Sou Anna Paula, arquiteta de formação que adora cozinhar e tudo aquilo que está relacionado à cozinha. Em 2020 me aventurei e fui a vencedora da 7ª temporada do programa Masterchef Brasil. Tenho convicção de que comida saudável é comida de verdade.
Os nomes podem até variar, fit, low carb, dieta disso ou daquilo, mas o conceito de comida saudável deve obedecer entre outras coisas a 3 princípios fundamentais:
Ser barato e acessível
Respeitar os saberes locais e os hábitos alimentares
Ser sanitariamente segura
Baseada nessa premissa nossa oficina culinária abordará o tema da comida saudável de forma leve e natural, sem ingredientes extravagantes tampouco exigências técnicas apuradas (mesmo porque eu não as tenho). Veremos que o ato de cozinhar não precisa ser enfadonho e a cozinha não é necessariamente um espaço de filme de terror. Ao longo dos nossos encontros vocês verão que com algum planejamento e umas cartas na manga cozinhar se torna hábito dos mais saudáveis.
5/10: O queridinho arroz e feijão
Noções de como cozinhar a dupla presente em todos os lares do Brasil, além das possíveis variações do tema. Tipos diferentes de arrozes e feijões, e outras leguminosas como lentilha, ervilha e grão de bico.
6/10: Macarrão é coisa séria
Molhos coringas e tipos de massa.
7/10: Salada não precisa ser tudo igual
Saladas variadas e molhos incrementados. Saladas de legumes, grãos, folhas e frutas, que fazem bonito como prato principal.
A CIA de Dança CAASO é um grupo de universitários (não restrito) de São Carlos com interesse por dança e expressão corporal, que entende a dança como um fator de proteção que promove saúde e bem-estar para a comunidade. O grupo não tem intenção de profissionalidade, priorizando a disseminação do hábito de dança bem como proporcionar um espaço livre para dança, criando, através da dança, laços e experiências.
Contemporâneo
Cheia de amor e afeto, a proposta do contemporâneo é trazer autoconhecimento para quem dança física e emocionalmente. Com aulas calmas e relaxantes, o dançarino é convidado a olhar para dentro de si e se expressar por meio de movimentos, com base em suas vivências e sentimentos. Além disso, a base clássica e a técnica contemporânea também são visitadas. O processo de descoberta dentro da dança é lindo e afeta todos os envolvidos!
Coreografias do TikTok
Febre no momento, a rede social “TikTok” traz muitos vídeos virais de coreografias chiclete. Nessa oficina, nossa proposta é passar as dancinhas que estiverem em alta para que os participantes possam postar e se divertir!
Funk
A aula mais animada e cheia de energia da CIA: o funk! Nela, passamos “técnicas” para fazer os passos de funk e o passo a passo das coreografias queridinhas! A aula de funk é um up no dia de qualquer um!
Hip Hop
Parte de um movimento cultural bem maior, a dança do hip hop vem para trazer mais gingado para o movimento, é muito abrangente e envolve a maioria das músicas de maior sucesso que consumimos. A diversão desse estilo é poder ajustar os passos para o seu conforto e colocar peso no corpo!
Stiletto
A dança de salto alto, ou stiletto, é um ritmo que traz muita sensualidade e empoderamento. Baseado nas divas do pop, o stiletto vem para aumentar a auto estima e fazer com que o dançarino se sinta poderoso em cima do salto! E, ah, se você não sabe ou não se sente confortável andando de salto, não tem problema: nós ensinamos o básico nas aulas e você pode começar sem salto e ir no seu tempo!
Patricia Cristina Silva Leme é educadora da Prefeitura do Campus da USP de São Carlos. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, mestrado e doutorado em Educação pela UFSCar. Coordenou projetos nacionais e internacionais nas áreas de educação e gestão ambiental. Publicou 6 livros e é coautora de 15 capítulos em livros. Durante 2016 e 2017 esteve voluntariando em centros de educação ambiental, fazendas orgânicas e monastérios budistas e hindus em 12 países na África, Europa e Ásia. Em 2017 formou-se como professora de ioga em Rishikesh, Índia, onde permaneceu por 6 meses atuando como assistente no ensino e práticas de ioga e meditação. Desde 2018 coordena o projeto "Cultura do bem-estar na vida acadêmica" na USP São Carlos, trazendo ioga e meditação para o meio universitário.
Nesta oficina, Patricia (Pazu) irá conduzir atividades simples, porém efetivas para o equilíbrio do corpo e mente. Por meio do ioga, de exercícios de respiração, de meditação e relaxamento, os participantes vão experimentar o bem estar físico e emocional que pode ser estendido/replicado às suas atividades cotidianas.
Materiais necessários:
tapetinho de ioga (ou canga, tapete que não escorregue)
almofada
água para tomar durante a atividade
Precauções: trata-se de uma atividade física para iniciantes e atividades de meditação. Se você tem alguma dúvida se tem condições de participar, pergunte ao seu/sua médico/a. De modo geral, quaisquer pessoas estão aptas a participar das atividades, exceto gestantes.