Na aula de práticas educativas com crianças, a professora Karla Nascimento e as estudantes acionaram as memórias afetivas por meio de objetos significativos que fizeram parte de suas infâncias.
As estudantes do 3º período deram um show sobre substantivo juntamente com professora Elizabete Carvalho, ao levarem atividades práticas para a compreensão da gramática.
O fruir artístico perpassa as atividades do curso de Pedagogia. E não foi diferente na aula magna do primeiro semestre e abertura do Seminário Integrador do curso. A pedagoga, musicista e coordenadora artística do projeto Contarolar, Dani Pinho, contou, cantou e encantou a todos/as. As estudantes participaram de dinâmicas em grupo a partir de textos referência sobre a arte como linguagem e a arte como fruição.
O momento de reencontro das turmas não foi presencial, infelizmente, ainda devido à suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia do COVID-19, mas foi pleno de afeto e celebração por estarmos juntos/as novamente.
Ah, e é claro, nossas boas-vindas às estudantes e professores foi no ritmo da música popular brasileira com a talentosíssima cantora valadarense, Érica Timóteo!
O Seminário Integrador do curso de Pedagogia acontece semestralmente abordando temáticas escolhidas pelas/os estudantes e professores que promovem a interdisciplinaridade, o protagonismo e o diálogo com profissionais em exercício, bem como com egressos do curso, cumprindo as orientações constantes no Projeto Pedagógico do curso – PPC.
Para 2020/2,a partir da leitura do momento vivenciado com a pandemia da COVID-19 de suspensão das atividades remotas nas escolas da Educação Básica e Ensino Superior, o tema escolhido foi: “Os desafios da Educação em tempos de Pandemia”.
Espaço rico de discussão sobre os fazeres docentes no contexto de pandemia, desafios e possibilidades.
Diálogo com que tá no chão da escola sobre a importância de monitorar os processos educacionais.
Momento para ampliar os conhecimentos, alcances e limites das avaliações externas.
Aula super especial com a presença da professora mestre Alessandra Amaral para dialogarmos sobre os territórios do brincar no contexto da pandemia do COVID-19, com o distanciamento social e aulas suspensas na Educação Básica.
O momento de foi de integração entre as disciplinas Práticas com Crianças, ministrada pela professora Karla Nascimento e Antropologia e Educação, ministrada pela professora Maria Terezinha Bretas Vilarino.
Interação da universidade com a rede pública para propiciar às estudantes em formação conhecerem as vivências de uma gestora da rede municipal e o projeto Jovens gestores. O projeto fomenta a participação cidadã desde a Educação Infantil até os Anos Finais do Ensino Fundamental nas tomadas de decisões da escola.
Diálogo com profissionais em exercício é uma prática constante no curso, e dessa vez foi para conhecer melhor as especificidades da avaliação na Educação Infantil, que deve atentar-se à observação, registro e acompanhamento das crianças, a partir da escuta ativa e da compreensão da criança como sujeito socio-histórico.
O contexto de pandemia e os desafios da educação conduziram nossos olhares , reflexões e práticas durante esse semestre, provocando e inspirando atividades interdisciplinares como o seminário integrador. E nada melhor que a arte para expressar as vivências desse tempo , para refletir sobre os desafios, possibilidades, sentimentos, aprendizagens e expectativas para o futuro.
As produções realizadas pelas estudantes estão de tirar o fôlego! Podcasts, vídeos, ilustrações e poemas farão parte da mostra. Ah!!! E tem produção dos professores também, claro!