Da solidariedade à felicidade!!!

Com pequenos gestos proporcionamos momentos únicos!!!

POR UMA CULTURA DE PAZ NA ESCOLA

OUTUBRO ROSA 2022

Infelizmente, os dados mais recentes apontam para o cancro da mama como o mais frequente em Portugal e no mundo e por isso, durante todo o mês de outubro, o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, através do Projeto Horizonte Solidário, em articulação com o PES, voltou a assinalar, com várias atividades, o Outubro Rosa.

Este ano, com o reaproveitamento de alguns materiais, já usados em anos anteriores, construiu-se a Moldura Rosa e posteriormente um padlet fotográfico.

Com pequenos apontamentos, embelezaram-se, na cor rosa, todos os Blocos da Escola Sede, do Agrupamento Verde Horizonte, e foram ainda dinamizadas, no dia 19 de outubro, duas sessões de sensibilização para a prevenção precoce do cancro da mama.

Para estas sessões foram convidados elementos do Grupo de Apoio de Abrantes, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Grupo de Apoio Concelhio de Mação. As mesmas destinaram-se às turmas de 12º ano (12ºA e 12ºB), e às turmas do Ensino Profissional, dos décimos e décimos primeiros anos (10ºB, 10ºC, 11ºC e 11ºD).

Através das ações desenvolvidas procurou-se, mais uma vez, alertar alunos, professores, assistentes técnicos e assistentes operacionais para a prevenção precoce do cancro da mama, e, ao mesmo tempo, HOMENAGEAR quem passou e passa pela doença.

No dia 19 de outubro foi ainda realizado um almoço convívio entre a equipa HS e todos os convidados que connosco colaboraram na dinamização das sessões.

A todos os que se envolveram nestas ações, o HS vem expressar publicamente a sua gratidão e destacar o seu maior agradecimento aos que se disponibilizaram a estar para partilhar, na primeira pessoa, o que foi ser… o que é ser um doente oncológico com cancro da mama.

Agradece assim, às seguintes individualidades: À Matilde Sacavém, coordenadora do Grupo de Apoio de Abrantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro, à Cláudia Almeida, Psicóloga da LPCC; à Paula Villaverde, coordenadora do Movimento Vencer e Viver, de Abrantes; à Julita Silvestre, ex-professora e voluntária do Movimento Vencer e Viver; ao Sr. Rui Cardoso, voluntário do Grupo de Apoio Concelhio de Mação e à Isabel Mendes, Técnica do Banco Local de Voluntariado de Mação.

O HS agradece ainda o maravilhoso almoço, que contou também com o "toque" dos alunos de Cozinha, que nos receberam, como é seu costume, com toda a pompa e circunstância! Para todos vós e para os Chefes, Raquel Rosa, Bárbara António e Tiago Ferreira, a nossa maior gratidão! "Juntos vamos mais longe!"

APADRINHAR UMA CRIANÇA

2022-2023

Apadrinhar uma CRIANÇA é influenciar parte do seu percurso de vida, a Infância… E nós, Horizonte Solidário, queremos continuar a influenciar o percurso de vida de algumas das nossas crianças, das mais frágeis e com necessidades evidentes, crianças do Pré-Escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos, e do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação.

Assim, convidamos Professores, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais, a serem agentes de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana!

AS NOSSAS CRIANÇAS PRECISAM DE NÓS! As mais desfavorecidas, as mais desprotegidas, as mais marginalizadas e fragilizadas!

AS CRIANÇAS PRECISAM DE SER CRIANÇAS E DE SER FELIZES! As crianças precisam de afetos, e de acessos, à saúde e à educação, de forma plena!

É por isso que apelamos a que se junte a nós numa missão que fará diferença!

Apadrinhar uma criança é um ato de grande altruísmo, de muita responsabilidade, de muita disponibilidade, de permanente vontade em ajudar! Não basta querer… Fazer… é estar! Fazer… é acompanhar! Fazer… é transmudar o brilho no olhar de alguém! FAZER… é contribuir para melhorar a vida de alguém!


