Os tecnólogos formados em Ciência dos Dados devem estar aptos a trabalhar com todas as etapas que envolvem a extração de conhecimento a partir de dados, iniciando na coleta, e passando pelas demais etapas, como a análise e pré-processamento de dados, proposição e utilização de algoritmos para extração de padrões, a validação dos resultados obtidos, bem como a produção e integração do conhecimento extraído em aplicações reais, até a preservação dos dados. Para isso, estes profissionais devem ser capazes de interagir com outras áreas de conhecimento, dos mais diversos setores, públicos ou privados, entendendo o contexto das organizações e as necessidades delas emanadas. Da mesma forma, os profissionais devem ser aptos a desenvolver iniciativas empreendedoras, suprindo necessidades oriundas da sociedade em geral.
Espera-se que o profissional formado seja capaz de utilizar, efetivamente, eficientemente e de maneira ética, técnicas computacionais, matemáticas, estatísticas e de Inteligência Artificial para extrair conhecimento a partir de grandes bases de dados, bem como apoiar o processo de tomada de decisões. O profissional deve ser capaz de inovar, projetar, implementar e avaliar abordagens e técnicas para projetos de extração de conhecimento a partir de dados, estruturados ou não, bem como adaptar o conhecimento adquirido para as tendências mais recentes. Também, espera-se que o profissional deva ser capaz de aplicar ferramentas para o gerenciamento e exploração de dados em larga escala.
Por fim, o tecnólogo em Ciência dos Dados deve ser capaz de desenvolver soluções eficientes, bem como desenvolver e evoluir sistemas, considerando as boas práticas e preceitos adotadas em Engenharia de Sistemas, Engenharia de Software e Engenharia de Dados.
Com as habilidades listadas e considerando o contexto econômico regional, o egresso do Curso exerce um papel fundamental nas organizações ao compreender, analisar e propor soluções de problemas do mundo real com o uso de Ciência de Dados.