O projeto olho mecânico ainda está em desenvolvimento

O projeto

Com os membros integrantes ativos na produção: Adriel Bombonato, Vinícius Pilan, Bruno Bicas, Paulo Eduardo Gigliotti e Nodyer dos Anjos, o projeto olho mecânico é uma proposta da RAS Bauru que tem como finalidade desenvolver uma câmera capaz de varrer todo o eixo cartesiano, o que permite seguir qualquer pessoa que for previamente cadastrada em nosso programa de reconhecimento facial. Em suma, o usuário será solicitado para tirar uma foto pela câmera e estará cadastrado ao realizá-la. A partir desse momento, a câmera sempre irá “olhar” para esse usuário cadastrado, se assemelhando ao comportamento de um olho mecânico observando um alvo. Caso o perca, irá rondar a área para encontra-lo.

Inspiração

Veridicamente, o projeto tomou ideia a partir dos quadros amaldiçoados presentes em desenhos animados, os quais seguem os protagonistas ao passarem perto deles. Apesar de ter sido criado apenas com um intuito cômico, foi observado benefícios em ter um dispositivo que imitasse tais comportamentos, tais como utilidade em câmeras de vigilância.

Motivação

Acreditamos que, com o projeto finalizado, daremos mais um passo em disseminar o conhecimento e o interesse tecnológico em Bauru, além de servir de ajuda a terceiros que achem o produto e queiram aproveitá-lo de alguma forma. Ademais, será possível utilizar o olho mecânico em conjunto com futuros projetos de nossa equipe.

Até o momento, já foi concluído o processo de cadastramento e implementação de uma rede neural com reconhecimento facial (projeto descrito em nosso site).