Prof. Gustavo Mockaitis, Eng., Ph.D.
Prof. Gustavo Mockaitis, Eng., Ph.D.
Cordiais saudações!
Eu sou Gustavo Mockaitis. Sou professor na Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e minha trajetória acadêmica sempre esteve ligada à busca pelo desenvolvimento de processos sustentáveis. Me formei em Engenharia Química, mas aprofundei meus estudos em Engenharia Hidráulica e Saneamento, onde fiz mestrado e doutorado, sempre focado na digestão anaeróbia para tratamento de águas residuárias.
Meus interesses em pesquisa hoje são a utilização da digestão anaeróbia para a produção de produtos bioenergéticos, utilizando o mesmo processo, com ênfase em produção de biogás para biometano e biohidrogênio e também na produção de álcoois. Recentemente iniciamos alguns estudos com pirólise de biomassa, para a produção de outros produtos de valor agregado como biochar (biocarvão), bioóleo e gás de síntese.
Como docente, leciono de forma regular disciplinas ligadas á bioquímica, microbiologia, termodinâmica e metodologia científica, para a graduação em engenharia agrícola. Para a pós-graduação, sou docente credenciado nos programas de engenharia agrícola e de bioenergia, e ministro disciplinas voltadas aos estudos dos fundamentos de conversão de biomassa e resíduos urbanos, agrícolas e industriais em bioenergia.
Meu objetivo é integrar conhecimento de diferentes áreas para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios ambientais e energético do futuro. Se você se interessa por ciência, inovação e sustentabilidade, está no lugar certo! Aqui compartilho conteúdos, insights e oportunidades para quem quer aprender mais sobre essas áreas incríveis.
Seja bem-vindo(a)! 🌲🌊⛽
Esta página tem por finalidade reunir, organizar e disponibilizar, de forma integrada, os conteúdos relacionados às minhas atividades acadêmicas, científicas e de extensão universitária. Trata-se de um espaço construído para ampliar o acesso ao conhecimento, facilitar o acompanhamento de projetos e disciplinas, e fomentar o diálogo entre ciência, tecnologia, cultura e sociedade.
Neste ambiente, o(a) visitante encontrará:
Materiais didáticos e paradidáticos produzidos para apoio ao ensino de graduação e pós-graduação, nas áreas de microbiologia, bioquímica, metodologia científica, termodinâmica e mecânica dos fluidos, entre outras. Esses recursos estão disponíveis para consulta aberta ou orientada aos discentes regularmente matriculados nas disciplinas sob minha responsabilidade.
Artigos científicos e trabalhos publicados, além de documentos técnicos e produções relevantes resultantes de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos projetos que coordeno ou dos quais participo como colaborador.
Informações sobre projetos de pesquisa em andamento, incluindo descrições, objetivos, abordagens metodológicas, cronogramas e resultados parciais. Essa seção contempla também projetos aprovados por agências de fomento e parcerias institucionais, com destaque para as áreas de biogás, biohidrogênio, digestão anaeróbia, biotecnologia ambiental e bioenergia.
Espaço dedicado a alunos de graduação e pós-graduação, com orientações acadêmicas, agendamento de atendimentos, materiais de apoio e documentos úteis ao bom andamento da vida universitária.
Perfis de orientandos(as) e ex-orientandos(as), onde são compartilhados planos de trabalho, cronogramas de atividades, apresentações, documentos de referência e recursos formativos complementares.
Blog “Experiência ConVidaAtiva”, que reúne reflexões pessoais e acadêmicas sobre temas que atravessam minha trajetória intelectual e existencial, como filosofia da ciência, espiritualidade, sustentabilidade, tecnologia, educação, ética e promoção da saúde. É a tentativa de diálogo com o mundo em constante movimento e transformação.
Este portal constitui, portanto, uma ferramenta de apoio à formação acadêmica e à difusão científica, alinhada aos princípios da ciência aberta, da interdisciplinaridade e do compromisso social da universidade pública.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015, compõem uma agenda global com 17 metas para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e promover a paz e a prosperidade até 2030.
Oriento meus trabalhos de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com ênfase:
Água potável e saneamento
Energia limpa e acessível
Indústria, inovação e infraestrutura
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Veja mais aqui 👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