Grupo de Pesquisa Linguagem na Diferença
O Grupo de Pesquisa Linguagem na Diferença (GP-LnD/CNPq) tem por objetivo estudar e pesquisar a linguagem em seu aspecto aplicado em contextos múltiplos de diferenças – grupos minoritários ou minoritarizados e cenários de vulnerabilidade como surdos, imigrantes, e todos aqueles cujas formas de expressão podem divergir das socialmente valorizadas e/ou reconhecidas. Sob uma perspectiva inter/transdisciplinar, o Grupo intenciona desenvolver estudos que construam entendimentos sobre questões educacionais em que a linguagem tem um papel central. A interface direta com a educação ocorre, porque a escolarização desses grupos tende a ser marcada por apagamentos/invisibilidades ou pouco reconhecimento/valorização da complexidade sóciohistórica e linguística que os caracteriza, trazendo grande impacto para como esses sujeitos constituem-se e são constituídos em seus processos educativos, incluindo os modos como as tecnologias atravessam e reconfiguram práticas de linguagem e processos educativos nesses contextos.
O GP-LnD desenvolve atividades de ensino nos níveis de Graduação e Pós-Graduação, de pesquisa e de extensão relacionadas à contextos de diversidade e pluralidade social, linguística e cultural.
Linhas de Pesquisa do GP-LnD
I. Língua(gem) e educação de surdos
Objetiva desenvolver estudos e pesquisas sobre língua(gem) e educação de surdos que se filiem aos estudos surdos e analisem, sob diferentes perspectivas, a interface entre educação bilíngue e escolarização de surdos tendo em conta a realidade linguística bi/multilíngue ou translíngue de muitos estudantes surdos.
II. (Multi)letramentos e tecnologias em contextos minoritários
Objetiva desenvolver estudos e pesquisas que focalizem as línguas(gens) e práticas letradas diversas, permeadas pelas tecnologias digitais, em contextos minoritários ou minoritarizados e cenários de vulnerabilidade. Práticas letradas que se caracterizam por uma dupla multiplicidade: (i) de recursos para produção de significados cada vez mais multimodal no mundo de hoje e (ii) de culturas em interação.
III. Psicanálise e educação em contextos minoritários
Objetiva desenvolver estudos e pesquisas a respeito das contribuições da psicanálise para a reflexão sobre a educação em contextos minoritários. Envolve as questões das vivências dentro da escola e também suas relações com instituições sociais, como: escola e família, escola e serviços de saúde, escola e comunidade.
IV. Formação de professores para contextos bi/multilíngues
Objetiva desenvolver estudos e pesquisas sobre a formação de professores para a educação em contextos bi/multilíngues e transculturais, que considere as diferenças nas diversidades, sob uma perspectiva ampliada e crítica de educação do professor. Haverá foco no estudo da agência e autonomia do estudante universitário, futuro professor em formação, como resposta aos desafios de formação institucionais atuais.
Acesso Rápido
Av. Bertrand Russell, 801
Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
CEP 13083-865 - Campinas - SP - Brasil