Nosso Padroeiro - São Lucas
“Lucas, um sírio de Antioquia, médico de profissão, discípulo dos apóstolos, mais tarde seguiu Paulo até seu martírio. Serviu sem restrições o Senhor, nunca se casou, nem teve filhos. Morreu em Beócia, repleto do Espírito Santo.” (prólogo antimarcionita do Ev. De Lucas – século II).
A figura de São Lucas nos é apresentada em três notas das Cartas de São Paulo. Estas notas descrevem Lucas como um companheiro fiel de Paulo e nos revelam sua profissão: médico. Através do seu evangelho percebemos, ainda, a sensibilidade de Lucas que nos mostrou, como nenhum outro evangelista, a fisionomia humana de Cristo e sua atenção pelos menos favorecidos: órfãos, viúvas, prostitutas, desprezados, pecadores ...
Em seu evangelho encontramos ainda uma riqueza de detalhes sobre a anunciação e a natividade, que nos levam a acreditar que ele tenha conhecido pessoalmente Maria Santíssima. No prólogo de seu evangelho ele mesmo nos revela que fez uma acurada investigação antes de escrevê-lo.
Sua imagem é representada com um touro em seus pés, pois no livro de Ezequiel 1, 10-11 e em Apocalipse 4,2-7 temos a descrição de quatro seres animados, movidos pelo Espírito do Senhor, que estão sempre junto ao trono do Altíssimo. Segundo alguns exegetas, os quatro seres animados representam toda a Criação nos seus expoentes máximos. Lucas começa e termina o seu evangelho no Templo, onde eram imolados os TOUROS dos sacrifícios, substituídos por Jesus, o único e eterno sacrifício, daí a figura do TOURO. Santo Irineu apropriou essas figuras aos quatro Evangelistas, criando assim um simbolismo tradicionalmente aceito.
2021
18 de outubro - Festa de São Lucas e Dia do Médico
Desde o ano de 2014 os médicos da Arquidiocese se reúnem para celebrar seu padroeiro no Santuário de São Judas Tadeu no Cosme Velho quando renovam as Promessas do Médico Católicos. O Santuário de Judas Tadeu tem São Lucas como seu co-padroeiro São Lucas. A igreja atual foi construída em um terreno adquirido do Sindicato dos Médicos do Brasil. Neste terreno existia um asilo conhecido como "Casa do Médico" e uma capela dedicada à São Lucas e Nossa Senhora da Sabedoria. Após a demolição da capela as imagens originais foram entronizadas na nova Igreja onde são veneradas até hoje.
São Lucas e o Cosme Velho
Por Pedro Pimenta de Mello SpinetiQuem já entrou no Santuário de São Judas Tadeu no Cosme Velho, no Rio de Janeiro, pode perceber a esquerda da imagem do padroeiro principal uma bela imagem de São Lucas com a inscrição: "SÃO LUCAS EVANGELISTA, PADROEIRO DOS MÉDICOS, 2º TITULAR DO COSME VELHO". O que poucos sabem é que aquela imagem já se encontrava naquele mesmo endereço pelo menos doze anos antes da fundação da Paróquia de São Judas Tadeu. Sua história tem íntima relação com os médicos do Rio de Janeiro.
Tudo começou em 25 de novembro de 1927, com a fundação do Syndicato Médico Brasileiro, atual Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed-Rio). Este sindicato tinha entre seus objetivos fundar a "Casa do Médico" que seria um local de acolhida de médicos pobres, velhos ou inválidos e poderia ainda servir como local de férias, repouso e convalescença de membros do sindicato.
Dr. Luiz Felicio dos Santos Torres, médico sanitarista, formado pela Universidade de Louvain, Bélgica, foi um dos grandes entusiastas deste projeto, sendo nomeado para primeira Comissão Diretora responsável pela criação e implantação da "Casa do Médico". Além de membro fundador do Syndicato Médico Brasileiro, o Dr. Felicio Torres também foi membro fundador da Sociedade Médica de São Lucas do Rio de Janeiro em 18 de outubro de 1923. Seu avó, o Dr. Antonio Felicio dos Santos, fora um dos fundadores da Sociedade Médica de São Rafael e São Lucas (1904-1906) e foi nomeado presidente de honra da Sociedade Médica de São Lucas no biênio de 1923/1924.
