O projeto

Desenvolvido pelos membros Adriel Bombonato, Artur Starling, Paulo Gigliotti, Bruno Pescarollo, João Mariano e Bruno Yudy, esse projeto teve como objetivo criar um código que reconheça e leia o conteúdo de QrCodes vinculados a objetos de interesse. Após a leitura, o programa retorna uma imagem indicando a localização em que objeto deve ser guardado. A localização dos objetos pode ser feita através da busca digitada de seu nome, utilizando um aplicativo.

Metodologia

Como modelo de gestão de projetos foi utilizado a metodologia SCRUM para desenvolvimento de software e aplicativos, com objetivo de bem organizar o grupo e utilizar as metodologias de rápido desenvolvimento fornecidos pelo modelo. Sendo a plataforma Trello utilizada para manter a situação do projeto e a função de cada integrante do grupo para semana de Sprint bem definidas. Assim, o grupo, contendo seis integrantes, foi organizado com um diretor de projeto, o qual administrou e aconselhou todos, e um Scrum Master, que geriu o progresso dos outros integrantes e manteve atualizado as informações do Trello.

Linguagem e recursos utilizados

Para o desenvolvimento do código, optamos por utilizar a linguagem de programação Python 3 com as seguintes bibliotecas incluídas: OpenCV 4.1.2, ambiente de desenvolvimento Anaconda 3.8.0, a API genérica Kivy 1.11.0 e para desenvolvimento do aplicativo em android utilizamos o Buildozer 0.39.

Funcionamento do programa

Através da programação em Phyton 3 foi desenvolvido um código que realiza a leitura e emissão de Qr Codes, utilizados para a identificação de objetos no projeto. Através de funções por nós desenvolvidas é possível acessar a câmera do dispositivo - passo necessário para que a leitura de QrCodes seja possível. Desenvolvemos também funções que relacionam QrCodes e palavras chave a determinadas imagens.

Após a convergência das funções supracitadas em um único código, foi criado um aplicativo em Kivy com a utilização do código, assim obtendo o objetivo do projeto que é a criação de um aplicativo localizador de objetos através de QrCodes e siglas/nomes em android.

Resultado

Ao final do projeto, foi possível verificar no grupo um aprofundamento nos conhecimentos sobre a linguagem em Python e sobre visão computacional, além disso, com o método SCRUM, o grupo pode-se familiarizar com uma nova maneira de trabalhar em um projeto, não vista anteriormente pelos membros. Outro aspecto relacionado ao projeto foi que, com a criação do aplicativo facilitador do uso comum a todos, surge um método muito mais simplificado para organizar objetos em seus respectivos lugares, sem a necessidade de um conhecimento prévio de onde esse objeto é mantido por parte do/da responsável pelo estoque.