Ações

Animação CRIA - Abrantes


Ano Letivo 2016/2017

CRIA - 2 DE JUNHO DE 2017 - DE CORAÇÃO CHEIO!

Eu sou do tempo... dos alunos brilhantes!

Obrigada meus amores do 12º A (...)

(...), porque mais uma vez levaram esperança, afetos e alegria a quem mais precisa! Obrigada pelo que aprendi convosco, por me fazerem feliz na profissão e pelas mensagens que passaram aos mais novos, aos nossos pequenos do 5º A. Como dizia há uns tempos o Rodrigo Leitão "Naquela noite fomos verdadeiramente Felizes" (quando se referia à ida a Lisboa, na noite de Natal, confortar os muito Sem-Abrigos da Capital), acredito eu que todos vocês há uns dias, sexta-feira passada, dia 2 de junho de 2017, também o foram. Amélia Silva, Joao Miguel Delgado, Carolina Marques, Inês Pereirinha, Miguel Esteves, Rafaela Rei, Daniela Martins, Rodrigo Leitao, Leonor Bento, João Ferreira, Mónica Marques, Gonçalo Martins e Diogo Miguel. A vossa entrega a cada causa é sempre extraordinariamente contagiante. O CRIA parou para vos receber! Os pequenos do 5º A foram, ainda que com alguma inquietude, percebendo também a sua missão ali. Jamais me esquecerei dos "chefes", palavra que os meninos do 5º A usaram para vos identificar como Tutores. E nesse papel que todos vocês assumiram, não poderia estar mais satisfeita, desempenharam-no quase na perfeição. Obrigada a todos pela vossa demonstração humana! Continuem assim meus queridos e que os vossos sucessores, espero eu, possam continuar o que vocês iniciaram, que a mensagem tenha chegado lá! Agradeço ao CRIA pela oportunidade de tornar estes pequenos aprendizes seres mais capazes e altruístas onde o desprendimento e a ajuda ao próximo lhes tenha permitido alhear dos maus pensamentos e que os tivesse focado no que realmente importa, a aprendizagem pelos afetos! Obrigada CRIA. mil vezes por acreditar nos meninos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação e pela calorosa receção. Um obrigada especial ao Dr. Nelson de Carvalho, ao Dr. Carlos Veríssimo, à Dra. Ruth Silva e ao Professor Diogo Rosado. Por fim agradeço à Câmara Municipal de Mação, ao Dr. Vasco Estrela e ao Diretor do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, Dr. José António Almeida, sem vocês à retaguarda nada disto seria possível! Um obrigada ainda ao fotógrafo de serviço, Professor João Gonçalves e ao Diretor de Turma do 5º A, professor Luís Pereira!

Solidariedade Sempre com estes alunos e com os que vierem!

A Professora: Cláudia Olhicas de Jesus

Animação de doentes


Hospital de Abrantes

Ano Letivo 2015/2016

APRENDER A SER…. MAIS SOLIDÁRIO, MAIS AUTÓNOMO, MAIS…

"Foi no âmbito de um projeto de turma intitulado “Ao encontro de Mudanças e Desafios”, integrado no grande tema da Escola “CreS(c)er com Autonomia e Cultura” (...)

(...), que os alunos do 11º A (Amélia Silva; Ana Carolina Marques; Gonçalo Martins; Inês Pereirinha; João Matos; João Pires; João Delgado; Leonor Bento; Mónica Marques; Pedro Estrela; Rui Costa; Rodrigo leitão; Rodrigo Brízida; Mariana Rosa; Rafaela Rei e Daniela Martins) estiveram no Hospital de Abrantes, nas interrupções letivas do carnaval, precisamente no dia 8 de fevereiro de 2016, a interagir com Doentes, Equipas de Enfermagem e de Assistentes Operacionais. Esta “ação de solidariedade” desenvolvida pelos alunos junto dos Doentes dos serviços de Medicina I, II, III e IV e de Ortopedia I e II tornou, com certeza, este dia especial não só para os alunos como também para os Doentes, Familiares e Profissionais que connosco colaboraram.

