1. Sobre a educação de surdos, é correto afirmar que:
a) Utilizam a língua de sinais como segunda língua.
b) Utilizam a língua de sinais como língua materna e a língua portuguesa como segunda língua.
c) Devem ser oralizados, pois as relações sociais são afetadas quando utilizam apenas a língua de sinais.
d) A educação bilíngue compromete o desenvolvimento da linguagem e das relações sociais.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
2. Sobre as novas formas de comunicação propostas na educação de pessoas com surdez, assinale a alternativa correta:
a) Como alternativa ao bilinguismo, surgiu a filosofia da “Comunicação Total”.
b) No oralismo a Língua de Sinais não é vista como característica natural da comunidade surda, mas sim, como um recurso linguístico.
c) Por volta das décadas de 1980 e 1990, surge o bilinguismo na educação de surdos, que traz em seu bojo o conceito de comunidade surda.
d) O bilinguismo entende que o surdo deve ser oralizado para conseguir socializar-se na língua do seu país.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
3. Sobre o desenvolvimento da criança com surdez, é correto afirmar que:
a) Além de interlocutores adultos usuários da língua de sinais, a criança precisa conviver com crianças maiores a sua língua natural, pois assim ela terá possibilidades de adquirir o conhecimento, o que é diferente da relação entre pares da mesma idade.
b) A criança surda que tem surdez pré-linguística e não teve nenhuma experiência com a língua falada, necessita ser imersa o mais precocemente possível em ambientes linguísticos onde a língua portuguesa seja a língua de comunicação empregada, pois assim, será oralizada.
c) A criança surda, por apresentar a privação do sentido da audição, decorrente da surdez, não consegue receber as informações sonoras disponíveis no meio social.
d) Ao nascer, já nos primeiros meses de vida, a criança ouvinte, por meio das suas relações sociais mediadas pela linguagem, entra no mundo do conhecimento. Diferentemente da criança surda que deve ser preservada dessas relações para que se aproprie da língua de sinais, evitando a oralização.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
1. b) Utilizam a língua de sinais como língua materna e a língua portuguesa como segunda língua.
2. c) Por volta das décadas de 1980 e 1990, surge o bilinguismo na educação de surdos, que traz em seu bojo o conceito de comunidade surda.
3. c) A criança surda, por apresentar a privação do sentido da audição, decorrente da surdez, não consegue receber as informações sonoras disponíveis no meio social.