Professor:
Esp. Thiago Vieira Souza
Conhecer o histórico da Ergonomia e sua evolução no ambiente do trabalho e apresentar o panorama da Ergonomia no Brasil.
Identificar as diferentes áreas de abrangência da Ergonomia e apresentar os conceitos básicos utilizados na área ergonômica.
Compreender a aplicação da Ergonomia nos processos produtivos, conhecer a aplicação da Ergonomia nos diversos setores da atividade produtiva, bem como os principais riscos ergonômicos.
A seguir, apresentam-se os tópicos que você estudará nesta unidade:
Definição e evolução da ergonomia
Áreas de abrangência da ergonomia
Ergonomia aplicada ao trabalho
Caro(a) aluno(a), neste encontro teremos o prazer de iniciar os nossos estudos em Ergonomia. Nas aulas a seguir, serão abordados diversos assunto que serão fundamentais para sua atuação ergonômica, assim como prepará-lo para exercer com excelência a sua profissão. Nos nossos encontros, serão respondidas questões, como: afinal, o que é Ergonomia? Para que utilizá-la? Para que serve? Ela é empregada nas atividades produtivas e nos processos de produção?
Sendo assim, estudaremos toda a trajetória percorrida por essa ciência no Brasil e mundo, entendendo como foi ocorrida a sua evolução ao longo dos anos. Além disso, serão apresentados os conceitos de Ergonomia no campo acadêmico Então, você, caro(a) aluno(a), perceberá que não existe um único conceito, na verdade, são diversos conceitos aplicados a essa ciência. Entretanto, não há certo ou errado, mas sim um complemento de informações para permitir ao aluno um melhor aprofundamento do tema.
Além disso, aprenderemos as áreas de abrangência da Ergonomia e os principais conceitos utilizados nessa disciplina, para que nos nossos próximos encontros você consiga compreender os “jargões” usados nessa temática, como: acidente de trabalho, atividade e tarefa.
Para finalizar o nosso estudo, serão apresentas as diversas atuações da Ergonomia no mundo do trabalho - e você, caro(a) aluno(a), verá que ela está presente em variadas áreas da atividade produtiva, como a indústria, comércio, agricultura e, inclusive, no seu dia a dia – bem como os riscos ergonômicos reconhecidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Pronto(a) para se aventurar nessa importante temática? Espero que, nessas aulas, possamos compartilhar muitos conhecimentos e que você consiga absorver o máximo de informação possível.
Bons estudos!