Perfil para apadrinhar uma Criança

- Estabelecer um vínculo afetivo com a criança que permita o seu bem-estar e desenvolvimento integral;

- Acompanhar a criança nas suas necessidades e características individuais;

- Orientar a criança no seu percurso escolar;

- Cuidar e ajudar para que a criança sinta harmonia e amor;

- Proporcionar ao(à) afilhado(a) momentos únicos de alegria e felicidade;

- Assumir as responsabilidades próprias deste vínculo.

Caminhada em Família

14 de maio 2022

No dia 14 de maio de 2022, a Equipa HS promoveu uma caminhada gratuita, em Família, ao Cabeço da Cruz – Mação, para assinalar o Dia Internacional da Família, que organizou com a colaboração da Associação de Pais do AEVH e das Rotas de Mação.


Teve o apoio da Câmara Municipal de Mação e como patrocinadores as Empresas: Pepe - Indústria de Carnes Lda., que, gentilmente, nos ofereceu um presunto, que sorteámos no final da caminhada, mediante a aquisição de rifas, tendo o Senhor Leonel Mourato sido o feliz contemplado; e a Unicer - Ladeira de Envendos, que nos ofereceu, amavelmente, 150 águas, para hidratação dos participantes.


No final da caminhada houve ainda lugar ao sorteio de uma peça de arte, elaborada, manualmente, pela professora Fátima Agostinho, a qual entregámos à aluna Ana Rita Claro.


Esta atividade, que contou com 50 participantes, para além de ter potenciado o dialogo entre as famílias, criando vínculos de cumplicidade, e entre a comunidade, propiciou a prática de atividade física em contacto puro com a natureza, e permitiu ainda a todos, através da aplicação Metaverse, participar numa experiência interativa, que teve como finalidade a construção, em tempo real, de um mural de fotos.


Com a angariação do valor realizado com as rifas, conseguido previamente à data da concretização da caminhada, a equipa HS irá continuar a ajudar alunos, do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, cujas famílias apresentam maiores fragilidades económicos.

A todos, os que nos ajudaram, nestes objetivos,

um grande BEM-HAJA!

Uma Fita Pela Paz

Homenagem Simbólica ao povo Ucraniano


No mês de maio, numa iniciativa que juntou todos os níveis de ensino, do pré-Escolar ao Ensino Secundário, o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, através do HS, em articulação com a Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, homenageou, num ato simbólico, o povo Ucraniano.

Nesta iniciativa, de Solidariedade, alunos, professores e assistentes técnicos operacionais, colocaram mãos à obra e embelezaram, maioritariamente, cabides, com fitas, de diversos materiais, nas cores azul e amarelo, algumas escritas com lindas mensagens de reflexão, de AMOR e PAZ!



Pela Ucrânia!

Juntos pelo AMOR e pela PAZ!

COMEMORAÇÃO DO DIA...

INTERNACIONAL DA FELICIDADE


A equipa Horizonte Solidário assinalou não o dia Internacional da Felicidade, comemorado em todo o mundo a 20 de março, desde 2013, mas a semana da Felicidade, de 21 a 25 de março! Esta semana, veio mostrar a todos que o bem-estar, que ambicionamos, não é assim tão difícil de alcançar! Assim, em articulação com a Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com a equipa da Biblioteca Escolar, com o Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria e com o Curso Profissional de Estética de Massagem e Bem-Estar, desafiámos alunos, professores e assistentes técnicos operacionais a participar nas diferentes atividades concretizadas ao longo da semana:

- nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, até ao 3º ciclo – os alunos visionaram vídeos alusivos a "MOMENTOS DE FELICIDADE", com posterior relato, pelos alunos, de alguns momentos que os fizeram felizes e que contribuíram para a sua formação enquanto seres humanos;

- exposição "MEMÓRIAS FELIZES" – exposição de fotos, com momentos de felicidade da Comunidade Escolar;

- exposição "O LIVRO QUE ME FEZ FELIZ" com livros sobre temas diversificados, entregues pela Comunidade Escolar;

- mural “Os INGREDIENTES DA FELICIDADE" - para o qual a Comunidade Escolar foi convidada a refletir sobre… e a deixar escrito num placard o ingrediente principal ou a receita para se ser feliz;

- durante esta semana, os alunos do Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria confecionaram e ofereceram a toda a Comunidade Escolar uma iguaria doce, e as alunas do Curso Profissional de Estética de Massagem e Bem-Estar uma massagem às mãos.



