Horizonte Solidário

Da solidariedade à felicidade!!!

Com pequenos gestos proporcionamos momentos únicos!!!

Selo Escola Amiga da Criança

Categoria Cidadania e Inclusão

2019-2020

Agrupamento Verde Horizonte Mação distinguido no ano letivo 2019/2020 com o Selo “Escola Amiga da Criança, na categoria Cidadania e Inclusão”, pela CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), LeYa e pelo psicólogo Eduardo Sá.

Esta distinção visa reconhecer “escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e essencialmente partilhar essas boas práticas.”


O Selo Escola Amiga da Criança” foi entregue no mês de junho de 2021, ao Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, projeto Horizonte Solidário, pela Representante da Associação de Pais do AEVH, Ana Filipa Heitor e Susana Martins, representante da CONFAP.

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SMARTHPNHONES E TABLETS


O HS iniciou, no dia 19 de maio de 2021, mais uma Campanha Solidária em prol das nossas crianças.

Trata-se da doação de Equipamentos Digitais Móveis, usados, que já não usamos, a funcionar ou a precisarem de reparação, SMARTHPHONES e TABLETS, que, depois de restaurados e formatados irão permitir apoiar os alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, em contexto escolar!

Assim, convidamos, pessoal Docente e não Docente, Alunos e Pais/Encarregados de Educação a colaborar connosco nesta Campanha, que irá até dia 2 de junho, na Escola Sede, na Escola do 1º Ciclo e Pré-Escolar - Mação e na Escola de Cardigos.

Na Escola Sede os equipamentos devem ser deixados na caixa que se encontra junto da papelaria e nas Escolas do 1º Ciclo e Pré-Escolar - Mação e na de Cardigos na portaria.

"JUNTOS TRANSFORMAMOS O MUNDO,

JUNTOS APOIAMOS QUEM MAIS PRECISA!"

Junte-se ao HS nesta iniciativa!

APADRINHAR UMA CRIANÇA

Apadrinhar uma CRIANÇA é influenciar parte do seu percurso de vida, a Infância…

O Projeto Apadrinhar uma CRIANÇA, assoma como consequência da conscientização das necessidades/fragilidades de algumas das crianças do pré-Escolar, do 1º e 2º Ciclos, do Agrupamento de Escolas de Mação, percecionadas no decorrer do último ano letivo pela equipa Horizonte Solidário.

Movida pela vontade de desenhar SORRISOS, a equipa HS, convida todos os interessados da Comunidade Escolar, designadamente, Professores, Alunos do ensino secundário, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais, a serem agentes de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana! AS NOSSAS CRIANÇAS PRECISAM DE NÓS! As mais desfavorecidas, as mais desprotegidas, as mais marginalizadas e fragilizadas! AS CRIANÇAS PRECISAM DE SER CRIANÇAS E DE SER FELIZES! As crianças precisam de afetos, e de acessos, à saúde e à educação, de forma plena! É por isso que apelamos a que se junte a nós numa missão que fará diferença! Apadrinhar uma criança é um ato de grande altruísmo, de muita responsabilidade, de muita disponibilidade, de permanente vontade em ajudar! Não basta querer… Fazer… é estar! Fazer… é acompanhar! Fazer… é transmudar o brilho no olhar de alguém! FAZER… é contribuir para melhorar a vida de alguém!

Perfil para apadrinhar uma Criança

- Estabelecer um vínculo afetivo com a criança que permita o seu bem-estar e desenvolvimento integral;

- Acompanhar a criança nas suas necessidades e características individuais;

- Orientar a criança no seu percurso escolar;

- Cuidar e ajudar para que a criança sinta harmonia e amor;

- Proporcionar ao(à) afilhado(a) momentos únicos de alegria e felicidade;

- Assumir as responsabilidades próprias deste vínculo.



A Equipa Horizonte Solidário, no âmbito da Feira Solidária on-line, agradece a todos os que, de coração, colaboram connosco: através da entrega de bens, compra, e aos que duplamente foram solidários, pela entrega e respetiva compra de artigos. O sucesso da feira a vós se deve!

Não podíamos deixar de salientar a brilhante entrega de pequenos mas grandiosos seres, de palmo e meio, do nosso Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, alunos do 1º ciclo da escola de Mação, pela quantidade de bens doados! Um grande obrigada!

Neste projeto do HS tivemos connosco no apoio à dinamização da feira alunos que, pelo seu contributo, nos encheram de orgulho! Obrigada ao Tomás Pereira, à Catarina Coelho, à Carolina Pereira, à Mafalda Lercas e à Mariana Branco. Obrigada, ainda, às alunas Maria Jana, Joana Rodrigues e Leonor Mendes.

Com o valor angariado entregámos três pares de óculos a alunos do Agrupamento.

Não podíamos deixar de agradecer à Ótica Saramago, Mação, pela disponibilidade demostrada!

Um grande obrigada a todos! "Juntos vamos mais longe!"