Infelizmente, o Dr. Felicio Torres faleceu prematuramente em 11 setembro de 1928, solteiro, sem deixar filhos. Após sua morte, sua mãe, a Sra Maria Felicio dos Santos, decide doar para o sindicato um terreno que fazia parte do espólio do filho, para concretizar o seu sonho de ver instalada a "Casa do Médico". O terreno estava localizado na Rua Cosme Velho, número 136 e tinha 45x100m.
A doação foi concretizada em 15 de janeiro de 1930. A Sr. Maria Felicio dos Santos fez constar no termo de doação do terreno o compromisso do sindicato em edificar, junto a "Casa do Médico", uma capela e fez uma doação generosa em espécie para construção da mesma. O projeto da capela foi elaborado no mesmo ano pelo engenheiro Ranulpho dos Santos Neves com uma planta de 10x7m. Em 1931, a patrona fez ainda a doação de uma imagem de São Lucas e outra de Sede Sapientiae (Nossa Senhora Sede da Sabedoria), importadas da Europa.
A pedra fundamental da construção da Casa do Médico foi colocada em 21 de maio 1933 em cerimônia marcada pela presença de inúmeras autoridades civis e representantes das sociedades médicas. Na mesma cerimônia Dom Joaquim Mamede, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, abençoou o local onde seria erigida a capela. Foram paraninfos da cerimônia a Sra. Maria Felicio dos Santos, doadora do terreno e o Prof. Henrique Tanner, presidente da Sociedade Médica de São Lucas.
A Sociedade Médica São Lucas e a Sociedade de Medicina e Cirurgia se uniram ao Syndicato Médico Brasileiro nas campanhas de arrecadação de materiais e donativos para construção da capela. Foram doados ainda vasos sagrados, alfaias e paramentos para celebração, além de um Harmonium e Pia para sacristia.
Em 22 de outubro do mesmo ano Dom Joaquim Mamede retornaria ao local para dar a benção à Capela da "Casa do Médico" que foi dedicada a Sede Sapientiae e São Lucas. No mesmo dia foi celebrada a primeira missa no local. Na véspera de Natal de 1933, tiveram início as missas dominicais na capela, sempre as 10:00 h, abertas ao público.
As obras só seriam concluídas seis anos após, sob supervisão do arquiteto Dr. Freitas Pereira. Pe Goés de Campos foi o capelão durante todo o período de construção. A missa de ação de graças pela conclusão das obras foi celebrada por Dom Mamede em 22 de outubro de 1939.
A Capela da "Casa do Médico" se tornaria, nos anos seguintes, local de reunião dos médicos para celebração de datas comemorativas como aniversários de formatura e festas do sindicato.
Em 1 de janeiro de 1945, o Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara fundou 25 novas paróquias na Arquidiocese do Rio de Janeiro para celebrar o seu jubileu de prata sacerdotal. Entre estas estava a Paróquia de São Judas Tadeu, no Cosme Velho. Pe Góes foi nomeado seu vigário. A nova paróquia não tinha sede e as celebrações passaram a ser realizadas na Capela da "Casa do Médico".
Com o tempo, a comunidade paroquial angariou fundos e comprou o terreno onde se encontrava a capela para a construção do novo templo dedicado a São Judas Tadeu. A "Casa do Médico" foi transferida pelo sindicato para um novo endereço na Rua Joaquim Meyer, 882 no Lins de Vasconcellos, em 29 de novembro 1947. A nova casa foi batizada como "Solar Luiz Felicio Torres". A Capela de Sede Sapientiae e São Lucas permaneceu no Cosme Velho e conviveu lado a lado com o novo templo em construção por alguns anos, até sua demolição para construção do prédio pastoral.
As imagens históricas de São Lucas e Nossa Senhora da Sabedoria, que se encontravam na capela, foram transladadas para o interior do novo templo e São Lucas foi elevado a categoria de 2º Titular do Cosme Velho. Em 2014, os médicos da Associação de Médicos Católicos da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, redescobriram a história da antiga imagem guardada na Paróquia de São Judas Tadeu no Cosme Velho, e elegeram, o agora Santuário, como local para celebrar a memória de seu excelso padroeiro.
Trezena de São Lucas
Na trezena de São Lucas medita-se a cada dia um dos 13 compromissos dos médicos católicos como preparação para renovação da Promessa do Médico Católico na Festa de São Lucas.