Para refletir.... A Felicidade deveria viver em nós diariamente, ser sentida por todas as nações, ser a minha quando é a tua/ser partilhada e ser o sentimento mais nobre dos nossos objetivos de vida!

A Felicidade encoraja, determina vontades e aspirações, voos e crescimento!

Com ela, somos, sem quaisquer dúvidas, melhores seres Humanos!

AÇÃO SACO SOLIDÁRIO - NATAL (mais) Feliz!

A equipa Horizonte Solidário vem agradecer a colaboração de toda a Comunidade Escolar pelo contributo à Ação Natal (mais) Feliz, que permitiu a doação de trinta e dois (32) Sacos Solidários a alunos/famílias, do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação, entregues entre os dias 20 e 22 de dezembro de 2021. Vem, igualmente, agradecer aos patrocinadores, nomeadamente, à Sociedade de Refrigerantes Baía, pela doação de bebidas; ao Restaurante Castiço, pela doação de bacalhau; à Auditiv, pela doação de bolos-reis e à LeYa, pela doação de livros.

Aos alunos, Érica Dias, Carolina Pereira, Pedro Vicente, Madalena Durão, Joana Rodrigues, Margarida Saramago e Maria Matos um agradecimento especial pela maravilhosa entrega durante o processo de elaboração dos Sacos Solidários.

A TODOS UM ENORME OBRIGADA, PORQUE CONTINUAMOS A INSPIRAR PARA FAZER ACONTECER...

AÇÃO NATAL (mais) Feliz!

A passos largos para o Natal, a equipa HS vem apelar ao contributo de toda a Comunidade Escolar.

Vamos, juntos, tornar o Natal de algumas das nossas crianças/famílias (mais) feliz! Vamos, juntos, oferecer o maior número de Sacos Solidários!

Para esta ação, Saco Solidário - ação Natal (mais) Feliz, basta que, de 6 a 15 de dezembro, faça uma doação de um bem alimentar não perecível (sugestões de alimentos não perecíveis: café, açúcar, chocolate em pó, massa, arroz, feijão, grão, farinha, óleo, azeite, leite e sumos de pacote, latas de conserva tradicional - sardinha, cavala, atum, polvo, mexilhão, bacalhau, lulas, cogumelos, salsichas, ananás, pêssego - enchidos tradicionais, queijos secos, bacalhau, frutos secos, bolos secos/bolachas, chocolates, bolo rei/bolo rainha).

Deposite o seu donativo numa das caixas espalhadas pelas Escolas do Agrupamento Verde Horizonte!

Seja Solidário e ajude-nos a FAZER ACONTECER...

"É o motivo que engrandece a ação; é o fazer, não o feito." (Margaret Preston)

No dia Mundial da Gentileza...

Assinalado a 13 de novembro em todo o Mundo, este ano, durante toda a semana, de 15 a 19 de novembro, em todo o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, e em particular com uma série de atividade a 16 de novembro, na Escola Sede. Sensibilizámos alunos, professores e assistentes operacionais para a reflexão de palavras/frases, gestos, ações/atitudes que fazem diferença e tornam possível acreditar num mundo melhor!

  • Durante toda a semana, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, visionaram-se vídeos alusivos ao tema, discutiram-se palavres/frases, gestos/ações/atitudes;

  • No primeiro Ciclo da Escola de Mação foram, também, elaborados trabalhos, em exposição na cantina da Escola Sede, e na AEC (Atividade de Enriquecimento Curricular) de Teatro, as crianças trabalharam, harmonicamente, a expressão corporal com palavras/frases Gentis!