Desde o ouvir das histórias contadas pelos doentes; o acompanhá-los na leitura; os jogos, quinestésicos, de memória e raciocínio, entre outros; a música; o canto; as ajudas às Assistentes Operacionais no período da refeição nos serviços de Ortopedia; bem como as ajudas na mobilização dos doentes foram atividades e ações que foram sendo concretizadas ao longo do dia.

Esta atividade, inicialmente prevista para quatro horas estendeu-se a 6 horas, e mais não fosse o tempo…

Como objetivos pretendia-se a aprendizagem pelo estímulo e pela experiência de desafios diferentes, o desenvolvimento de competências, melhorando assim a autonomia dos alunos e acima de tudo e como grande desiderato proporcionar a quem se encontra hospitalizado momentos de descontração, fazendo-os sorrir e principalmente transmitir-lhes esperança. "

A Professora: Cláudia Olhicas de Jesus



Hospital de Tomar

Ano Letivo 2015/2016

APRENDER A SER…. MAIS SOLIDÁRIO, MAIS AUTÓNOMO, MAIS…

No dia da criança, 1 de junho de 2016, os alunos do 11º A foram novamente “Ao Encontro de Mudanças e Desafios”, desta vez na Unidade Hospitalar de Tomar. (...)

(...)

À chegada ao Hospital esperava-nos a Jornalista Elsa Ribeiro Gonçalves, do médiotejo.net, com quem conversámos sobre o nosso projeto. Já no átrio de entrada do Hospital uma grande equipa de profissionais da saúde esperava por nós e aqui fomos surpreendidos com a oferta de uma t-shirt a cada aluno, de apoio à Seleção Portuguesa de Futebol.

Os alunos Daniela Martins, David Matos, João Delgado, Rafaela Rei, Sara Oliveira, Tatiana Aparício, Amélia Silva, Ana Carolina Marques, Gonçalo Martins, Inês Pereirinha, João Pires, João Ferreira, Leonor Bento, Miguel Esteves, Mónica Marques, Rodrigo Leitão, Rúben Matos, Pedro Estrela, Rui Costa e Rodrigo Brísida, movidos pela vontade de ajudar quem mais precisa, e como sempre orientados nas suas tarefas e objetivos, foram ao longo dos vários serviços por onde passaram - Psiquiatria, Urologia, Cirurgia, Consulta de Psicologia e de Pediatria - contagiando alegremente Doentes, Familiares e Profissionais de Saúde. Foi inequivocamente, à semelhança dos registos anteriores, mais um degrau subido!

Também deste encontro de confraternização com Doentes e profissionais de saúde ficarão as lembranças…. Da Senhora Dona Leonor, Doente que se encantou com o Palhaço David e que com ele dançou… e que disse, quase em lágrimas “eu sempre gostei de dançar e já não o faço há muito tempo e hoje vocês vieram alegrar-me e dançar comigo”; de uma Senhora que abraçou, em bastante comoção, a Amélia e que disse “só de a ouvir cantar fiquei toda arrepiada” e a gratidão dos olhares, sobretudo dos Doentes de Psiquiatria, marcantes, significativos e inesquecíveis… entre outras lembranças…

Foram apenas quatro horas de convívio pleno com Doentes, mas muito bem passadas. No final de cada atuação musical e de mudança de enfermaria, o aluno Pedro Estrela foi oferecendo marcadores de livros, com textos adaptados e alusivos aos direitos das crianças. No final da atividade, a aluna Constança Matos, do Ensino Especial, que nos acompanhou neste terceiro momento, entregou à Senhora Enfermeira Teresa Madaleno, que tão bem nos orientou no período que por ali estivemos, um painel também ele alusivo aos direitos das crianças.

Esta atividade foi, humildosamente, desenvolvida em colaboração com a Operação Nariz Vermelho.

Como balanço dos três momentos, na Unidade Hospitalar de Abrantes, em oito de fevereiro de dois mil e dezasseis; na unidade Hospitalar de Torres Novas, em vinte e quatro de março de dois mil e dezasseis e esta última, alegra-me expressar e valorizar, como Diretora de Turma, a grande vontade e a entrega dos alunos do 11º A, a causas como esta.

