A Unicesumar disponibiliza uma infraestrutura para atender a comunidade acadêmica assentada em 21 hectares de campos, com mais de 100 mil m² de área construída, que contém:
100 Laboratórios
2 Quadras de Tênis.
211 salas de aula, todas com projetor multimídia, som, computador e internet.
3 Ginásios de Esportes cobertos, o principal deles com capacidade para 3.000 pessoas.
2 Restaurantes.
4 Lanchonetes
4 Anfiteatros.
6 clínicas (Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Estética).
Academia.
Agência de Turismo: CESUTOUR.
Biblioteca Central e Biblioteca da EAD.
Campo de Futebol Suíço.
Centro de Biotecnologia.
Centro de Hospitalidade (Hotel e Restaurante-Escola).
Estacionamento asfaltado para mais de 3 500 veículos.
Farmácia-Escola.
Fazenda-escola Experimental.
Hospital Veterinário.
ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Juizado de Pequenas Causas.
Livraria Campus.
Museu.
Núcleo de Prática Jurídica.
Pista de Atletismo.
Piscina semiolímpica coberta e aquecida.
Rádio Universitário Unicesumar: RUC, FM 94,3.
Rede Wi-Fi em todo o Campus de Maringá.
TV Unicesumar – Canal 28 UHF.
10 Estúdios de EAD
Além dos espaços para as atividades de ensino, investigação científica e extensão há, ainda, uma área total de 15.939m2 para a convivência de estudantes, professores, tutores, coordenadores e técnicos administrativos.
O curso conta, também, com um espaço próprio para a coordenação com infraestrutura completa. O espaço tem uma dimensão adequada, boa iluminação, acústica, ventilação e acessibilidade e dispõe de computador individual ligados à internet.
Nesse espaço, o coordenador tem espaço para guardar seus materiais de trabalho e receber professores e estudantes com privacidade e segurança. O coordenador de curso conta com os recursos de tecnologias da informação e comunicação apropriados para sua interação com todas as atividades do curso.
O InspiraSpace busca exaltar a experiência dos estudantes como um fator determinante para o aprendizado bem-sucedido, além de propor novas experiências profissionais aos docentes. Baseado em uma sala dos professores e estabelecendo-os como atores de transformação educacional, o projeto foi desenvolvido e implementado no ano de 2020 para viabilizar a exploração, construção e experimentação por meio do aprendizado coletivo.
Para atingir o resultado esperado, a criação do InspiraSpace foi idealizada a partir de uma série de conceitos. Um deles é o Cultura Maker, uma metodologia que propõe o aprendizado por meio da atividade, estimulando alunos e professores a colocarem a “mão na massa”. Além disso, o InspiraSpace também engloba métodos de aprendizagem colaborativa e criativa, formação continuada dos professores, psicologia ambiental e o uso de tecnologia para potencializar o processo de ensino e aprendizagem.
Além de contemplar conceitos educacionais de inovação, os espaços que integram o InspiraSpace foram idealizados com base nos quatro pilares da Unicesumar: profissional, intelectual, emocional e espiritual. No âmbito profissional, a proposta é que o espaço propicie colaboração e conhecimento entre os professores. Para isso, eles poderão utilizar os Quiosques de Tecnologia Educacional, com recursos como, quadro de ideias, acesso às plataformas da Google, da Microsoft e aplicativos variados. Já para estimular o aspecto intelectual, foram instalados totens de metodologias e aparelhos de TV, com a expectativa de que os docentes estejam sempre antenados no que acontece ao redor do mundo.
Um desses espaços é a Sala Gravidade Zero, composta por carteiras modulares que podem ser dispostas de diferentes maneiras, respondendo à necessidade do momento. A Sala Chuva de Meteoros, também chamada de Sala de Ideação, é destinada a momentos em que o objetivo seja liberar o processo criativo. Para isso, são utilizadas estratégias visuais que sintetizam as ideias de maneira lúdica e colaborativa.
As salas de aula são amplas, confortáveis, arejadas e bem iluminadas; possuem computadores conectados à internet, tela de projeção e retroprojetor multimídia fixo à disposição do professor. As cadeiras são independentes e confortáveis. O quadro de escrever é amplo e curvo para facilitar a leitura de qualquer ponto da sala e há um mural para divulgação de informações pertinentes à turma. Possui outros recursos cujas ações são comprovadamente exitosas.
