Em 2021, o curso de Bacharelado em Matemática (BMAT) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) completa 50 anos. É com muita alegria que gostaríamos de convidar vocês a participarem do evento virtual comemorativo desta data. Ele ocorrerá dia 7 de outubro às 19:30 neste link.
Inscreva-se neste link.
Galeria de fotos neste link.
"Matemática é foda."
"Pela afinidade com o funcionamento do Universo Matemático. Amor pela lógica, pela precisão, pelo infinito, pela liberdade de criar e investigar os espaços e estruturas e ao mesmo tempo ter metodologias claras para chegar às Verdades, os Teoremas. Por causa do gosto pela abstração e a facilidade de lidar com ela; pela beleza de modelar e traduzir o nosso mundo na linguagem matemática."
"Paixão pelos padrões na natureza, na matemática e nas artes."
"Sempre gostei de matemática, porém nunca cogitei em fazer graduação em matemática, no Ensino Médio ao me deparar com a temível "tomada" de decisão, vi que o curso que mais despertava interesse/curiosidade foi matemática (e também física não posso negar), mas ainda bem que escolhi o ICMC e a matemática rs, não me arrependo em nenhum momento."
"Entrei na Física e me apaixonei por Matemática, então transferi depois de um ano."
"No ensino fundamental descobri a OBMEP e com a OBMEP tive a oportunidade de participar do PIC Jr. O PIC me mostrou uma matemática diferente do que eu estava acostumada na sala de aula e me fez cultivar uma grande admiração por matemática. Assim, quando chegou a época do vestibular não foi difícil saber o que eu queria fazer para a vida."
"Gostava de zerar os bancos de questões da OBMEP como passatempo, depois descobri que dava para trabalhar com isso. Foi paixão mesmo."
"Ingressei no Bacharelado em Física no IFSC, porém por conta dos professores do ICMC que conheci lá me interessei muito mais pela forma como a matemática é feita. Depois do terceiro semestre, onde tive matérias muito mais voltadas para Física, decidi fazer a transferência para matemática."
"Escolhi pois no ensino médio eu comecei a gostar muito de matemática e tomei minha decisão de vez quando comecei a ler o filósofo lógico Wittgenstein."
"Sempre tive muita simpatia pela Matemática, desde os anos iniciais na escola. E, no último Ensino de Médio, tive um professor recém formado na UFSCar, que falava do curso superior de Matemática com brilho nos olhos... então foi fácil escolher!"
"Achava mais legal a parte teórica do curso de engenharia e resolvi tentar matemática. Terminei gostando do curso e hoje faço mestrado com o mesmo orientador da IC da graduação."
"Eu sempre quis entender como tudo funciona e achava que a matemática me daria essas respostas. Não foi bem isso que aconteceu mas desenvolvi outros amores por ela que hoje já sou incapaz de largar."
Rodolfo Sebastião Estupiñán Allan
"Comecei minha graduação em matemática na UNESP de Rio Claro, no fim 1999 transferi para USP de São Carlos. No decorrer da minha vida acadêmica, fui orientado pela Prof. Maria do Carmo Carbinatto, em sistemas dinâmicos, logo no fim da graduação fui aceito para o mestrado em Campinas, em 2001, sob orientação do Prof. Francesco Mercuri, que completei em 2004. Em 2006, durante o doutorado na Unicamp, fui aprovado no concurso docente para Universidade Federal de Mato Grosso, onde atuo desde então. Nos últimos anos tenho me dedicado à auxiliar a administração da minha Universidade, fiquei por 4 anos e meio como Coordenador de Curso de Matemática – Licenciatura e atualmente ocupo o Cargo de Gerente de Apoio Pedagógico junto a Pró Reitoria de Ensino de Graduação. Concomitantemente estou terminando meu doutorado em Física da Matéria Condensada, sob a orientação do Prof. Ricardo Bento, e a graduação em Bacharelado em Direito, ambos na própria UFMT, componho o Conselho Editorial da EdUFMT, o conselho fiscal da Fundação Uniselva e da IEL/FIEMT. Meus interesses atualmente são em Física da Matéria Condensada (espectroscopia vibracional), Direito Civil (vara da família e espólios) e Formação Docente."
