Os cinco arranha-céus mais altos do mundo
Por: Ewerton Viana Nobre
Por: Ewerton Viana Nobre
Edifícios são construções com finalidade de abrigar atividades humanas, seja por moradia, comércio, esportes ou outros. Quando essa construção é muito vertical, com muito andares, recebe o nome de arranha-céu, assumindo um formato de torre. Cada vez mais as construções vêm desafiando os limites da engenharia e as leis da física, transformando-se em verdadeiras obras de arte. A seguir, serão listados os 5 maiores arranha-céus do mundo.
1. Burj Khalifa (Emirados Árabes)
É, sem dúvidas, um dos projetos de engenharia mais ousados da história, o Burj Khalifa foi inaugurado no dia 04 de janeiro de 2010, levou em média 5 anos e 3 meses para ser finalizado, chegando a uma altura de 828 metros e 160 andares. O orçamento estimado para a construção é de 1,5 bilhões de dólares. O edifício situado em Dubai é o mais alto do mundo.
Figura 1 - Burj Khalifa
2. Shanghai Tower (China)
Inaugurado em 2015 e conhecido como segundo maior edifico do mundo e maior da China, o Shanghai Tower possui 632 metros de altura e 128 andares, possuindo os elevadores mais rápidos do mundo para transportar os usuários do edifício com facilidade. Por ter forma espiralada, a torre apresenta uma redução de 24% nos esforços dos ventos em relação a edifícios retangulares.
Figura 2 - Shanghai Tower
3. Makkah Clock Tower (Arábia Saudita)
É considerado o hotel mais alto do mundo contando com 601 metros e 95 andares, situado em Meca, o edifício também é a maior torre de relógio do mundo. Além da torre central, o complexo do hotel conta com outras 6 torres, onde todas elas estão liderando a lista de torres mais altas do país.
Figura 3 - Makkah Clock Tower
4. Ping An Finance Center (China)
Novamente, a China aparece na lista e dessa vez com um edifício de 599 metros e 115 andares. Inaugurado em 2016, sua construção levou 7 anos e um custo de 1,5 bilhões de dólares. Devido ao clima da cidade, o material base é aço inoxidável, o que representa uma diminuição de 40% das cargas dos ventos e uma excelente proteção contra descargas atmosféricas.
Figura 4 - Ping An Finance Center
5. Lotte World Tower (Coreia do Sul)
Localizado em Seul, o edifício conta com 123 andares e 550 metros de altura. Abrigando uma grande variedade de atividades, dentre elas escritórios comerciais, unidades residenciais e um luxuoso hotel. Sua construção está estimada em 3,6 bilhões de dólares. Inaugurada em 2017, levando em conta o planejamento e construção, a obra durou aproximadamente 13 anos.
Figura 5 - Lotte World Tower
No Brasil o maior edifício está situado em Balneário do Camboriú, umas das cidades com o metro quadrado mais caro do país e muito conhecida pelo turismo e beleza das praias. As torres Yachthouse são conhecidas como as maiores torres gêmeas da América do Sul. Com 81 andares e 275 metros, as torres gêmeas foram inauguradas no dia 14 de dezembro de 2019. Desafiando os limites da engenharia brasileira, na construção do luxuoso hotel não foi utilizado nenhum tijolo, apenas concreto e vidro, tornando a obra mais sustentável. O seu reinado como edificação mais alta do país está ameaçado, a Construtora FG confirmou que está criando o projeto de uma torre com 100 andares que irão ultrapassar 300 metros de altura.
Figura 6 - Torres Yachthouse
Na América do Sul, as torres brasileiras ficam em terceiro lugar na lista de edifícios mais altos. O primeiro lugar pertence ao Sky Costanera, situado em Santiago do Chile, possuindo uma altura de 300 metros. Em seguida, está o Bahia Grand Panamá, situado no Panamá com 284 metros de altura.
REFERÊNCIAS
REGISTROS DO MUNDO GUINNESS. Burj Khalifa: o edifício mais alto do mundo. Disponível em: https://www.guinnessworldrecords.com.br/records/hall-of-fame/burj-khalifa-tallest-building-in-the-world/. Acesso em: 28 abr. 2020.
ARCHDAILY. Shanghai Tower é concluída e se torna o segundo edifício mais alto do mundo. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/780547/shanghai-tower-e-concluida-e-se-torna-o-segundo-edificio-mais-alto-do-mundo. Acesso em: 28 abr. 2020.
CASA VOGUE. Conheça os 10 edifícios mais altos do mundo. Disponível em: https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Edificios/noticia/2019/10/conheca-os-10-predios-mais-altos-do-mundo.html. Acesso em: 28 abr. 2020.
GAZETA DO POVO. Yachthouse Residence Club. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/yachthouse-residence-club-predio-mais-alto-do-brasil-tera-elevador-mais-rapido-do-pais-balneario-camboriu /. Acesso em: 28 abr. 2020.
PINTEREST. Ping An Finance Center. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/388435536594709611/. Acesso em: 28 abr. 2020.
BRILHO. Shanghai Tower vai de força em força. Disponível em: https://www.shine.cn/news/metro/1811084782/. Acesso em: 28 abr. 2020.