O Projeto

ENQUADRAMENTO E FUNDAMENTAÇÃO

A participação dos jovens/alunos na sociedade, princípio vigente na Lei de Bases do Sistema Educativo, Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro, presente na Lei que aprovou o Estatuto do Aluno e Ética Escolar, Lei n.º 51/2012, de 5 de Setembro, e mais recentemente evidenciada no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho, permite aos alunos “o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade, incentiva à formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários, valorizando a dimensão humana do trabalho.”

in lei de bases do sistema educativo

Ao longo dos tempos, essa participação foi sendo cada vez mais valorizada nas escolas. “A escola habilita os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar.”

“O aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e a viver com os outros e o aprender a ser constituem elementos que devem ser vistos nas suas diversas relações e implicações.”

in perfil do aluno à saída a escolaridade obrigatória

“Educar, ensinar e transmitir os valores da cidadania aos muitos jovens para a mudança é reconhecer as diferenças, respeitá-las, fazer delas uma vantagem, colocá-las no centro do processo educativo.”

in projeto curricular de agrupamento

É, pois, por tudo o que foi referido que o Horizonte Solidário se propõe, porque o mundo se pretende cada vez mais equitativo, a trabalhar a dimensão humana, os afetos, os relacionamentos e as emoções e a caminhar no sentido da mudança coletiva de comportamentos e atitudes, promovendo a igualdade de oportunidades.

VISÃO

Criar uma rede humana, a partir da qual todos contribuam para uma comunidade justa, afetiva/equitativa/igualitária.

MISSÃO

O Agrupamento de Escolas Verde Horizonte assume-se diariamente como elemento estratégico na melhoria da qualidade de vida no concelho de Mação e concelhos limítrofes.

Verifica-se a diversidade de mais de sete centenas de crianças e jovens, oriundos dos concelhos de Mação, Abrantes, Gavião, Sardoal, Vila de Rei e Proença-a-Nova, que aqui concretizam a Missão do Agrupamento, definida no seu Projeto Educativo:

“Acolher todos os alunos e proporcionar-lhes um percurso escolar de sucesso, potenciando um desenvolvimento pleno das suas aptidões e capacidades, preparando-os para a entrada no mercado de trabalho ou ingresso no Ensino Superior.” como jovens críticos, autónomos, versáteis, empreendedores e criativos.

É, pois, preocupação do Agrupamento diminuir as diferenças e fragilidades através da promoção de um acompanhamento efetivo e de proximidade, tendo como principal objetivo suprir carências, não descurando a importância de formar cidadãos do mundo livres, responsáveis e solidários, conscientes de que as exigências da sociedade atual pressupõem o domínio de competências académicas, mas também a capacidade de aceitar desafios, de inovar e de conviver de forma solidária.

Assim, entendemos motivar os alunos para a cooperação e para a capacidade de trabalhar em equipa, numa perspetiva multicultural e de reconhecimento e aceitação das diferenças. Neste âmbito, o Horizonte Solidário assume como fundamentais os vários projetos/prémios desenvolvidos na Comunidade Educativa, entendidos como mais uma componente da vida ativa neste Agrupamento.

VALORES

Faz parte da essência de qualquer ser humano social interagir e ser interdependente dos demais. Logo, sermos empáticos é algo importantíssimo. É importante que os nossos alunos percebam que pequenos gestos, por ínfimos que sejam, têm o grandioso poder de transformar pessoas e circunstâncias. Assim sendo, urge alertá-los para a necessidade do cuidado a ter com o outro; urge consciencializá-los para a importância da construção de um mundo mais justo e mais fraterno; urge fazê-los ver que nos compete a nós dar vida à força interior que trazemos escondida, a única capaz de humanizar o mundo... Só ao contribuirmos, de forma integrada e construtiva, para a melhoria de situações concretas vividas na escola e na comunidade, podemos tornar-nos importantes (e essenciais) agentes de mudança positiva.


OBJETIVOS

Provocar o espanto e o brilho no olhar;

Sensibilizar toda a comunidade educativa para a prática do Voluntariado;

Incentivar e capacitar os alunos para atitudes empreendedoras;

Desenvolver a consciência cívica dos alunos em termos de responsabilidade social;

Reforçar as boas práticas do exercício de cidadania empenhada e solidária, com recurso ao compromisso;

Reforçar o reconhecimento da importância do seu contributo para o desenvolvimento de competências fundamentais nos jovens em diferentes eixos (inclusão social, empreendedorismo, educação, emprego e cidadania);

Criar um novo espaço de cidadania ativa, com oportunidades de aprendizagem e de participação que promovam não só a solidariedade, mas também o empreendedorismo;

Qualificar alunos e famílias para a participação mais ativa numa sociedade democrática, e potenciar as práticas colaborativas, numa lógica de trabalho de equipa em articulação e sequencialidade;

Contribuir para a melhoria das condições socioeconómicas dos nossos jovens, que possa servir de exemplo para o desenvolvimento de novos projetos na área da responsabilidade social.