Todas as salas são equipadas e contêm, em média, 4 (quatro) ventiladores. As janelas possuem cortinas para bloqueio da luz durante o dia e as portas possuem janela de vidro para a visualização interna. Uma equipe de funcionários se responsabiliza pela manutenção técnica e de limpeza das salas, e sua configuração espacial permite mudança de posição das carteiras, possibilitando distintas situações de ensino e aprendizagem.
O curso tem a sua disposição laboratórios de informática nos polos utilizados para realização das atividades, bem como para assistir às aulas ao vivo ou por demanda.
Para o desenvolvimento dos projetos de ensino, são disponibilizados softwares especializados, que são atualizados sempre que o mercado absorve a utilização de uma nova versão dos mesmos. Há versões de softwares que se consagram e mesmo havendo uma versão mais atual, em muitos casos, esta passa a ser utilizada após longo período de tempo.
Os equipamentos utilizados possuem capacidade de memória e processamento adequados às exigências dos softwares utilizados, garantindo que a aprendizagem dos acadêmicos não seja comprometida. Sempre que os equipamentos se tornam obsoletos para a finalidade específica, são realocados. Para manter atualizados estes softwares nos laboratórios de informática, o polo de apoio presencial segue um plano de atualização dos programas. Isso considere a qualidade de atendimento e garante que o estudante terá a ferramenta necessária para desenvolver a atividade proposta.
Os laboratórios de informática contam também com acesso à internet, permitindo maior flexibilidade na realização das atividades dos estudantes. O acesso aos laboratórios é facilitado, possuindo rampa, quando necessário, permitindo o acesso de cadeirantes e pessoas com outras necessidades educacionais especiais.
A Biblioteca Universitária (BU) é organizada de forma centralizada quanto à compra e assinatura do material informacional destinado aos cursos de graduação oferecidos pela Unicesumar com o objetivo de propiciar o crescimento racional e equilibrado do acervo.
O acervo da Biblioteca é composto por 420.000 exemplares, constituído de livros, periódicos, livros de referência, coleções especiais, vídeos, banco e bases de dados. A Biblioteca conta com:
BASES DE DADOS PAGAS:
EBSCO – Acesso a E-books e Artigos Científicos, Áreas de Humanas e Saúde;
EBSCO Odontologia – (Específica);
o UP TO DATE – Especificamente para o Curso de Medicina, atendendo também os outros Cursos da Saúde;
RT – Revista dos Tribunais – com acesso a mais de 36 títulos de Revistas específicas para o Curso de Direito;
IEEE - Curso de Engenharias e Informática;
CENGAGE – Especificamente com E-books para o Curso de Estética.
BASES DE ACESSO LIVRE:
Portal de Periódicos - CAPES;
Portal de Periódicos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina);
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD);
Banco de Teses da Capes;
Scielo; Scirus – for Scientific Information Only; RDU – Repositório Digital Cesumar.
BIBLIOTECA VIRTUAL
PEARSON – com mais de 7.300 títulos de livros em todas as áreas.
MINHA BIBLIOTECA – com mais de 9.600 títulos em todas as áreas.
Todo o acervo é informatizado e funciona em rede; o Software utilizado é o PERGAMUM, possibilitando a consulta e a alimentação das bases de dados simultaneamente. O Sistema de Gerenciamento de bibliotecas é utilizado nas principais universidades brasileiras; permite controle e acesso a módulos de consulta, catalogação, circulação, e o Autoempréstimo e hoje está presente também nas Bibliotecas da Unicesumar, em que o próprio estudante faz o empréstimo de seus livros.
Como previsto no PDI da Instituição, a biblioteca tem uma política de aquisição do acervo centralizada, que atende as sugestões dos professores encaminhadas à Biblioteca em formulário próprio, validado pelo NDE e assinado pelo Coordenador do Curso.
Essa política tem em vista contar com o envolvimento dos professores na seleção do acervo físico das Bibliografias Básica e Complementar dos Cursos; está tombado e informatizado e o acervo virtual possui contrato que garante o acesso ininterrupto pelos usuários e ambos estão registrados em nome da IES, bem como no gerenciamento dos recursos disponíveis.
