A little of anything is everything. by AS
O que plantar no jardim todos os meses
Janeiro
O primeiro mês do ano é um mês de inverno muito frio e os campos do norte de Portugal encontram-se no seu período de descanso. Referimo-nos a um dos meses menos exigentes do calendário de plantações agrícolas.Mesmo assim qualquer jardineiro e agricultor deve preparar o solo para a chegada da primavera não só para ter vegetais, como também algumas flores pitorescas. Abaixo reunimos algumas hortaliças e flores para plantar em janeiro:
Num pequeno vaso em áreas cobertas, podes semear em janeiro: alfaces, ervilhas, coentros, pepinos, espinafres, cebolinho e nabiças;
Podes plantar ou semear flores como begónias, orquídeas sapatinho, jacintos, lírios e arbustos ornamentais para sebes.
Fevereiro é o mês do alho, que deve ser semeado diretamente em campo aberto. Como é ainda um mês de inverno não convém arriscar plantar diretamente ao livre. Podes antecipar o cultivo de alguns vegetais, como a pimenta, que beneficia do semear precoce, uma vez que precisa de muito tempo para crescer. Outra sugestão é aproveitar o mês de fevereiro para trabalhos de poda e para cortar as folhagens mais secas ou estragadas.
Podes semear em fevereiro aipos, alho-francês, beterraba, cebolas, coentros, favas, rabanetes, salsa e tomate em campos protegidos;
Aproveita o mês de fevereiro para plantar crisântemos, a trepadeira ervilhas-de-cheiro, paciências, assim como begónias, caso não o tenhas conseguido fazer no mês anterior.
Fevereiro
Março
A primavera está a chegar, portanto há que se preparar para arregaçar as mangas e vestir as roupas adequadas para a agricultura. É um dos meses mais importantes em tarefas de jardinagem, devido à temperatura amena e, porque em muitas regiões de Portugal não há mais risco de geadas. Estamos no mês ideal para plantar batatas, uma das hortaliças mais cultivadas do mundo. É importante plantar as abóboras em campos abertos, mas só em locais onde as temperaturas já são superiores aos 10ºC.
Aproveita para plantar papoilas, amores-perfeitos, dálias, perpétuas e o tão icónico trevo de quatro folhas no teu jardim;
No cultivo em março, em campos cobertos, podes semear algumas frutas como melancia, melão ou tomate.
O ditado diz “abril, águas mil”, mas este é principalmente um mês de sol, em que as temperaturas ficam mais agradáveis e já não precisas de vestir longos casacos. Também já não precisas de ter receios de semear diretamente ao ar livre. Podes fazer canteiros coloridos e preencher os espaços mais vazios dos teus vasos. Não te esqueças de verificar os primeiros rebentos das plantas e flores semeadas nos meses precedentes.
Cultivo direto na horta de aipos, alfaces, beringelas, beterrabas, cenouras, grão-de-bico, nabos e nabiças. A batata-doce pode ser plantada entre abril e junho;
Se queres preparar o jardim para o verão, podes plantar malmequeres, girassóis e alguns citrinos como laranjeiras e limas.
Abril
Maio
Durante o mês de maio é preciso aproveitar o calor para cultivar bolbos e tubérculos. Existem muitas hortaliças que podemos plantar, a maioria delas diretamente na horta. Nos trabalhos hortícolas de maio deve-se regar as plantas com maior frequência, porque já não chove tanto como nos meses de inverno. Aproveita o mês de maio para manter a boa saúde das plantas e evitar moscas e mosquitos que aparecem nas plantações.
No mês de maio deves plantar dálias, gipsófilas, cravos, manjericão e algumas plantas trepadeiras.
Maio é o mês das couves, das ervilhas, dos brócolos, rúcula.
O mês de junho é bastante agitado, afinal é o momento em que terminam as aulas e começam a ser preparadas as férias de verão. Durante esta altura podes aproveitar para cultivar plantas ornamentais e toma alguma atenção às plantas invasoras que se poderão prender às primeiras raízes.
Podes plantar begónias, cravos, miosótis e gladíolos;
Caso não tenhas cultivado abóboras, alfaces, rabanetes, feijão-verde, coentros ou cenouras antes, poderás fazê-lo neste mês. Junho é o melhor mês para plantar chuchu em Portugal, que gosta de temperaturas entre os 20 e os 27ºC.
