17ª Primavera dos Museus
Título da Exposição:
Democracia, Justiça Eleitoral e inclusão das comunidades LGBT+, Indígenas e Quilombolas: as ações dos TRE's (CE, ES, MT, RN, SC, TO)
em prol da democracia e da inclusão.
CLICK PARA VER A APRESENTAÇÃO
Bem-vindos, bem-vindas e bem-vindes à exposição virtual Democracia, Justiça Eleitoral Brasileira e inclusão das comunidades LGBT+, Indígenas e Quilombolas.
Este projeto nasce a partir da provocação incitada pela definição do tema da 17ª Primavera dos Museus. Trata-se de uma ação colaborativa entre as unidades de Memória de seis Tribunais Regionais Eleitorais: Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins. Para a alegria dos organizadores, todas as macrorregiões do país estão aqui representadas.
A literatura especializada em crises recentes das democracias dá conta de uma discursividade de matriz populista que maneja a ideia de “povo” como uma massa homogênea, uniforme e de aspirações indistintas. Essa simplificação pela via autoritária joga para um ponto cego toda a diversidade efetivamente encontrada em sociedades complexas.
A prevalência dos direitos humanos, a pluralidade de memórias, a convivência de identidades e a compatibilização de interesses é o que possibilita um arranjo político ser democrático, quando efetivamente representativo. A interseccionalidade percebe os indivíduos como sujeitos de múltiplas identidades sobrepostas que incluem raça, gênero, orientação afetiva e tantas outras.
A 17ª Primavera dos Museus propõe uma reflexão sobre grupos que historicamente têm sido marginalizados. Sua inserção no campo político-eleitoral, como eleitores(as), candidatos(as) ou ocupantes de mandatos eletivos, é fundamental para o desenho de políticas públicas que atendam aos seus interesses e para uma representatividade real.
Assim sendo, disponibilizamos a arquitetura desta exposição em três pilares: LGBT+, Indígenas e Quilombolas. Em cada uma dessas estruturas há a mesma organização de conteúdos: normativos, notícias, fotografias, documentos e livros atinentes aos respectivos temas.
Este é um projeto de estrutura cooperativa. As unidades de Memória dos Regionais realizaram a curadoria e seleção do material aqui disponibilizado. Desejamos a todos, todas e todes uma boa navegação.
Abraçar a diferença é passo importante para enfrentar os desafios de sociedades complexas e pedra fundamental para a manutenção da democracia.
À diversidade, voz e voto.
Clique em cima de cada um dos banners para acessar as demais páginas ou navegue pelo menu lateral.
PARCERIAS: Bibliotecas, Arquivos, Centros de Memória, Assessoria de Comunicação TRE's envolvidos
e Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do TRE-RN