1ª Promessa do Médico Católico
Manter continuadamente o aperfeiçoamento das minhas capacidades profissionais de modo a que possa dar aos doentes que em mim confiam os melhores cuidados de que eu seja capaz. O médico, chamado a ser promotor da vida, precisa capacitar-se continuamente, não só pela necessidade dentro do exercício da profissão, como também, tendo em vista o bem-estar do próximo e o cumprimento da missão que Deus lhe confiou. Deus Pai, que pela intercessão de São Lucas, o bom médico, busquemos nosso aprimoramento técnico a fim de garantir aos nossos irmãos vida plena e saudável. Que nossa vivência cristã ilumine e inspire nosso saber e nossa pesquisa em prol do bem-estar da Humanidade. Livrai-nos da preguiça e do egoísmo que nos fechem em nós mesmos e nos impeçam de bem servir a Jesus Sofredor no próximo. Oração da Trezena Ó São Lucas, glorioso apóstolo e evangelista, eu vos saúdo pelo Coração de Jesus. Alcançai-me a graça de seguir com fidelidade a Jesus, pelo seu caminho, com a sua verdade em favor da vida. Ó meu bom São Lucas, médico, que com vossas santas mãos, invocando o nome de Deus, curastes tantos enfermos de tão graves enfermidades, rogai ao bom Jesus que nos livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus. E para Sua maior glória por toda a eternidade. Amém! Ó Deus, que escolhestes São Lucas para revelar, em suas palavras e escritos, o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome perseverar num só coração e numa só alma, e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém São Lucas Evangelista, rogai por nós. Amém. Ao fim de cada dia da trezena: Oração do Médico Senhor, Eu te agradeço porque me entregaste a missão de exercer a medicina, restituir a alegria de viver às pessoas que me são confiadas a qualquer hora, momento e lugar. Ofereço-te a minha vocação de servir a sociedade como instrumento de tua providência. Grandes são os avanços da ciência, mas também são inúmeros os desafios à limitação humana que exige de mim seriedade, equilíbrio, sabedoria e fidelidade ao juramento que fiz.
Oração da Trezena
Ó Deus da vida! Ilumina-me e faça de mim um mensageiro de misericórdia e esperança. Que no final de cada jornada eu possa celebrar o renascer da vida, fruto do trabalho e entregar-te às situações da minha limitação quando não tiver êxito. Senhor, que vieste trazer vida e vida em abundância, tornai-me um instrumento de Tua misericórdia. Amém!
2ª Promessa do Médico Católico
Respeitar os doentes como pessoas humanas colocando os seus interesses acima de quaisquer considerações econômicas ou políticas, e tratá-los sem quaisquer preconceitos derivados da religião, do sexo, da idade, da raça, de grupos étnicos e de circunstâncias socioeconômicas. Recordando as palavras do Papa Francisco aos médicos: “Não existe uma vida humana mais sagrada do que outra, assim como não existe uma vida humana qualitativamente mais significativa de outra”. A defesa da dignidade inviolável de cada ser humano é o que nos dará a identidade como médicos católicos. Senhor, que o compromisso com a vida, ameaçada em tantos aspectos, seja a razão de nossas atitudes. Inspirai em nós, gestos significativos que nos levem a oferecer assistência a todos sem distinção. Livrai-nos do perigo de perdermos a nossa identidade como servos da vida.
Oração da Trezena
3ª Promessa do Médico Católico
Defender e proteger a vida humana desde a concepção até à morte natural, aceitando que a vida humana transmitida pelos pais é uma criação de Deus e tem um destino eterno que a Ele pertence. Se perdermos o sentido do valor incondicional da pessoa humana, perderemos igualmente a capacidade de amar, e desta forma, de servir. Alguém que não é capaz de servir àqueles mais frágeis, perdeu o sentido de humanidade. Senhor, que a exemplo da Igreja, também nós nos coloquemos no seguimento de Jesus Cristo, que veio para que tenhamos vida, e vida em abundância (cf. Jo 10,10), declarando, através de nosso serviço, o nosso testemunho em favor da vida humana.
Oração da Trezena
4ª Promessa do Médico Católico
Recusar em todas as circunstâncias tornar-me um instrumento da utilização opressiva ou violenta da Medicina. Reflexão de São João Paulo II: “Infelizmente, como em muitas outras atividades humanas, também na medicina o progresso científico, se por um lado representa um instrumento formidável para melhorar as condições de vida e de bem-estar, por outro pode ser também submetido à vontade de subjugar e dominar. A pesquisa científica, estando por sua própria natureza orientada para o bem do homem, corre o risco de perder a sua vocação originária. Nenhum tipo de pesquisa pode ignorar a intangibilidade de cada ser humano”. Senhor Deus, que ao fazermos uso da arte médica, sejamos inflamados de compaixão e desejo de servir a Ti naquele que sofre. Livrai-nos da arrogância, da prepotência e do orgulho. Dai-nos a graça de ter um coração manso, humilde e compassivo como o Vosso.