Dia nacional da prevenção do cancro da mama

- 30 de outubro 2020 -

4º Ano MAC 6

“A campanha Outubro Rosa começou na década de 1990 com a “Susan G. Komen Breast Cancer Foundation” visando reduzir índices de mortalidade via conscientização do diagnóstico precoce do cancro de mama e, a partir de 2011, de colo do útero. Evitar os fatores de risco e realizar exames simples de rotina são atitudes fundamentais para a prevenção. O tratamento envolve custosas etapas de cirurgia, quimioterapia, radioterapia, monitoramento e suporte emocional e familiar. Exige força interior e conhecimento por parte dos envolvidos. Em Poemas para o Outubro Rosa você encontra palavras de força e para a mobilização da prevenção. Inspire-se! Se alguém que você conhece precisar de incentivo, apoie!”

https://www.mensagenscomamor.com/poemas-para-o-outubro-rosa

“O Mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento "Onda Rosa" procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.”

A campanha acontece pelo 6º ano, “chegou a altura de voltar a desafiar a comunidade a entrar na Onda”.

https://www.ligacontracancro.pt/paginas/detalhe/url/onda-rosa

Feira Solidária on-line - 25 de novembro 2020

(das 16h às 19 h)

https://www.facebook.com/AEVHorizonte

Todos, alunos, pessoal docente e não docente, poderão contribuir com a entrega de um bem, em estado novo, que será vendido no decorrer da feira. A entrega desse bem (material escolar, adereços, acessórios, utensílios de cozinha, louças, objetos decorativos, entre outros) deverá ser feita de 2 a 20 de novembro, no pavilhão gimnodesportivo, junto das assistentes técnicas operacionais.

No dia da feira compra(e) o que te(lhe) fizer falta! Este gesto, duplamente solidário (doar e comprar) fará sorrir uma criança!

As receitas angariadas irão reverter a favor de alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação.

“Promover a cidadania ativa e solidária é um dever de todos, ajude-nos a ajudar!”

O Agrupamento de Escolas Verde Horizonte assume-se diariamente como elemento estratégico na melhoria da qualidade de vida no concelho de Mação e concelhos limítrofes.

São mais de sete centenas de crianças e jovens, oriundos dos concelhos de Mação, Abrantes, Gavião, Sardoal, Vila de Rei e Proença-a-Nova, que aqui concretizam a Missão do Agrupamento, definida no seu Projeto Educativo: “Acolher todos os alunos e proporcionar-lhes um percurso escolar de sucesso, potenciando um desenvolvimento pleno das suas aptidões e capacidades, preparando-os para a entrada no mercado de trabalho ou ingresso no Ensino Superior”, como jovens críticos, autónomos, versáteis, empreendedores e criativos. E um percurso de sucesso só é possível através da promoção de um acompanhamento efetivo e de proximidade, da diminuição das diferenças e fragilidades, da formação de cidadãos do mundo livres, responsáveis e solidários, conscientes de que as exigências da sociedade atual pressupõem não só o domínio de competências académicas, mas também a capacidade de aceitar desafios, de inovar e de conviver de forma solidária.

É, pois, baseado nesta vontade de diminuir diferenças e fragilidades e fazer CreS(c)er, que o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte criou, recentemente, a pensar na Comunidade Educativa, o Projeto Horizonte Solidário.

Convidamo-lo, por isso, a preencher um formulário, que nos ajudará a detetar as suas necessidades/fragilidades, sentidas ao longo do último ano, e as do seu agregado familiar, e ao qual deve responder de forma sincera a todas as questões.

As informações recolhidas através do formulário (aqui) serão tratadas de forma confidencial e a identidade de cada um dos inquiridos não será revelada em nenhum tipo de publicação.

Em situação de dúvida poderá contactar a Equipa do Projeto Horizonte Solidário/Agrupamento de Escolas Verde Horizonte – Mação, através do e-mail horizontesolidario@verdehorizonte.net.



Horizonte Solidário

UM PROJETO DE FELICIDADE

No Dar e Receber se constrói a solidariedade humana

Como tudo começou… Da espontaneidade numa sala de professores ... Do olhar atento e sensível ... Da constante preocupação em solucionar... Da necessidade ambiciosa de mudar o mundo de alguém... Da vontade de desenhar sorrisos... Do desejo de resgatar ou transmudar o brilho no olhar de alguém... Pela motivação em criar condições mais favoráveis à igualdade de oportunidades, melhorando a inclusão educativa... Pela vontade de preparar para a vida, participando em experiências únicas, marcantes em emoções.

Agrupamento Verde Horizonte Mação distinguido pela Ordem dos Psicólogos

Selo Escola SaudávelMente

Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão

2019/2021


OláNuma das minhas aulas de cidadania eu e a minha turma resolvemos escrever cartas para pessoas com muita mais experiência da vida do que nós, ou seja, pessoas idosas principalmente as que são mais isoladas.Falamos sobre as nossas experiências de vida, sobre o que gostaríamos de fazer no futuro, e sobre a nossa família no dia a dia.Na semana passada, recebemos as respostas às cartas que escrevemos. Quando comecei a ler a carta, fiquei muito espantado, porque percebi como a vida pode dar muitas voltas, como num momento se podia estar num sítio e, por disparate, podia-se ir parar a um sítio muito distante, tal como referiam na carta que me escreveram.Já escrevi outra carta e aguardo pela resposta.A.A
Ano letivo 2019/2020