Rogério Monteiro de Siqueira
"Cheguei em São Carlos para estudar matemática em 1997, vindo de Guarulhos, na grande São Paulo. Ao longo dos meus anos de estudos no ICMC, fui orientando da Profa. Maria Aparecida Soares Ruas no Bacharelado, e, no mestrado, do Prof. Carlos Gutierrez. Gostava de estudar geometria. Fiquei em São Carlos até o comecinho de 2003, quando me mudei para Campinas para fazer meu doutorado, na fronteira da geometria com a teoria de códigos, sob orientação da Profa. Sueli Costa. Defendi meu doutorado em maio de 2006, e passei a compor o quadro de professores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) em fevereiro de 2007. Uma curiosidade persistente pelas artes e humanidades e um rico convívio com colegas da área em Campinas e, depois, na EACH, acabaram me levando a adotar aos poucos a história e os estudos culturais como minhas áreas de predileção. Fiz dois estágios pós-doutorais em História das ciências matemáticas: em 2008, na Universidad de Sevilla, Espanha, e na Université de Paris 6, França, em 2012. Defendi minha livre-docência, em 2017, analisando o processo de gênese do matemático profissional, no Brasil, nas primeiras décadas do século XX. Sou vice-presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC). Atualmente, meus principais interesses de pesquisa são a história das ciências matemáticas, do livro e do periodismo científicos, a história da engenharia no Brasil, e a história intelectual no Brasil."
Sandra Maria Semensato de Godoy
"Ingressei no ICMC-USP em 1974 e concluí o Bacharelado em Matemática em 1977. Realizei o mestrado e o doutorado também no ICMC na área de Análise-Equações Diferenciais. Fui docente no ICMC desde 1980. Permaneci aí por 33 anos. Fui Coordenadora de Curso e, posteriormente, Coordenadora do Bacharelado em Matemática por muitos anos. E esse trabalho, que não era apenas burocrático, foi o que mais me encantou. A minha prioridade sempre foi a graduação e todos os assuntos relacionados a ela. Orientei inúmeras Iniciações Científicas, tentando sempre fazer nascer nos jovens estudantes o gosto pela pesquisa. Isso produziu alguns mestres por mim orientados e inúmeros doutores, em várias áreas, encaminhados por mim, para orientação, a colegas do ICMC ou de outras unidades da USP ou outras instituições."
Ton Marar
Nascido em Bauru (SP) em 04 de agosto de 1958, filho de imigrantes Jordanianos, é professor sênior do ICMC. Aposentou-se em maio de 2020, depois de 40 anos como professor do ICMC. Em 1993 foi promovido a livre docente com o trabalho Topologia das singularidades de aplicações. Antes, passou dois anos na universidade de Liverpool, Inglaterra. Fez o doutorado na universidade de Warwick, Inglaterra, entre 1985 e 1989. Defendeu a dissertação de mestrado em 1983, no ICMSC, sob a orientação do professor Oziride Manzoli Neto. Sua carreira como professor na USP iniciou-se aos 21 de idade, meses depois de obter o bacharelado em matemática foi contratado como Auxiliar de Ensino MS1 no então Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos. Entre 1978 e 1979 fez iniciação científica, orientado pelo professor Gilberto Francisco Loibel.
Amanda Carrijo Viana Figur
"Olás! Sou a Amanda Figur, formada no Bacharelado em Matemática do ICMC e atualmente mestranda na área de Computação Gráfica (ainda no ICMC). Eu gosto muito de ir no psicólogo, andar de bicicleta e tomar banho de rio/mar. Esperando vocês pra batermos um papo sobre como foi fazer a graduação no ICMC! Até lá! :)"Fernanda Martins Simão
"Cria da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), ingressei em 2017 no Bacharelado em Matemática no ICMC. Me formei durante a pandemia e no primeiro semestre de 2021 iniciei o mestrado em Matemática também no ICMC."
Giuliano Angelo Zugliani
Giuliano Zugliani entrou no Bacharelado em Matemática em 2002, onde foi orientado pelo Prof. Ton Marar, completou o mestrado em 2008, sob a orientação da Prof. Cidinha, e o doutorado em 2014, sendo orientado pelo Prof. Adalberto. Hoje é professor do IMECC/UNICAMP e sua área de pesquisa é a teoria geométrica de EDPs.
Luís Márcio Salge
"Sou formado em Bacharelado em Matemática pelo ICMC, também completei meu mestrado na mesma instituição. Hoje estou finalizando meu Doutorado em Matemática pelo ICMC. Realizo minha pesquisa na área de Equações Diferenciais Parciais, em especial estudo certos aspectos de Operadores Diferenciais definidos em espaços de Fréchet."