Oração da Trezena
5ª Promessa do Médico Católico
Contribuir para a saúde pública colaborando nas políticas sanitárias que promovam a vida e respeitem a natureza e a dignidade da pessoa humana. Relembremos um trecho do discurso do Papa Francisco aos médicos católicos: “... como nos recorda Encíclica Caritas in veritate, ‘a abertura à vida está no centro do verdadeiro desenvolvimento’. Não há verdadeiro desenvolvimento sem esta abertura à vida.” Ó São Lucas, bom médico, roga por nós, para que o maior objetivo do nosso agir médico seja sempre a defesa da vida. Senhor Jesus, que a nossa resposta a esta “cultura do descartável”, sobretudo aos mais fragilizados e marginalizados, seja um “sim” sem hesitação à promoção da vida. Que encontremos no cumprimento de nossa profissão, ocasiões para edificação de um mundo que respeite a dignidade do ser humano.
Oração da Trezena
6ª Promessa do Médico Católico
Cooperar com a aplicação das leis exceto nas situações em que, pelo meu dever de objeção de consciência, a lei civil não respeite os direitos humanos especialmente o direito à vida. Em um de seus discursos aos médicos, São João Paulo II fez a seguinte exortação: “Médicos católicos, estais chamados, como crentes, a testemunhar Cristo através das obras de caridade fraterna e do compromisso pela promoção da paz e da justiça, contribuindo realmente para eliminar os motivos de sofrimento que humilham e entristecem o homem”. Ó São Lucas, rogai por nós para que sejamos capazes de colocar nossos conhecimentos a serviço do próximo, da vida humana. Dai-nos, ó Bom Jesus, pelo poder do teu Santo Espírito, a ousadia, a sabedoria e a fortaleza para denunciarmos quaisquer situações que ameacem os direitos dos irmãos fragilizados pelas enfermidades.
Oração da Trezena
7ª Promessa do Médico Católico
Prestar os meus cuidados a qualquer pessoa independentemente das suas crenças religiosas. “A medicina deve esforçar-se por ser interlocutora de cada ser humano enfermo, sem ceder a discriminações, mas indo ao encontro das necessidades de todas as pessoas”. (São João Paulo II) “Na colhida generosa e amorosa de toda vida humana, sobretudo daquela fraca e doente, o cristão exprime um aspecto importante do próprio testemunho evangélico, sob o exemplo de Cristo, que inclinou-se sobre os sofrimentos materiais e espirituais do homem para curá-lo”. (Papa Emérito Bento XVI) Senhor Jesus, que eu saiba solidarizar-me com as angustias e tristezas de todos, principalmente dos que mais sofrem. Que o Espírito Santo me impulsione a proteger as vidas humanas, a ser defensor da vida em quaisquer circunstâncias.
Oração da Trezena
8ª Promessa do Médico Católico
Dar uma parte do meu tempo para tratar das pessoas pobres. No ser humano mais desprovido, cada um de nós é convidado a reconhecer a face de Jesus, que experimentou a fragilidade, a solidão, as injúrias e a indiferença ao assumir nossa humanidade. Nossa vocação cristã nos deve impelir a que, seguindo o exemplo do Bom Samaritano, sirvamos aos irmãos mais desvalidos e os encorajemos a perseverar. Ó Bom São Lucas, rogai por nós para que o sofrimento do Cristo no irmão continue a nos inspirar amor desinteressado para com o que padece, a fim de alivia-lo e dar-lhe refrigério. Que nossa profissão nos una à Igreja em sua vocação de Servidora da Vida.
