Mas o que é Engenharia de Produção?
7 Curiosidades para acabar de vez com a dúvida!
Por: Joabe Mikael Rocha e Silva Nascimento
Por: Joabe Mikael Rocha e Silva Nascimento
Você pode se perguntar o que o profissional formado em Engenharia da Produção faz, afinal é uma das engenharias mais novas (ainda que bem antiga; paradoxo, não?) e, atualmente, uma das mais rentáveis e importantes. Para que as empresas e prestadoras de serviço permaneçam com suas atividades a todo vapor é necessário que haja um planejamento organizacional e de aplicação, evitando falhas e redução de custos.
Em suma, o engenheiro de produção tem a capacidade de atuar em qualquer setor que necessite de planejamento, controle e organização, ou seja, em todo o mercado. Seja ele na fabricação de um produto ou na prestação de um serviço.
Mas e as curiosidades?
1ª: É nova, mas é velha...
A engenharia da produção existe desde o século XIX. Isso aí, desde a Revolução Industrial. Naquela época, a popularização das empresas alavancou a produção de utensílios, alimentos e recursos em grandes proporções, mais baratos que os artesanais. Porém, precisava-se que as fábricas fossem eficientes, o que acarretou na exigência de um profissional exclusivo para atender essa carência.
Aqui no nosso país, a graduação em Engenharia da Produção só chegou em 1957, impulsionada pelas multinacionais. Atualmente somos referência mundial em qualidade fabril e inovação tecnológica.
2ª: Mais completa que a Engenharia da Produção, só ela mesma!
Isso mesmo que você leu, a Engenharia da Produção é considerada a engenharia mais completa dentre todas as engenharias. Nela há oportunidades para todos os perfis de profissionais, desde os que se identificam mais com os processos de produção até os que curtem mais a gestão.
Mas não para por aí: o profissional da área não trabalha apenas com máquinas e sistemas. O engenheiro da produção pode trabalhar com consultorias e vínculo trabalhista, convertendo um ambiente outrora improdutivo em um lugar motivador e agradável.
3ª: “Quem tem dinheiro?” O Engenheiro da Produção, óbvio!
Isso aí, meus queridos, a Engenharia da Produção é uma das profissões mais bem pagas do Brasil. Segundo informações da Catho, a média salarial dessa profissão é de R$ 6.228,85, podendo haver alterações de acordo com o cargo ocupado e a carga horária.
4ª: Profissão r-e-q-u-i-s-i-t-a-d-a!
Pode comemorar, futuro engenheiro da produção, a nossa profissão continuará em alta! Yeah! A Engenharia da Produção é a que proporciona mais oportunidades aos profissionais da área, como as citadas nas curiosidades anteriores.
Segundo um relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as empresas contratarão de 600 mil a 1,15 milhão de novos engenheiros até 2020, ou seja, nesse ano vigente. Talvez prolongue para 2021, em decorrência da pandemia. Torçamos!
5ª: As grandes empresas PRECISAM da gente. Tá bom para você, @?
Qualquer companhia que detém de uma linha de produção precisa do profissional da área para que este gerencie as linhas produtivas e reduza os custos, principalmente multinacionais e gigantes dos mais variados setores. Aqui, o engenheiro da produção pode determinar toda a estrutura da empresa, averiguando os recursos disponíveis, o amadurecimento dos produtos e serviços, além de avaliar as condições financeiras do empreendimento.
O engenheiro seleciona a matéria-prima e coordena a distribuição, planejando e controlando, assim, toda a produção. I’m a boss!
6ª: O mercado nos ama!
Também, pudera, geramos riqueza e reduzimos custos! Há-há! Brincadeiras à parte, o engenheiro da produção detém um vasto mercado para trabalhar, além de bastante variado e afável.
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia da Produção (Abepro), nós, engenheiros da produção, podemos trabalhar em indústrias mecânica, siderúrgica, química, civil, de alimentos e do petróleo, além de empreender no setor financeiro, órgãos públicos e em companhias privadas de áreas diversas.
7ª: Não só de exatas vive o engenheiro da produção
É de ciência geral que os cursos de engenharia possuem muitos cálculos, contudo a Engenharia da Produção é um ponto fora da curva. (Gostou do trocadilho? Há-há). Como qualquer outra engenharia, o graduando terá que passar cinco anos estudando disciplinas básicas para todas as engenharias, entretanto terá em sua formação, também, conteúdos referentes à gestão financeira, de pessoas e de qualidade.
REFERÊNCIAS
8 CURIOSIDADES QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. [S. l.], 2 maio 2017. Disponível em: https://blog.uceff.edu.br/8-curiosidades-que-voce-nao-sabia-sobre-engenharia-de-producao/. Acesso em: 29 abr. 2020.
ENGENHARIA de Produção: Tudo sobre o curso e a profissão. [S. l.], 10 out. 2018. Disponível em: https://quecurso.com.br/blog/engenharia-de-producao/. Acesso em: 29 abr. 2020.