Selo Escola SaudávelMente

Agrupamento Verde Horizonte Mação distinguido pela Ordem dos Psicólogos com “Selo Escola SaudávelMente – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão” .

As práticas do Agrupamento Verde Horizonte – Mação ao nível da Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão foram reconhecidas e premiadas, pela Ordem dos Psicólogos.

O Selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão” 2019-2021, foi atribuído numa cerimónia realizada no âmbito do VII Seminário “Psicologia em Contexto Escolar”, que teve lugar a 27 de Novembro de 2019, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, numa organização conjunta da Direcção Geral da Educação e da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Esta distinção visa reconhecer o empenho de toda a Comunidade Educativa e o compromisso do Agrupamento, enquanto entidade promotora de políticas e práticas de intervenção com qualidade e inovação em aspetos cruciais para o desenvolvimento das crianças e jovens, posicionando-nos muito favoravelmente em indicadores como estrutura, organização e clima da escola, envolvimento da família e da comunidade, saúde psicológica, sucesso educativo e inclusão.

As Cartas

Não ao isolamento dos idosos!

Ano Letivo 2019/2020

“Empreendedorismo Social em Alunos do 3º Ciclo de Ensino Básico”

Mestranda Cláudia Sofia Marques Cordeiro


"O grupo recebeu, ao longo das primeiras 6 sessões conhecimentos mais teóricos: acerca da economia em geral; acerca da economia social, suas características e particularidades (fase em que entrevistaram o Presidente da Direção de uma associação jovem local, Os Magalhães); acerca do empreendedorismo de uma forma lata; e finalmente acerca do empreendedorismo social, com enfoque no conceito de inovação social.

Após esta fase, demos início àquilo que podemos chamar a fase de arranque da sua própria iniciativa, em que gradualmente foram dando os seus passos:

Primeiro escolher o problema social a tratar, escolha que foi feita de uma forma democrática. No seu caso, o tema mais votado foi o A Violência;

Seguidamente quisemos desbloquear o tema para conseguirmos visualizar as causas e efeitos do mesmo e, desta forma, chegarmos a aspetos mais operacionais. Foi este o caminho que nos trouxe a Mação, vulnerável, idosos, solidão. Ainda nesta fase, os alunos foram convidados a sugerir ações, tendo surgido várias sugestões diferentes, tendo sido o meu papel o de limitar as ações que não se enquadrassem em aspetos particulares do projeto como o tempo ou, em alguns casos, a falta da inovação.

Foi então que chegámos à iniciativa em si – combater a solidão dos idosos através de correspondência.

Como quaisquer empreendedores, a turma sentiu necessidade de criar parcerias, neste caso com a Câmara Municipal de Mação, para poder efetivar a sua ação, pelo que as cartas foram levadas aos idosos através da iniciativa municipal –Clube Sénior – do Gabinete de Ação Social. Criaram ainda um blog, https://cidadaniaverdehorizonte.blogspot.com.

Este blog serviu para dar expressividade à ação que estavam a desenvolver e, simultaneamente, dar conhecimento da enorme importância daquilo que estavam a fazer.

Na aula final, 12ª (prevíamos 11 mas sentimos necessidade de mais uma para ultimar alguns procedimentos), estivemos a dar conta das impressões produzidas pela iniciativa junto dos próprios alunos, denotando-se o contentamento dos mesmos perante o impacto que uma iniciativa tão simples como uma carta teve juntos dos idosos abrangidos.

Em suma, este projeto enquadrou-se na disciplina de cidadania e desenvolvimento e efetivamente cumpriu o seu objetivo pois levou os alunos a aprender e a executar, promovendo a originalidade, a resolução de problemas, a adaptação, o trabalho em equipa, a autonomia, entre outras competências, mas creio que seria interessante se não ficasse por aqui. Aliás, a própria parceira (Câmara Municipal de Mação) mostrou-se disposta a promover um eventual momento de encontro entre estas gerações, o que seria efetivamente muito interessante."

E efeticamente não ficou por "aqui"! O 8º A (2019/2020) continuou com a troca de cartas, tendo um aluno a função de Mensageiro.

Siga-nos em

https://cidadaniaverdehorizonte.blogspot.com.