O projeto

Formado pelos membros Leonardo Moreno, Bruno Yudy, Vitor Vecina e Pedro Caldato este projeto foi criado para diminuir o tempo que os professores de cursinhos comunitários demandam para corrigir centenas de provas a mão em períodos de matrícula.

Pensando nisso, nosso projeto se caracteriza como uma alternativa para otimizar o trabalho destes professores através de um sistema capaz de corrigir automaticamente provas escaneadas, retornando o resultado com as colocações, acertos e erros.

Metodologia

A metodologia SCRUM foi utilizada para a criação deste sistema visto que é um framework de tarefas ágeis e de fácil implementação em atividades relacionadas ao desenvolvimento de software.


Linguagens e recursos utilizados

Para a construção de nosso sistema foram utilizados a linguagem de programação Python 3.6 juntamente com as bibliotecas OpenCV 4.1.2, Numpy, xlsxwriter e reportlab. Além disse, é válido citar que o sistema operacional utilizado para o desenvolvimento foi o Ubuntu 16.04.

Funcionamento do sistema

Ao executar o aplicativo para windows a janela do programa será exibida. Caso seja a primeira vez que o programa esteja sendo executado, as pastas “ProvasParaCorrigir” e “ProvasCorrigidas” serão criadas. Após ter colocado as imagens das provas que serão corrigidas na pasta “ProvasParaCorrigir”, o usuário deverá selecionar a imagem que será utilizada como gabarito. É importante que essa imagem seja preenchida com as respostas corretas da prova de forma precisa, caso contrário haverá erros na correção.

Após selecionar o gabarito e clicar no botão “Iniciar”, a correção de todas as provas, armazenadas na pasta “ProvasParaCorrigir”, será executada. O resultado ficará salvo na pasta “ProvasCorrigidas->Resolução”, enquanto as imagens que estavam na pasta “ProvasParaCorrigir” serão movidas para “ProvasCorrigidas”. Caso ocorra problemas de correção em determinada prova, uma mensagem de erro será exibida na janela do programa e a prova em questão ficará na pasta “ProvasParaCorrigir” para ser facilmente identificada.

No final da correção, será criado uma planilha com os resultados de todas as provas que foram corrigidas junto com o registro acadêmico (RA) do aluno e sua porcentagem de acerto.

Resultados

Após uma série de ajustes em métodos e funções internas no código, nosso programa otimizado foi aplicado, então, na correção das provas do processo seletivo do cursinho Princípia, cursinho comunitário da Unesp de Bauru em 445 exames. Destas, 18 exames não foram devidamente corrigidos. Isso é justificado pela qualidade dos escaneamentos. Apesar de se ter ajustado os parâmetros e tornado o programa mais robusto, escaneamentos mais limpos (com digitalizadores mais eficientes) possuem melhores resultados. Contudo, mesmo não estando em um cenário ideal para os testes, nosso sistema atingiu o indicador de 95,95% de confiabilidade.

Serão adicionadas posteriormente, em nosso sistema, novas funcionalidades como a criação de gráficos ilustrativos que permitem um acompanhamento do desempenho dos alunos, no geral ou individual, através de simulados. Dessa forma, é possível detectar, por exemplo, que grande parte da classe têm dificuldade em matemática indicando para o setor pedagógico criar um plano de ação como disponibilizar aulas de reforço ou plantão de dúvidas. Será implementado, também, um sistema que forneça feedbacks individuais aos alunos de cada questão errada para que eles tenham um direcionamento das áreas de conhecimento em déficit.