A Universidade Vale do Rio Doce (Univale) realizou a 18ª edição do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica, com tema: “Responsabilidade Social da Pesquisa Científica”, entre os dias 17 e 24 de outubro de 2020.
Esse evento, que vem sendo realizado sem interrupções desde 2003, tem por objetivo incentivar e promover discussões acadêmicas, envolvendo as diversas experiências em pesquisa científica desenvolvidas nessa Universidade e em outras Instituições de Ensino e Pesquisa regionais, estaduais e nacionais.
No curso de Pedagogia, estudantes, egressos e professores apresentaram 12 trabalhos em três salas virtuais, na Sessão temática 4: . Educação Contemporânea em Pauta: desafios da formação em todos os níveis do ensino.
confira os títulos dos trabalhos aqui e em breve disponibilizaremos os anais do simpósio.
Neste livro estão apresentadas diferentes nuances sobre a luta pela terra no vale do Rio Doce, pela perspectiva de assentados e lideranças do movimento social. Pesquisadores da UNIVALE, UFVJM (Campus Diamantina e Teófilo Otoni), UFV, UFJF (Campus G. Valadares), UFSC, Faculdade Castelo Branco (Colatina/ES), Instituto René Rachou (Fiocruz/MG), Faculdade Pitágoras (Gov. Valadares); agricultores, apoiadores e militantes envolvidos nas lutas contribuíram para a produção dessa coletânea.
A produção do livro cumpre uma das metas do Projeto O Vale do Rio Doce: a História dos movimentos sociais de luta pela terra, financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O Edital 12/2015 – Memórias brasileiras: conflitos sociais – apoiou financeiramente projetos para “resgatar e registrar memórias não contadas do Brasil”. Nesse sentido a história da luta pela terra, no vale do rio Doce, compõe parte destas memórias.
O projeto original propôs reconstituir os sentidos que o pertencimento a um movimento de luta pela terra adquire nessa região marcada pela sociabilidade agrária, traçando os impactos da atuação desses movimentos nas cidades em que se localizam e refletir sobre a atualidade dos mesmos.
Pelo Projeto, outro livro também foi produzido: Rumo à terra prometida. Diário de viagem de José Pavuna Neto; o autor relata fatos e suas impressões sobre a constituição do Assentamento de Reforma Agrária Cachoeirinha no município de Tumiritinga/MG.
Organizadoras do livro: Profª Drª Maria Terezinha Bretas Vilarino e Profª Drª Patrícia Falco Genovez (GIT/UNIVALE).
A professora doutora Maria Terezinha também é professora do curso de Pedagogia!
Você pode conferir a live aqui: www.youtube.com/watch?v=RcEWGLr_C-g
Os livros estão disponíveis nos sites:
projetosbic.wixsite.com/referenciasculturais/luta-pela-terra
projetosbic.wixsite.com/lutapelaterra
Também foram apresentados na abertura do 18º de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale os projetos desenvolvidos com a participação da professora doutora Eunice Maria Nazarethe Nonato, docente do GIT e do curso de Pedagogia. Acesse o link e confira a live: www.youtube.com/watch?v=96lX-HYGRv8