A curricularização da extensão nos cursos a distância da UFMS segue um modelo específico de planejamento, produção de material e implementação, respeitando as as normativas vigentes: Resolução MEC/CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, Resolução nº 304-COGRAD/UFMS, de 17 de junho de 2021 e Instrução Normativa Conjunta nº 1 PROGRAD/PROECE/UFMS, de 3 de novembro de 2021.
As ações de extensão curriculares têm como objetivo integrar o ensino com atividades extensionistas, promovendo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes em benefício da sociedade. As disciplinas com carga horária de extensão dos cursos da Agead estão vinculadas ao Projeto Trilhas Formativas para Aprendizagem On-line, cujos dados ficam registrados no Plano de Ensino de cada disciplina. Esse processo é essencial para que o estudante tenha uma vivência prática que enriqueça sua formação, por meio de atividades que impactam diretamente o meio social.
O professor especialista, em colaboração com a coordenação do curso, define o foco da ação extensionista, garantindo que o conteúdo curricular seja aplicado em uma atividade prática, na qual o estudante possa mobilizar seus conhecimentos para resolver problemas reais ou propor melhorias no contexto social. Dessa forma, as ações curriculares de extensão promovem o desenvolvimento de habilidades e atitudes dos estudantes, que são desafiados a planejar e executar ações com impactos concretos na comunidade. Essa prática não apenas reforça o aprendizado acadêmico, mas também fortalece o compromisso social dos futuros profissionais, preparando-os para atuar de forma ética e responsável na sociedade.
O material didático das disciplinas extensionistas seguem um padrão de planejamento e produção, para dar aos estudantes as condições necessárias, orientações e ferramentas para a elaboração do planejamento, execução e elaboração do relatório da ação de extensão. Além do relatório textual, os estudantes comprovam a realização da ação por meio de fotos, vídeos e feedback dos participantes da ação desenvolvida.
A Rede Enactus é uma organização global dedicada a conectar estudantes universitários com o objetivo de desenvolver projetos de impacto social e empreendedorismo. Esses projetos buscam solucionar problemas reais em comunidades locais, promovendo a inovação e a responsabilidade social. Alinhar os princípios da Enactus com a curricularização da extensão dos cursos a distância da Agead é uma oportunidade para que os estudantes possam aplicar seus conhecimentos acadêmicos em ações práticas que beneficiem a sociedade. Essa integração fortalece o vínculo entre a universidade e a comunidade, contribuindo para a formação cidadã.
A Agead promoveu em uma ação em parceria com a Rede Enactus com o tema "Conexões de Extensão: Oportunidades na Educação a Distância" para mobilizar os estudantes no desenvolvimento de projetos que expressem responsabilidade social e promovam mudanças reais nas comunidades atendidas. Para os cursos a distância, essa iniciativa reforça o compromisso com a educação voltada para a prática, incentivando os estudantes a se tornarem protagonistas de ações sociais inovadoras e a utilizarem suas habilidades em benefício da sociedade, além de fortalecer o papel da extensão universitária.