Os sorrisos dos doentes falaram mais alto e as aprendizagens concretizadas, entre turbilhões de emoções, com certeza contribuíram ou contribuirão para os ajudar a APRENDER A SER…. MAIS SOLIDÁRIOS, MAIS AUTÓNOMOS, MAIS…

Mais uma vez agradeço às Grandes Equipas de Trabalho que encontrámos nas três unidades; à Dra. Anabela Vaz por toda a dedicação… esteve sempre connosco, mesmo quando impossibilitada de estar presente; à Dra. Margarida Marques pelo tão orientado acompanhamento, sobretudo no terceiro momento; ao Dr. Carlos Andrade Costa, Diretor do CHMT, pela rapidez com que aceitou este nosso desafio; ao Dr. José António Almeida, Diretor do Agrupamento de Escolas de Mação, sempre connosco e disponível; ao Dr. Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, por nos ter garantido o transporte; ao Diogo Marques, do 12º A, que nos cedeu a coluna de som para as apresentações de acrobática e malabarismo; aos alunos do Ensino Especial, Joana Estrela; João Durão; Célia Raimundo; Jorge Raimundo; Constança Matos e Francisco Canhoto pelas lembranças que elaboraram para o terceiro momento e às Docentes, Margarida Castanho e Ana Neves que maravilhosamente os acompanharam na elaboração dessas brilhantes lembranças; e aos meus queridos alunos do 11º A porque me têm ensinado a SER, cada dia melhor, e a estar mais próximo do outro!

Obrigada a Todos! Todos somos capazes… e juntos melhoramos o mundo!

A Professora: Cláudia Olhicas de Jesus





Hospital de Torres Novas

Ano Letivo 2015/2016


APRENDER A SER…. MAIS SOLIDÁRIO, MAIS AUTÓNOMO, MAIS…

No dia do Estudante, 24 de março de 2016, em plenas férias da Páscoa, os alunos do 11º A foram novamente “Ao Encontro de Mudanças e Desafios”, desta vez na Unidade Hospitalar de Torres Novas. (...)

(...)Esta ida ao hospital de Torres Novas pretendia assim concluir o desenvolvimento de um conjunto de atividade pensadas para este segundo momento de interação junto de Doentes e Famílias, equipas de Enfermagem e de Assistentes Operacionais, nos serviços de Pediatria, Nefrologia, Medicina e Cardiologia.

Durante o dia, já que por lá se esteve das dez às dezoito horas, muitas foram as atividades desenvolvidas. No período da manhã os alunos foram ouvindo as histórias de vida contadas pelos Doentes; acompanharam-nos na leitura; jogaram com eles às cartas e ao dominó e prestaram ajuda às Assistentes Operacionais no período da refeição, assim como as ajudaram na mobilização dos Doentes mais fragilizados. Já no período da tarde, depois de algumas apresentações no átrio principal do Hospital, de música/canto, de malabarismo e de um esquema de acrobática, os alunos puderam cantar e dançar com os doentes em várias enfermarias.

Deste encontro de confraternização com os Doentes ficarão as lembranças…. Do João, criança que ainda teria alta de manhã e que ficou para a tarde porque queria ver o "espetáculo dos meninos"; de uma familiar, uma mãe, que andava à procura da fada para lhe agradecer e com ela tirar uma fotografia (a Amélia que se vestiu a rigor para encantar as crianças da Pediatria); do Carlos, senhor cheio de vivacidade e de histórias para contar, muito lúcido e um encanto nas palavras, apesar de um AVC, que dizia depois das apresentações no átrio de entrada do Hospital “nunca tinha visto nada assim…” e que, comovido, chorou ao dizer “quando um dia me for embora desta vida jamais me irei esquecer de vocês…”; dos Doentes que, surpreendentemente, se envolveram com o palhaço David e com a Leonor, a menina da turma que mais dançou com os eles, entre outras lembranças...

A satisfação e a alegria dos Doentes determinaram a motivação por um novo desafio, aceite desde logo pela turma, a convite da Diretora de Turma e da Direção Executiva.

Prevê-se assim mais uma “ação de solidariedade”, no dia 1 de junho de 2016, na Unidade Hospitalar de Tomar, que será desenvolvida em parceria com a Operação Nariz Vermelho e com a colaboração da equipa do Ensino Especial da nossa Escola.

