TRE - TO prepara comunidade indígena para as eleições por meio de programa permanente.

Publicado em 18/10/2023 

Para atender a alta demanda dos indígenas da aldeia São José, da etnia Apinajé, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), prorrogou os atendimentos para esta quarta-feira, 18.  A programação acontece na escola na Escola Estadual Indígena Mãtyk, dentro da própria comunidade e a  previsão é que os atendimentos sejam finalizados até às 14h. 

Estão sendo oferecidos serviços básicos, e o programa permanente de Inclusão sociopolítica dos Povos Indígenas, da Justiça Eleitoral tocantinense prepara a comunidade para as eleições de 2024. Além da emissão de título de eleitor e regularização do cadastro eleitoral, o Tribunal tem tirado dúvidas, orientado e ensinado os povos originários como usar a urna eletrônica.

 O jovem indígena, Bruno Sousa Ribeiro Apinajé, 16 anos, é morador da aldeia São José, localizada na cidade de Tocantinópolis, buscou as atividades da ação visando participar ativamente do processo eleitoral do município. “Os atendimentos ajudam os jovens a ter os seus documentos para poder ajudar o povo, e poder votar pela primeira vez, hoje consegui tirar meu título. Isso é muito importante ”, afirmou o estudante. 


Realização em parceria

O programa permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, é uma iniciativa do TRE-TO, realizada por meio Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins (EJE-TO), em parceria com várias instituições federais, estaduais e municipais, oportunizando à comunidade receber atendimentos e resolver pendências dentro da aldeia em que habita.

A ação visa estreitar os caminhos entre a Justiça Eleitoral e os povos originários, atuando de maneira inclusiva dentro das comunidades, ofertando diversos serviços juntamente com os apoiadores, que garantem o pleno exercício dos seus direitos civis.

É disponibilizado para a comunidade o acesso aos serviços eleitorais da Justiça Eleitoral, e com o apoio dos parceiros oferta a emissão de documentos pessoais, alistamento militar, orientação jurídica, emissão de carteira do artesão, cadastramento de programas federais, como o Bolsa Família, e atendimento médico, entre outros.


Aldeia Mariazinha

A terceira etapa do circuito acontece amanhã, quinta-feira, 19, das 8h às 18h, na aldeia Mariazinha, também localizada ao entorno do município de Tocantinópolis.


Documentos

Para ter acesso aos atendimentos é necessário portar certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço.

 

Objetivos Estratégicos:

1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

3- Fomentar a educação política da sociedade.

Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)

 

Fotos - Louise Maria/ TRE-TO