Oração da Trezena
9ª Promessa do Médico Católico
Reconhecer que a Palavra de Deus inspira a minha atividade, formar a minha consciência de acordo com os ensinamentos da Igreja e ser-lhes fiel na minha atividade profissional. “Precisamente pelo fato de que Jesus Cristo veio ao mundo para nos revelar o desígnio divino da nossa salvação, a fé ajuda-nos a penetrar no sentido de todo o humano e, portanto, também do sofrimento. Por conseguinte, existe uma íntima relação entre a Cruz de Jesus símbolo da suprema dor e preço da nossa verdadeira liberdade e a nossa dor, que se transforma e se sublima quando é vivida na consciência da proximidade e da solidariedade de Deus”. (Papa Emérito Bento XVI) Senhor Deus, infundi em nossos corações a Tua ternura para que, ao nos aproximarmos de nossos enfermos, nos dediquemos a eles generosamente, contribuindo, assim, para a vinda do teu Reino de Amor. Que na escuta da Tua Palavra e por ela impulsionados, nos disponhamos a servir-Te no irmão que é templo do teu Espírito Santo e cuja existência é dignificada no mistério da Redenção, realizada por Vosso filho Jesus Cristo.
Oração da Trezena
10ª Promessa do Médico Católico
Cultivar uma relação filial com Deus fortalecida na oração e ser uma testemunha fiel de Cristo. “Não deixem nunca de rezar ao Senhor e à Virgem Maria, para ter força de cumprir bem o vosso trabalho e testemunhar com coragem. Hoje é necessário coragem – testemunhar com coragem o “evangelho da vida”. (Papa Francisco) “Vivificai o serviço com a oração constante a Deus, ‘amante da vida’ (Sb11, 26), recordando sempre que a oração, em última instância, vem do Altíssimo”. (São João Paulo II) Queremos, Ó Jesus, nos comprometer em sempre Vos buscar e, em Ti, fortalecermos nossa disposição de trabalhar para garantir saúde ao nosso próximo. Que a Tua Palavra nos inspire e oriente; que teu Santo Espírito nos vivifique e nos impulsione a dar testemunho do Teu amor àqueles que sofrem.
Oração da Trezena
11ª Promessa do Médico Católico
Praticar os princípios da moral católica em particular aqueles que se relacionam com a ética biomédica. Palavras do Papa Francisco: “Sejam testemunhas e difusores desta “cultura da vida”. O vosso ser católico comporta uma maior responsabilidade: antes de tudo para com vocês mesmos, para com o compromisso de coerência com a vocação cristã; e depois para com a cultura contemporânea, para contribuir a reconhecer na vida humana a dimensão transcendente, a marca da obra criadora de Deus, desde o primeiro instante de sua concepção”. Meu Pai, fazei-me Teu instrumento! Fortalecei-me com teu Santo Espírito, para que eu seja capaz de difundir o “evangelho da vida”, através do meu agir médico. Que mais almas possam Te conhecer através do nosso serviço. Que nossa razão caminhe unida à nossa fé, em busca da verdade que nos faça compreender e lutar pelo valor inestimável da vida humana.
Oração da Trezena
12ª Promessa do Médico Católico
Exprimir a bondade de Cristo na minha vida, no meu relacionamento com os doentes, com os colegas e com a sociedade. Antes de se fazer mau uso do Dom da Medicina, os médicos católicos precisam exercer sua profissão acompanhando seus enfermos com atitudes de caridade e compaixão, ensinando-os a aceitar e conviver com os próprios limites da doença e de sua humanidade, oferecendo a Jesus os seus sofrimentos. Precisam mostrar Sua face misericordiosa e acolhedora aos colegas e à sociedade, além de empenhar-se no aprimoramento técnico e pessoal para dar testemunho deste Cristo ao mundo. Ó Bom Jesus, iluminai-nos com os raios da Vossa infinita Misericórdia, a fim de que sejamos sinais da Tua presença vivificadora, que traz esperança e paz. Encoraja-nos a mostrar com o nosso testemunho a Tua ternura.
Oração da Trezena
13ª Promessa do Médico Católico
Participar na evangelização dos homens e das mulheres que sofrem em cooperação com o ministério pastoral da Igreja. Precisamos, em união com a experiência médica, mostrar aos irmãos que dentro do nosso sofrimento está o de Jesus, que une nosso fardo à Sua cruz e o transforma. Se faz necessário mostrar que em Sua companhia, temos coragem de enfrentar qualquer adversidade, pois Sua luz infunde esperança e paz de espírito nos corações mais atribulados. Senhor, ensina-nos a ser instrumentos de evangelização e consolo; que nosso saber médico, unido à Santa Igreja, traga alívio, respostas e a Tua presença ao povo. Ó São Lucas, que assim como tu que, sendo médico, sentiu necessidade de apresentar aos irmãos o Verdadeiro Remédio, possamos contribuir com a construção do Reino de Deus na Terra.
Oração da Trezena