  • Visualize aqui: 1ºAno Mac1 1ºAno Mac1 1ºAno Mac1 1ºAno Mac1 1ºAno Mac2


  • No dia 16 de novembro demos VOZ à aluna Isilda Maseko, da turma 7ºB, que cantou e encantou professores, alunos e funcionários com a canção "A Million Dreams" , supervisionada e acompanhada, nos ensaios e no dia, pela Artista Residente do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte;

  • No mesmo dia, distribuíram-se pregadeiras, anéis e porta-chaves, mensagens de esperança, onde a Gentileza foi Rainha, e ainda foi possível oferecer massagens às mãos, pelo grupo de alunas do curso de Estética do Agrupamento de Escolas.

"PEQUENOS ATOS DE GENTILEZA TRANSFORMAM... QUEM PRATICA E SOBRETUDO QUEM RECEBE!"

SEJA SEMPRE GENTIL!

No painel de fotos e imagens, abaixo, a "reportagem" possível!

O HORIZONTE SOLIDÁRIO

PREPARA-SE PARA ASSINALAR

O DIA MUNDIAL DA GENTILEZA

O Dia Mundial da Gentileza foi pensado em Tóquio, Japão, no ano de 1996 e teve expressão oficial em todo o mundo a partir do ano 2000.

Incitar à reflexão sobre as boas ações, focando o poder positivo dessas mesmas ações, nas nossas vidas, são objetivos para quem assinala a data.

Na nossa escola, no ano letivo transato, um grupo de alunos da Turma do 9ºC, acompanhados por duas docentes, assinalaram o dia da Gentileza, tendo os mesmos realizado uma Caminhada Gentil por Mação, durante a qual recolheram lixo das ruas. Este ano, o Horizonte Solidário abraçou a ideia e está a preparar uma série de ações/atividades, algumas delas surpresa!

Estas atividades para além de nos fazerem perceber, a todos, o que realmente importa, para que possamos ser mais felizes, são também elas propícias ao bem-estar geral, contribuindo para melhorar a nossa saúde, assim nos dizem os estudos!

CONVIDAMO-LO A REFLETIR...

"A Gentileza gera Gentileza." (José Datrino)

"Uma palavra Gentil pode transformar o dia inteiro de alguém." (Mayara Benatti)

"Pessoas Gentis são mais felizes." (Piero Ferrucci)

"Ser Gentil torna o mundo mais colorido." (Movimento Gentil - RTP)

"A Gentileza abrange todas as formas de sabedoria." (Mayara Benatti)

"Seja Gentil quando for possível... e sempre é possível." (Dalai Lama)

"A Gentiliza não custa nada, mas vale muito." (Walter Quintela)

"Um sorriso quente é a linguagem universal da Gentileza." (William Arthur Ward)

"A Gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente Gentil não é suficientemente humano." (Joseph Joubert)

"A minha religião é muito simples. A minha religião é a Gentileza." (Dalai Lama)

" Gentileza é um ato de amor. Pratique-a, ensine-a, retribua-a, promova-a e espalhe-a por onde passar." (Mayara Benatti)

"Palavras Gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas seus ecos são verdadeiramente infinitos." (Madre Teresa de Calcutá)

COMEMORAÇÃO DO DIA GLOBAL DA DIGNIDADE

- 20 DE OUTUBRO 2021 -

“É no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, documentos de referência que contribuem para a tomada de decisões em matéria curricular adaptadas às especificidades dos alunos e à diversidade dos contextos educativos, que a comemoração do Dia Global da Dignidade é proposta aos docentes.” In Direção Geral de Educação

E, este ano, pela primeira vez, em estreita ligação com a Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento o Horizonte Solidário assinalou a data a convite do Sr. Diretor, José António dos Santos Almeida, através duma exposição de nuvens de palavras, por turma, e de desenhos alusivos ao tema elaborados pelos alunos do 1º ciclo e do pré-escolar.

Para as nuvens de palavras os alunos responderam à questão: “Uma vida digna significa...” Nos desenhos, crianças de palmo e meio representaram a frase: “Todos diferentes, todos iguais.” Os alunos puderam, ainda, debater/analisar/discutir, em aula, os cinco (5) princípios da dignidade.

