Situaciones, além de fazer parte do Coletivo Ni Una Menos, que luta contra o feminicídio na América Latina. Pela Editora Elefante, lançou A razão neoliberal: economias barrocas e pragmática popular (2018) e A potência feminista (2020) .