Miguel Torga

"Esta casa é uma peça biográfica, “um retrato físico” do médico-escritor que nasceu em 1907 em São Martinho da Anta, Trás-os-Montes, e viveu mais de 40 anos em Coimbra. Um lugar de intimidade e de escrita, construído à medida de Miguel Torga e da sua mulher, Andrée Cabrée Rocha. Logo à entrada somos recebidos pela urze bravia dos montes transmontanos, a torga, que adotou para pseudónimo e ali plantou, a marcar a sua segunda terra. O nome próprio que o autor de “Contos da Montanha” e “Bichos” escolheu para si, Miguel, é uma homenagem aos dois espanhóis que mais admirava: Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno."

Poeta e romancista com mais de 50 obras publicadas em várias línguas, Miguel Torga (1907-1995) chegou a ser apontado para Nobel da Literatura.

O documentário “Miguel Torga, o meu Portugal” conduz-nos numa viagem pelo país e pela identidade portuguesa a partir dos textos do escritor, sobretudo da produção em prosa que integra a coletânea “Portugal”, de 1950.

"Nestes contos encontramos a filosofia e a ética do autor, a sua relação difícil com Deus, o mundo agro-pastoril das terras transmontanas, região onde nasceu. Sobre a obra publicada em 1940 dirá Torga mais tarde que ficou “contente por ter construído uma barcaça onde a nossa condição se encontra”.