Iniciativas como estas, só são possíveis com a determinação de jovens como estes, turma 11º A, humildes, maravilhosos e cheios de compaixão!

Sou de facto uma professora privilegiada por ter a sorte de poder ter à minha volta pessoas que ACREDITAM que pequenas ações podem alterar o dia a dia de quem se encontra hospitalizado!

E como agradecer nunca é demais… Agradeço de coração às Grandes Equipas de Trabalho que encontrámos na Unidade Hospitalar de Torres Novas; à Dra. Anabela Vaz pelo grandioso acompanhamento a esta iniciativa e pelo ser humano que representa; agradeço ainda ao Dr. Carlos Andrade Costa, Diretor do CHMT, pela oportunidade de experiências únicas, marcantes em emoções e grandiosamente ricas em aprendizagens; ao Dr. José António Almeida, Diretor do Agrupamento de Escolas de Mação, desde sempre connosco, uma referência pelo saber, competência e entendimento do que realmente importa; ao Dr. Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, por nos ter sempre garantido o transporte e ao Diogo Marques, do 12º A, que nos cedeu a coluna de som para as apresentações de acrobática e malabarismo.

Aos "meus meninos", por mais que lhes agradeça nunca há de chegar! Obrigada por me fazerem ACREDITAR na profissão e porque juntos pudemos OLHAR à nossa volta... gestos, abraços e sorrisos... são a maior gratificação! CORAGEM e ESPERANÇA moveram esta pequena, mas grande, iniciativa! São maravilhosos estes meninos e enchem-me de orgulho! Obrigada Daniela Martins, David Matos, João Delgado, Rafaela Rei, Amélia Silva, Ana Carolina Marques, Gonçalo Martins, Inês Pereirinha, João Pires, João Ferreira, Leonor Bento, Miguel Esteves, Mónica Marques, Rodrigo Leitão e Rúben Matos e ainda, um obrigada aos alunos envolvidos no projeto mas que não puderam estar presentes nesta ida a Torres Novas: João Matos, Pedro Estrela, Rui Costa, Mariana Rosa e Rodrigo Brísida.

Obrigada a Todos!

A Professora: Cláudia Olhicas de Jesus


Ano letivo 2016/2017

Noite de Natal Junto dos Sem-Abrigo de Lisboa

"Naquela noite fomos realmente felizes!"

Ano letivo 2016/2017

Noite de Natal Inesquecível

Foi na noite de 25 para 26 de dezembro de 2016, que nós, alunos do 12.º A – 2016/2017, rumámos até Lisboa, acompanhados de alguns professores do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação, nomeadamente, das professoras Cláudia Olhicas, Margarida Castanho e Alexandra Ribeiro, do nosso Diretor de Agrupamento, José António Almeida e do filho do Diretor, João Almeida, no âmbito do projeto “Ao Encontro de Mudanças e Desafios, e de Crescimento Pessoal”. Neste novo desafio acompanhámos a Comunidade Vida e Paz em três voltas com as equipas de rua e entregámos aos muitos Sem-abrigo, que fomos encontrando, alimentos e agasalhos. Como grupo, achámos que esta missão teve um retorno muito positivo. Entendemos que todos crescemos um bocadinho enquanto alunos e seres humanos. Uma experiência que contribuiu, um pouco, para ajudar quem vive sem teto, mas que acabou por nos ajudar mais a nós alunos, pois no fim da noite, apesar de cansados e com frio, todos nós regressámos a casa, já de madrugada, com o coração cheio de alegria e paz. Naquela noite fomos realmente felizes! Como nota final não podemos deixar de agradecer àquela que foi a mentora de tudo isto, a nossa Diretora de Turma, Cláudia Olhicas, já que foi ela que nos incentivou e que nos tem feito ser um “exército de corações maiores”! Um grande e sentido obrigado professora! Ao Sr. Carlos Maia que fez a ligação à Comunidade Vida e Paz e ao nosso Diretor, José António Almeida, aqui expressamos também os nossos agradecimentos por nos permitirem participar de uma experiência inesquecível!

Pela Turma do 12º A,

Rodrigo Leitão e João Delgado




Concerto Solidário Por Ti Leonor