Meu nome é Maressa Batista Siqueira Souza, me formei na Universidade Vale do Rio Doce em 2018.1 e hoje estou no segundo período do meu mestrado em Avaliação, Supervisão e Educação no Instituto Piaget em Portugal. Qual a relação entre as duas coisas? É simples, sem toda minha vivência na UNIVALE, apoio e incentivo dos professores hoje esse sonho não seria possível.
O desejo do mestrado surgiu no meu coração no início da graduação, um sonho distante e que por vezes pensei ser impossível, as conversas com os professores e os momentos de troca pessoal, profissional e acadêmica só aumentavam essa vontade em mim, e assim que me formei comecei a “correr atrás” de tal.
Encontrei muitos obstáculos para que isso se tornasse possível, mas desistir nunca foi uma opção, e assim larguei tudo no Brasil e me mudei para Portugal para viver esse sonho. Fácil não é, a distância, a mudança, a nova rotina e as inúmeras diferenças principalmente na educação me fazem mudar e aprender a cada situação, as experiências que tenho vivido não caberiam aqui, mas espero um dia, tão breve compartilhar tudo.
Os cursos, palestras e seminários que participei como ouvinte e como apresentadora durante a graduação foram de suma importância não somente para o meu desenvolvimento pessoal, social, mas também indispensável para o processo seletivo do mestrado. Ter sido bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) me abriu portas e me rendeu uma discussão riquíssima aqui.
Por que escolhi outro país? Também é simples, poder levar para o Brasil uma outra realidade, novas experiências, métodos utilizados na Europa e inúmeras práticas diversificadas, não tem preço que pague. Sim! Eu me formo e volto para o Brasil com a bagagem mais recheada e o coração cheio de vontade de mudança, porque se tem uma coisa que aprendi na UNIVALE é que a mudança começa em nós e se cada um buscar se aperfeiçoar, nunca se acomodar, sempre almejar o novo podemos mudar o mundo, não somente o nosso país!
Deixo aqui minha eterna gratidão a tudo que essa universidade me proporcionou, a tudo que tem me possibilitado conquistar e espero tão breve voltar a fazer parte de uma instituição tão séria e importante para nossa cidade que permite seus alunos desbravarem o mundo e nunca esquecer que tem para onde voltar.