A formação dos professores especialistas é realizada de forma contínua e tem como objetivo capacitar os professores para a elaboração dos materiais didáticos de acordo com as diretrizes do modelo pedagógico do Programa UFMS Digital. O professor especialistas é acompanhado de forma sistemática pela Equipe Multidisciplinar de Apoio Técnico-Pedagógico e tem à sua disposição uma série de guias, manuais e vídeos que explicam cada um dos elementos que compoem a trilha de aprendizagem da disciplina. Todo esse conteúdo de formação está organizada num site restrito ao domínio institucional da UFMS, onde as equipes encontram todas as informações pertinentes para execução do trabalho.
Central de Apoio
A Central de Apoio é uma plataforma restrita ao domínio institucional que organiza todas as informações, procedimentos e fluxos de trabalho relacionados à produção de material didático digital e à gestão dos cursos a distância. Nela, professores especialistas, professores tutores, coordenadores de curso, equipes multidisciplinares e demais colaboradores encontram orientações detalhadas sobre o modelo pedagógico da UFMS, cronogramas, guias e documentos importantes para o desenvolvimento de suas atividades. A central organiza informações em menus específicos, oferecendo caminhos diferenciados para cada perfil. Além disso, a Central de Apoio facilita o acesso a informações específicas de cada curso, como projetos pedagógico e contato da coordenação de curso. Nesse estpaço também é possível agendar gravação de aulas e visualizar os agendamentos já realizados.
O Guia para Professores Especialistas orienta os docentes na elaboração dos materiais didáticos para as disciplinas, seguindo diretrizes claras e rigorosas. Ele abrange a produção de diversos documentos e conteúdos que compõem o planejamento didático de acordo com o modelo pedagógico do Programa UFMS Digital.
Entre os itens que o guia contempla, estão: plano de ensino, que inclui a formulação de objetivos gerais e específicos, baseados na ementa do curso, e a organização dos módulos e unidades de conteúdo; cronograma da trilha de aprendizagem, que estrutura as atividades propostas; fóruns de discussão, que são planejados para cada módulo com orientações de mediação para os tutores; atividades de checkout de presença, que incluem rubricas de avaliação e instruções para o feedback.
O professor também deve gravar um vídeo de apresentação da disciplina e produzir slides para as videoaulas, com modelos previamente estabelecidos, além de gravar uma videoaula para cada unidade de conteúdo. O guia também orienta sobre a elaboração de um banco de questões, com 20 perguntas inéditas por módulo, a gravação de um episódio de podcast, e a curadoria de recursos digitais, com a seleção de 10 recursos por módulo, utilizando diferentes tipos de mídia para enriquecer o conteúdo didático.
Além dos materias de apoio e organização dos fluxos de trabalho de forma assíncrona, a Agead/UFMS organizada semestralmente o Encontro da Coordenação Pedagógica do Programa UFMS Digital de forma presencial. Nesse encontro, professores especialistas, tutores, coordenação de tutoria, equipes multidisicplinares e representantes dos estudantes se reúnem para discutir melhorias no material didático, nos fluxos de trabalho e na metodologia do curso.