A vida (I)

Quando nos disponibilizamos para apoiar pessoas refugiadas, participamos num momento muito desafiante das suas vidas. Por isso, devemos procurar fazê-lo com consciência e reflexão acerca das nossas capacidades e disponibilidades para ajudar. Nesse sentido, a Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibiliza um novo documento intitulado "Guia para acolher pessoas refugiadas". 

A DGS disponibiliza o e-book O saber não deve pesar para informar e corrigir sobre o peso correto das mochilas e as consequências para a saúde.

Emoções, Relações e Complicações

"A DGS disponibiliza o E-book Emoções, Relações e Complicações, por forma a capacitar os/as adolescentes no reconhecimento de relações saudáveis vs. relações violentas no namoro, incluindo violência física, sexual, psicológica e online. "

O rapaz no fundo da sala, Onjali Q. Raúf

"Um livro sobre um tema atual, visto pelo olhar de uma criança. Uma história memorável e premiada, que salienta a importância da amizade e da bondade num mundo tantas vezes intolerante e sem sentido.
Há um colega novo na turma. Ele senta-se sempre na última fila, mas não fala com ninguém nem olha para ninguém. Este rapaz enigmático e misterioso não sorri. O seu nome é Ahmet"
A viagem, Francesca Sanna"Como será deixar tudo para trás e percorrer quilómetros e quilómetros rumo a um destino longínquo e estranho? 
Este livro conta, de forma cuidada e sensível, a história de uma mãe que parte numa viagem com os dois filhos para fugir à guerra."
Eu e o meu medo, Francesca Sanna"Quando uma menina muda de país e entra para uma escola nova, o seu medo tenta convencê-la a ficar sozinha e assustada.Como pode ela fazer amigos, se não entende o que as pessoas dizem?De certeza que mais ninguém se sente assim…" 


Agora, Morris Gleitzman"Felix, um órfão judeu, polaco, que sobreviveu aos horrores da Segunda Guerra Mundial, tem 80 anos. A vida na Austrália, como refugiado de guerra, permitiu-lhe constituir família e estudar medicina, mas as lembranças do passado continuam presentes e são dolorosas. Felix acolhe temporariamente a neta Zelda, de 12 anos, porque os pais estão numa missão de ajuda humanitária. Esta é uma boa oportunidade para ela conhecer melhor o avô, que continua a receber homenagens pelos atos heroicos que praticou."
A seguir, Morris Gleitzman"Felix e Zelda são duas crianças polacas que ficaram órfãs e que estão agora a fugir dos nazis. Mas quanto tempo conseguirão manter-se escondidas e a salvo? Felix define os seus planos: manter--se vivo, proteger a sua melhor amiga Zelda e… encontrar novos pais."

Em breve, Morris Gleitzman"Numa das suas saídas do esconderijo, Felix conhece Anya, uma rapariga misteriosa de quem acaba por se tornar amigo. Noutra saída entregam-lhe um bebé órfão que ele não consegue abandonar e que leva para casa. Até que, por fim, a sua vida se cruza com a de outra pessoa: o enigmático doutor Lipzyk. Este encontro vai marcar as suas vidas para sempre."
Um dia, Morris Gleitzman"A determinação, inteligência e imaginação de Felix vão ajudá-lo a lidar com situações muito difíceis, no meio de nazis e cidadãos apavorados, e a encontrar pessoas maravilhosas, como a pequena Zelda e o velho Barney. Contada na primeira pessoa, por uma criança cheia de sonhos e muito inocente, esta emocionante história aborda a infância, a solidariedade, a amizade, a coragem e a esperança no meio do drama da guerra. "
Pax, Sara Pennypacker"O Peter e o Pax são tão inseparáveis como só os melhores amigos podem ser. Desde que o Peter resgatou o pequeno raposinho, os dois tornaram-se parte um do outro, vivendo grandes aventuras e partilhando momentos inesquecíveis.Mas o inimaginável acontece: o pai do Peter parte para a frente de combate, o rapaz tem de ir viver com o avô e, contra a vontade do Peter, o Pax é «libertado» na floresta. Entretanto, o Pax, firmemente à espera do Peter, embarca em emocionantes aventuras e descobertas acerca dele próprio na companhia de novos amigos, como a Bristle e o Runt. "
Nevoeiro em Agosto, Robert Domes"Na Alemanha nazi de 1933, um menino de 4 anos de etnia cigana é separado da sua família nómada e enviado para um orfanato. Após anos a saltar de instituição em instituição, impedido de conviver com a família e sem o afeto dos pais, o comportamento de Ernest é considerado incorrigível e o rapaz, já com 12 anos, é enviado para um hospital psiquiátrico. É aí que irá descobrir, pela primeira vez, a amizade e o amor, mas é também o momento em que começa a desconfiar do que realmente acontece naquele hospital. Pacientes que, como ele, estão de perfeita saúde física e mental, têm estranhos e repentinos encontros com doenças misteriosas - ou desaparecem. "
O muro no meio do livro, Jon AgeePara que serve um muro no meio do livro?Um livro que nos ensina a conhecer em vez de assumir. Afinal, se nunca formos ao outro lado, como saberemos realmente se é bom ou mau? 
Quando Hitler roubou o coelho cor-de-rosa, Judith KerrVive-se o ano de 1933. Anna tem apenas nove anos e anda demasiado ocupada com a escola e com os amigos para reparar nos cartazes políticos espalhados pela cidade de Berlim com a suástica nazi e a fotografia de Adolf Hitler, o homem que muito em breve mudaria a face da Europa. Ser judeu, pensa ela, é apenas algo que somos porque os nossos pais e avós são judeus. 
Fatma, Conceição Dinis Tomé«Quanta água tem o mar? Quantos barcos o conseguem navegar? Fatma atravessou o mar à procura de um refúgio e perdeu todas as palavras que tinha dentro de si. Para as reencontrar, terá de fazer uma nova viagem…» 

Bicicleta à chuva, Margarida Fonseca Santos

"Um dia, em frente à paragem do autocarro, o Jaime vê uma bicicleta antiga encostada ao muro de pedras, e desenha-a. Cai uma chuva miudinha, mas o dono da bicicleta, o Joaquim, não se incomoda com isso, e interessa-se por aquele desenhador.

Nasce assim uma amizade capaz de revolucionar a vida do Jaime e de muitos outros. "

Está nas tuas mãos, Margarida Fonseca Santos

Guilherme não consegue entender, está assustado. E a razão não é para menos: saber que tem uma doença crónica parece-lhe a pior notícia possível. A família, os amigos e os professores interrogam-se sobre as consequências para o quotidiano e para o futuro de Guilherme. 

Famílias em construção, Margarida Fonseca Santos

Crescer é um desafio enorme. Mas às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens tais como tu. Esta história, Famílias em Construção, podia bem ser a tua ou quem sabe a de alguém que conheces.