A política de atualização do acervo, que considera as sugestões dos estudantes e dos bibliotecários, é permanente e feita por meio de compras, doações, permutas e o intercâmbio de periódicos nacionais e estrangeiros, por meio da troca com títulos editados pela Instituição.
O controle e acompanhamento do acervo é efetuado pela Reitoria e Pró-Reitorias com o objetivo de conduzir um crescimento racional, consistente e equilibrado, que atenda aos interesses da comunidade universitária da Unicesumar.
O acervo do curso de Administração está atualizado, atende aos componentes curriculares e ao desenvolvimento de competências e habilidades descritos no PPC; nos títulos virtuais a Instituição garante o acesso contando com instalações e recursos tecnológicos que atendem à demanda, bem como acesso à internet e uso de ferramentas de acessibilidade e de soluções de apoio à leitura, estudo e aprendizagem. A Biblioteca conta com um Plano de Contingência elaborado e organizado para garantia do acesso e do serviço.
O “Conexão ao vivo” é um programa semanal, ao vivo, com duração de uma hora, direcionado ao público interno da instituição – sede e polos. O programa é construído inteiramente com informações internas, a partir de fontes internas e que podem nortear as ações das próximas operações.
O Conexão ao vivo tem por objetivo mais do que noticiar, manter os colaboradores informados a respeito de tudo que acontece na sede. Desde novidades em campanhas, até tratativas de cursos e projetos, a ideia é que o colaborador saiba tudo em primeira mão nesse programa. Para atingir o objetivo o programa é construído com informações dos últimos dias e que podem nortear as ações das próximas operações, além disso, tem entrevistas com diferentes áreas da instituição, como pedagógico e comercial, além de reportagens sobre os cursos, dando aos polos mais informações. Esse conjunto faz com que os colaboradores se sintam pertencentes à instituição, além de fomentar cada vez mais a participação e a cultura organizacional.
O programa acontece todas as segundas-feiras, às 16h (horário de Brasília) e é transmitido ao vivo e por demanda para todos os colaboradores da EAD, dentro do portal NEAD.
No dia do programa, de manhã, todos os colaboradores recebem por e-mail a pauta do programa daquele dia. O objetivo disso é despertar ainda mais a curiosidade e desejo de assistir e ficar por dentro das novidades.
O programa é no formato ao vivo, isso para que os colaboradores possam além de assistir, interagir com quem está apresentando e esclarecer possíveis dúvidas a respeito do que está sendo apresentado. No estúdio, o programa tem uma apresentadora que recebe, entrevista e auxilia os convidados na apresentação. Mas, para que o conteúdo continue sempre sucinto e atraente, o programa é composto também por reportagens e entrevistas, ou seja, recursos que mantém os colaboradores atentos durante todo o programa, mesmo que com uma hora de duração.
Participam da Conexão porta-vozes de todas áreas da instituição, de acordo com a necessidade. Nenhum participante é fixo e os tempos e ordem de apresentação variam de acordo com os assuntos a serem apresentados.
O Comitê de Ética em Pesquisa da Unicesumar (CEP) constitui um colegiado multi e transdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para garantir padrões éticos no desenvolvimento da pesquisa envolvendo seres humanos. Dentre seus objetivos, destacam-se:
I. defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade;
II. orientar no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos;
III. analisar e emitir parecer de acordo com os princípios éticos emanados pela Resolução nº 196/96 e complementares do Conselho Nacional de Saúde sobre pesquisas que envolvam a utilização de seres humanos, e pelas normas e orientações da Comissão Nacional de Ética em pesquisa (CONEP/MS).
Em 2012, a CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), foi criada pela Resolução do CNS 196/96 tendo como principal atribuição o exame dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. Como missão, elabora e atualiza as diretrizes e normas para a proteção dos sujeitos de pesquisa e coordena a rede de Comitês de Ética em Pesquisa das instituições de todo o Brasil. Neste mesmo ano foi implantado a Plataforma Brasil, por onde dá-se toda a tramitação para avaliação dos projetos que envolvem seres humanos, antes protocoladas exclusivamente nos CEPs institucionais.