No pré-escolar e primeiro ciclo, os princípios da dignidade foram apresentados através de palavras/frases curtas sobre o direito à vida, à saúde, à educação, o direito de ser livre, sobre o respeito, a solidariedade, o amor, a igualdade, entre outras.


Aos alunos e professores envolvidos, foram muitos, a equipa HS agradece por toda a dedicação!

Assim se educa e se prepara para a vida! Um bem-haja a todos!

VEJA ABAIXO O REGISTO FOTOGRÁFICO DO EMPENHO DOS ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR,

1º, 2º, 3º CICLOS E ENSINO SECUNDÁRIO

A equipa do projeto Horizonte Solidário irá desenvolver uma atividade no âmbito do OUTUBRO ROSA, para a qual apela à sensibilidade e participação de toda a Comunidade Escolar. Vamos juntos construir um Painel ROSA, símbolo da prevenção e da luta contra o cancro da mama!

A colaboração de todos os alunos e seus familiares, professores e assistentes operacionais é indispensável!

Doe uma fita cor-de-rosa, de tamanho considerável, com uma palavra escrita sobre o que representa para si o OUTUBRO ROSA, a pendurar no nosso Painel entre os dias 18 e 27 de OUTUBRO 2021.

Acreditamos que unidos, nesta causa, conseguiremos construir um Painel exemplar e transmitir, com todas as fitas nele inseridas, a maior onda de energia positiva para quem, no seu dia a dia, luta ou lutou contra o cancro da mama! A equipa do HS apela, também, para que todos vistam ROSA no dia 28 de OUTUBRO!

Esta é uma ação não só de sensibilização para a prevenção precoce do cancro da mama, mas igualmente de HOMENAGEM!

O REGISTO FOTOGRÁFICO INFRA É ALUSIVO AO PAINEL OUTUBRO ROSA, SÓ POSSÍVEL COM A COLABORAÇÃO DE TODOS: ALUNOS, PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO/FAMÍLIAS, PROFESSORES E ASSISTENTES OPERACIONAIS!

"JUNTOS VAMOS MAIS LONGE!" (Clarisse Lispector)

APADRINHAR UMA CRIANÇA

2021-2022

Apadrinhar uma CRIANÇA é influenciar parte do seu percurso de vida, a Infância… E nós, Horizonte Solidário, queremos continuar a influenciar o percurso de vida de algumas das nossas crianças, das mais frágeis e com necessidades evidentes, crianças do Pré-Escolar, do 1º e do 2º Ciclos, e mais recentemente do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação.

Assim, convidamos todos aqueles, Comunidade Escolar, nomeadamente, Professores, Alunos do Ensino Secundário, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais, a serem agentes de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana!

AS NOSSAS CRIANÇAS PRECISAM DE NÓS! As mais desfavorecidas, as mais desprotegidas, as mais marginalizadas e fragilizadas!

AS CRIANÇAS PRECISAM DE SER CRIANÇAS E DE SER FELIZES! As crianças precisam de afetos, e de acessos, à saúde e à educação, de forma plena!

É por isso que apelamos a que se junte a nós numa missão que fará diferença!

Apadrinhar uma criança é um ato de grande altruísmo, de muita responsabilidade, de muita disponibilidade, de permanente vontade em ajudar! Não basta querer… Fazer… é estar! Fazer… é acompanhar! Fazer… é transmudar o brilho no olhar de alguém! FAZER… é contribuir para melhorar a vida de alguém!

Perfil para apadrinhar uma Criança

- Estabelecer um vínculo afetivo com a criança que permita o seu bem-estar e desenvolvimento integral;

- Acompanhar a criança nas suas necessidades e características individuais;

- Orientar a criança no seu percurso escolar;

- Cuidar e ajudar para que a criança sinta harmonia e amor;

- Proporcionar ao(à) afilhado(a) momentos únicos de alegria e felicidade;

- Assumir as responsabilidades próprias deste vínculo.