André Alves Pontes

pesquisador, professor, tradutor roteirista e game designer

SOBRE MIM

Meu nome é André Alves Pontes, tenho 32 anos e possuo graduação em Letras (Português-Inglês) na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde sou atualmente mestrando em Literatura Comparada - Comparatismo e Diálogos Interculturais. Trabalho profissional e academicamente com tradução, legendagem, ensino e videogame, sobretudo nas áreas de roteiro e game design.

Profissionalmente, tendo trabalhado na Bravo Studios, tenho experiência com tradução, revisão e legendagem desde 2014, atualmente trabalhando de forma autônoma como MEI (Microempreendedor Individual).

Academicamente, já fui bolsista do PACC (Programa Avançado de Cultura Contemporânea) e atualmente sou pesquisador e divulgador científico no projeto de pesquisa e extensão Grupo de Estudos Interdisciplinares: Linguagens, Mídia e Cultura Pop, ligado à Faculdade de Letras, do qual faço parte desde sua formação em 2017, sob a orientação da profa. dra. Luciana dos Santos Salles. Pesquiso e leciono principalmente sobre a linguagem do videogame. No mestrado, continuo pesquisando a linguagem do videogame e suas semelhanças e diferenças com relação às artes da literatura e do cinema.

Além disso, em 2019, entrei como roteirista e game designer na GDP - organização de desenvolvedores de jogos da UFRJ, ligada originalmente ao Departamento de Ciência da Computação. A partir de 2021, passei a dar aulas sobre a linguagem do videogame na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), junto do programador e game designer Igor Santos Carneiro da GDP, bem como na própria UFRJ num mini-curso oferecido pelo meu projeto de extensão. Em 2021, também fui professor de roteiro e game design na oficina de desenvolvimento de jogos da Oi Kabum! LAB - Laboratórios de Cultura Digital. Também em 2021, passei a fazer parte da Gestão de Projetos da GDP, supervisionando a produção de jogos pelos membros da organização. 

Atualmente, além de atuar nas áreas de pesquisa, ensino, tradução e legendagem, trabalho como roteirista e game designer em diferentes projetos ainda em desenvolvimento, incluindo meu próprio jogo de plataforma 2D e ficção-científica até agora intitulado Legboy.