O Forró da Agronomia era um evento cultural altamente aguardado pelos estudantes do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante a década de 1980.
Este evento era realizado duas vezes por semestre. Uma das edições era organizada pela quinta fase do curso, em conjunto com o Interfases (competição esportiva que incentivava a integração entre as fases). A outra edição ficava a cargo do Centro Acadêmico de Agronomia (CAA), a principal entidade representativa que articulava as ações estudantis.
O Forró da Agronomia era caracterizado por música, dança e confraternização. Sua importância residia no fato de que consolidava o curso como um espaço vibrante e acolhedor, contribuindo significativamente para fortalecer o senso de comunidade entre os estudantes.
O evento, juntamente com outros, criou tradições e espaços de convivência que marcaram a história do curso, simbolizando o espírito de coletividade e engajamento do movimento estudantil da Agronomia na época.
Em 2024, uma nova edição do Forró da Agronomia foi realizada, com o objetivo de reunir diferentes gerações da agronomia e simpatizantes em uma noite de música, dança e comemoração. O evento aconteceu na casa de festas Phantai e contou com o apoio de egressos do CCA que viveram a época, além de novos alunos. O valor arrecadado foi doado à Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB). Depoimentos, relatos e vídeos enviados pelos egressos confirmam o que era o Forró da Agronomia, e o perfil do Instagram foi utilizado para reunir essas informações.