O QUE É?
Criado em 2024, o FIDA - Festival Internacional de Dança, Vídeo & Tecnologia - é um evento organizado pela UNICAMP, sob direção e coordenação geral do Prof. Dr. Diodo Angeli, docente e pesquisador no Departamento de Artes Corporais - DACO, no Instituto de Artes da UNICAMP - IA.
O festival tem como principal objetivo promover espaços de discussão, reflexão, formação e circulação artística no campo da dança mediada pela tecnologia, estimulando a troca de experiências práticas e teóricas entre seus participantes.
Dentre atividades de formação e pesquisa, o evento inclui uma mostra de videodança organizada em parceria com os alunos do curso de graduação em dança da Universidade, vinculada à disciplina AD027 - Ateliê de Criação Dança e Novas Tecnologias, ministrada pelo professor Diogo Angeli. A mostra tem como objetivo promover e integrar ações extensionistas, aproximando a universidade das comunidades externas. Dessa forma, busca-se descentralizar os saberes, ampliando o acesso à arte e ao conhecimento produzido no ambiente acadêmico.
O QUE JÁ FOI REALIZADO?
O primeiro evento promovido pelo FIDA foi a I Mostra de Videodanças, realizada em 2024. A mostra contou com produções nacionais e internacionais de videodança, distribuídas nas categorias profissionais e universitárias, apresentadas em três diferentes espaços: o espaço cultural Casa do Lago, a Escola Estadual Culto à Ciência, ambos localizados em Campinas-SP, além do Teatro Darci Rossi, em Valinhos-SP.
Foram realizadas ações extensionistas em escolas públicas de Campinas e Valinhos, levando a mostra de videodanças aos alunos do ensino médio. Essas iniciativas tiveram como objetivo ampliar o acesso à arte e à tecnologia, estimular a reflexão crítica sobre a relação entre corpo, imagem e movimento, e fomentar o interesse dos jovens pela dança contemporânea e suas possibilidades no campo audiovisual. Além disso, as ações buscaram promover o diálogo entre a universidade e a comunidade escolar, fortalecendo a democratização do conhecimento artístico e cultural.
De agosto a dezembro de 2024, foi realizada também uma mostra online dos trabalhos previamente apresentados de forma presencial, disponibilizada no site FIDA. Essa ação permitiu ampliar o alcance do evento e atingir novos públicos, promovendo maior acessibilidade às obras.
O QUE SERÁ REALIZADO?
Em 2025, o FIDA busca consolidar e expandir suas ações extensionistas e artístico-pedagógicas, fortalecendo parcerias e ampliando suas atividades com foco na integração entre arte, tecnologia e educação. Os principais objetivos incluem:
Mostra Internacional de Videodança: dar continuidade ao que foi proposto na 1ª edição de 2024, com a novidade de uma edição internacional que ocorrerá no Brasil e nos Estados Unidos. A parceria com a University of Colorado Colorado Springs promete ampliar o alcance do festival, promovendo intercâmbios artísticos e culturais.
Fortalecimento das Parcerias Internacionais: enriquecer a programação com a participação de artistas e pesquisadores renomados no campo da dança e tecnologia, estimulando colaborações globais.
Ações Extensionistas: expandir a colaboração com escolas públicas de Campinas e região,como o Colégio Culto à Ciência e instituições de Valinhos. Essas ações visam promover o acesso à arte e à tecnologia, oferecendo atividades artístico-educativas que democratizem o conhecimento.
4.Integração de Arte e Educação: criar espaços dedicados à reflexão crítica, à formação e à experimentação, contribuindo para a formação de novos artistas e pesquisadores. Essas iniciativas, associadas às açõs extensionistas do projeto, incluem a participação dos alunos do curso de Dança da UNICAMP, matriculados na disciplina AD027 - Ateliê de Criação Dança e Novas Tecnologia, ministrada pelo professor Diogo Angeli no primeiro semestre de 2025.