Junho
Julho
Antes de ires de férias para os melhores destinos, podes preparar o teu jardim para os meses de outono. É melhor trabalhar a horta em julho nas horas mais frescas do dia, sobretudo logo de manhã ao final da noite. O mês de julho é ótimo para o cultivo de hortaliças que crescem rápido como:
Rabanetes, beterrabas, alface, rúcula podem ser cultivados em campo aberto durante esta época;
Flores como salvas, prímulas, petúnias e cravos-túnicos podem ser cultivados no mês de julho e vão deixar o jardim bastante perfumado.
Durante o mês mais quente do ano não pode faltar água na tua horta. Não é a altura muito adequada para semear plantas e flores, mas tratar daquelas que já existem.
Devido ao excesso de sol e às temperaturas altas, poderá ser necessário proteger a horta em agosto com alguns panos de sombra, sobretudo os tomates e outros vegetais mais sensíveis. Se quiseres podes cultivar agrião, alface e couves que não são tão arriscadas.
Agosto
Setembro
Setembro é o mês intercalar entre os meses de verão e de outono. Os últimos dias de calor podem ser importantes para semear as plantas que crescerão nos meses de inverno e que podem sobreviver até à próxima primavera. Onde o clima é mais ameno, podem ser semeados alguns vegetais típicos do outono.
Podes aproveitar o mês de setembro para plantar rúcula, salsa, alface ou espinafre não só no jardim da tua varanda como também num terraço com uma boa exposição solar.
Quanto às flores para plantar em setembro recomendamos salvas, verbenas, margaridas, tulipas e jacintos.
Deves prestar a máxima atenção ao calendário de plantações agrícolas antes de decidires o que plantar em outubro. Com os dias mais frios de regresso, é aconselhável semear novamente em locais abrigados. Desfruta das horas de calor para que as plantas possam germinar mais cedo.
Em campo aberto podes semear alface, couve, flor-de-mostarda, salsa, espinafres, abóboras, e os tão coloridos morangueiros (podes plantar morangos de outubro até janeiro).
Em relação às flores que se plantam em outubro opta por jacintos, narcisos, rosas, cravos, açucenas.
Outubro
Novembro
Novembro é um mês em que o outono já está avançado e estamos na viragem para o inverno. Poucas são as hortaliças que resistem para enfrentar a sementeira neste período, porque as primeiras geadas estão ao virar da esquina.
No campo podemos assim plantar favas, tremoços, ervilhas, rabanetes, espinafres - as leguminosas mais resistentes -, bolbos de alho e cebola. Podes preparar a horta em novembro para plantar cevada e trigo;
Novembro é o momento adequado para podar as roseiras e prepará-las para os dias frios.
Poucos sabem, mas novembro é o mês em que o calendário agrícola português termina. Praticamente todas as culturas cultivadas no verão e no outono chegam ao fim, logo é preciso realizar podas e manter as hortas limpas.
Chegamos ao último mês do ano, que na realidade é um mês mais calmo em trabalhos agrícolas. Podes aproveitar para manter o jardim sempre limpo e ainda procurar sementes de flores e plantas que tenhas interesse de cultivar pela primeira vez.
Tira alguns minutos para colher os legumes tradicionais da época como rabanetes, couve-flor, espinafres, alfaces ou fazer mudas de morangos. As hortaliças mais fáceis de semear nesta altura são couves aipo ou alho-francês.
Dezembro
Calendário lunar para plantas e flores
Sabias que as fases da lua afetam a agricultura? Segundo as técnicas de cultivo implementadas pelos nossos antepassados, a lua deve ser considerada para o calendário de plantações agrícolas. Deixo-te aqui alguns conselhos úteis e poderás também consultar todas as informações atuais no calendário lunar.
Lua Minguante: a terra está mais receptiva, sendo o período certo para semear hortaliças, sobretudo plantas como manjericão, chuvas, aipo e espinafres. Devem ser colhidos vegetais como alho e cebola.
Lua Crescente: durante esta fase as energias sobem e impulsionam o desenvolvimento das plantas. É o momento para semear a maioria das plantas e frutas, como tomates, cenouras, pepinos, berinjelas, feijão, batatas, morangos, laranjas, maçãs, etc.
Há também quem afirme que as hortaliças devem ser plantadas na lua minguante, enquanto o calendário de plantação de árvores de fruto baseia-se sobretudo nas fases de lua crescente.