Observamos o avanço tecnológico produzir nos últimos anos, especificamente nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), uma necessária reflexão sobre o ensino, a pesquisa e a extensão. Tais avanços influenciam nossas vidas nos mais diversos aspectos, entre eles a maneira como articulamos o ensino, pesquisa e a extensão. É difícil alguém esperar que o jornaleiro apresente a edição mensal da enciclopédia para ficar sabendo das últimas novidades ou se atualizar. Nos dias atuais, a informação está acessível em tempo real, direto na palma da mão ou na tela do computador. Nossa habilidade em aprender aquilo que precisamos para o futuro pode ser mais importante do que aquilo que sabemos no presente. Essa premissa nos faz lembrar que um dos objetivos da educação instrucional não é ensinar coisas que já estão nos livros e na internet, é proporcionar condições para a integração dos conteúdos, mediando a compreensão do estudante no tocante ao papel das diferentes ciências nas soluções dos problemas, aprendizagem baseada em problemas e metodologias ativas de ensino e aprendizagem. É provocar a alegria de pensar, de fazer o novo e de superar os desafios.
Os cursos de pós-graduação lato sensu, denominados cursos de especialização de nível superior e a Educação Continuada (Cursos Livres e Cursos de Aperfeiçoamento) são ofertados nas modalidades presencial e a distância, em consonância com as políticas institucionais definidas pelo Conselho Universitário (Consuni) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). A Pós-Graduação Lato Sensu, estruturada com princípios éticos e profissionalismo, tem por objetivo a formação de pessoal qualificado técnica e cientificamente para o exercício das atividades profissionais, oferta de educação de qualidade que permita gerar uma conversão integral das pessoas ao conhecimento e o aprofundamento em determinada área do conhecimento filosófico, científico, teológico, artístico ou tecnológico.
Os cursos de pós-graduação lato sensu são destinados a candidatos graduados no ensino superior e os demais cursos de Educação Continuada (Cursos Livres e Cursos de Aperfeiçoamento) são destinados a comunidade acadêmica geral e visam a capacitação, o aperfeiçoamento, o desenvolvimento de habilidades e atualização em uma determinada área do conhecimento.
Para a política de ensino de Pós-Graduação Lato Sensu, o Unicesumar estabelece, no presente PDI, o compromisso institucional de ampliação da oferta de ensino; aperfeiçoamento das interações entre graduação e pós-graduação; políticas de interação com egressos, fortalecimento das políticas de acessibilidade educacional e do atendimento às demandas socioeconômicas das regiões atendidas pela sede, campi e polos de apoio presencial presentes em todos os Estados do Brasil.
De modo estratégico, alinhado à Missão, Princípios e ao desenvolvimento institucional proposto, são políticas institucionais para o Ensino de Pós-Graduação Lato Sensu:
Fortalecimento da Pós-Graduação Lato Sensu, respeitando os padrões de qualidade, a legislação vigente, a articulação da oferta dos cursos lato sensu com as áreas da graduação, de modo a formar cidadãos para o desenvolvimento profissional e social da região e do país;
Implementação de práticas pedagógicas inovadoras e metodologias diversificadas que corroborem para a melhoria da aprendizagem;
Estímulo a criação e implementação de metodologias inovadoras nos cursos de Educação a Distância, tendo por objetivo a construção significativa de conhecimentos;
Avaliação continuada do ambiente profissional regional para a criação e aprimoramento de cursos de Pós-graduação coerentes com as demandas identificadas;
Promoção do estabelecimento de relações em parceria e cooperação com programas de pós- graduação de instituições universitárias e de pesquisa do país e do exterior;
Responsabilidade social, ultrapassando os limites geográficos e ofertar educação superior de qualidade para qualificação profissional;
Ensino orientado por professores qualificados e titulados (mestres e doutores);
Ampliação dos mecanismos de apoio à publicação para professores e acadêmicos;
Incentivo constante da participação de professores e estudantes de pós-graduação em eventos científicos, tecnológicos e culturais;
Estímulo para apresentação e publicações de artigos científicos;
Flexibilidade curricular como condição de aprimoramento mais amplo nas áreas de conhecimento.