Gestão pode ser definida como uma ação que busca manter as relações sinérgicas entre pessoas, organizações estruturas organizacionais e os recursos existentes. O gerenciamento de riscos tem por objetivos o aumento da ocorrência da probabilidade e do impacto dos eventos positivos; e, a redução da probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto, processo, organização e na saúde do trabalhador.
De forma geral, as metodologias utilizadas no gerenciamento de riscos contemplam: identificação e caracterização de ameaças; avaliação da vulnerabilidade; determinação do risco; identificação e priorização de medidas de redução de risco.
De acordo com o padrão ISO 31000 - Gerenciamento de Riscos - Princípios e diretrizes de implementação, aplicado no Brasil nos termos da ABNT 31000 – Gestão de Riscos – Princípios e Diretrizes, o processo de gerenciamento de risco pode ser realizado em várias etapas: estabelecimento do contexto; identificação dos riscos potenciais; avaliação dos riscos; tratamento dos riscos; monitoramento e análise crítica; e, registros do processo de gestão de riscos.
Para sistemas de gerenciamento de segurança e saúde ocupacional e pode ser alinhado com os sistemas de gerenciamento ISO 9001 e ISO 14001 existentes, formando o Sistema de Gestão Integrado (SGI).
A ISO 45001, ainda não publicada, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), terá requisitos para permitir que uma organização possa fornecer um ambiente de trabalho seguro e saudável, evitando lesões relacionadas ao trabalho e/ou saúde física, com melhoria proativa do desempenho da gestão de saúde e segurança ocupacional.
O Ciclo PDCA, círculo/ciclo de Deming, é uma metodologia de gestão em quatro passos, que tem por objetivo a melhoria do nível de gestão por meio do controle de processos e atividades, implementando uma padronização nas informações e reduzindo as possibilidades de erros nos processos decisórios. Tem por objetivo a melhoria contínua dos processos ou das etapas de um processo, e está diretamente relacionado com os fundamentos da gestão da qualidade. O processo consiste em atividades planejadas, que se repetem e não têm um fim pré-determinado.
PDCA é a sigla (em inglês) para as etapas da metodologia:
1. P: do verbo “Plan”, ou planejar (metas, objetivos, métodos, procedimentos e padrões), ou seja, estabelecer um plano.
2. D: do verbo “Do”, fazer ou executar (as tarefas planejadas), colocar o planejamento em prática.
3. C: do verbo“Check”, checar, analisar ou verificar (os resultados das tarefas executadas), ou seja, comparar os resultados da prática com o planejado.
4. A: do verbo “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas, ou implementar ações para adequação das diferenças do planejamento inicial.
Gerenciar a saúde e a segurança raramente pode ser alcançado por intervenções pontuais sendo necessária uma abordagem sustentada e sistemática e isso nem sempre exige uma gestão formal de saúde e segurança. O Ciclo PDCA ajuda a alcançar um equilíbrio entre os sistemas e aspectos comportamentais da gestão. Também trata da gestão da saúde e segurança do trabalhador como parte integrante da gestão geral, em vez de como um sistema autônomo.