Relatórios

Relatórios

Relatórios dos encontros semanais e lista de presença.

Instalação e primeiros encontros

17/10/2020

Primeira reunião por videoconferência para iniciar as atividades.

No primeiro encontro da Coordenação do Subprojeto com a Profa. Supervisora, saudou-se os bolsistas aprovados para participarem e explicou-se os objetivos tanto do Projeto PIBID geral e deu-se especial atençção aos objetivos so Subprojeto de Mùsica do campus São Luís.

Nas reuniões subsequentes deu-se início às leituras propostas que estão detalhadas na aba de Leituras e de forma mais detalhada logo a seguir. Os registros dessas reuniões e leituras foram infelizmente perdidos já que o bolsista que estava tomando notas perdeu o arquivo.

Em uma próxima reunião estabeleceu-se um cronograma de trabalhos e levantamento de alguns dados necessários para definir as ações que vai descrito a seguir.

Planejamento de atividades remotas.

Reuniões semanais de uma hora pelo Meet em: https://meet.google.com/ggr-nvki-ikm

Informações para perguntar para a Profa. Maria da Glória: dias letivos e como estão sendo desenvolvidas as atividades: via whatsapp? Material digital (pdf)? Material impresso? Usa algum livro ou e-book?

Depois das informações sobre o calendário e meio de comunicação tentaremos ajustar o nosso com o da Escola (UEB Justo Jansen).

No início faremos apenas observações das atividades em sala de aula (ou acompanhamento remoto se for o caso).

Leituras: revista da ABEM (http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas_meb)

18/12: ler apenas os resumos dos artigos do primeiro volume (2009). Cada um pode ler um, combinem pelo whatsapp qual vai ler qual (estarei vereifcando a capacidade de vocês se auto-organizarem). Estão em: v. 1, n. 1 (2009) (abemeducacaomusical.com.br)

Leitura e discussão do livro: Em defesa da Escola: uma questão pública (pdf em anexo)

18/12: apenas a introdução

Definir o repertório musical a ser estudado e trabalhado sendo prioritariamente música de tradição maranhense. Pensar em possíveis materiais didáticos digitais para uso em sala de aula (ainda que não venham a ser aplicados por enquanto). Ver se Juliana e Maria Eduarda podem sugerir atividades de técnica vocal para auxiliar a Profa. Glória. No início faremos apenas observações e mais para o final do projeto faremos intervenções sob a supervisão da Profa. Glória. Isso poderá ser modificado depois com a coordenação da Profa. Risaelma.

Datas a observar:

Recesso natalino: 19/12 a 31/12

Férias coletivas: janeiro

Início do 2020.2 em fevereiro de 2021: definiremos o planejamento e aguardaremos a Profa. Risaelma que me substituirá. Ela definira o planejamento com vocês quando assumir.

Risaelma Cordeiro

Período de 03/21 a 06/21 (Profa. Risaelma Cordeiro).

A fim de cumprir alguns dos objetivos previstos no subprojeto de Música durante minha permanência no PIBID, as atividades realizadas junto ao grupo de participantes envolveram: o estudo dos fundamentos para a formação do(a) professor(a) de música que atuará no ensino fundamental; a produção de videoaulas com celulares e adaptadas para possíveis atividades curriculares de música na escola campo de formação; o uso de aplicativos na edição de videoaulas de música; a instrumentalidade das metodologias participativas para a aprendizagem em música; e finalmente o planejamento da aula de música por meio do ensino híbrido, especificamente, com a escolha e aplicação da técnica da sala de aula invertida.


Em virtude da delegação para o cargo de Coordenadora de Estágio, a Profa. Risaelma não pode mais estar à frente da Coordenação do PIBID e então o Prof. Ricardo Bordini retomou a Coordenação e a partir de então passou-se a elaborar uma atividade para dar sequência à tarefa de gravar vídeos instrutivos. O Coordenador sugeriu a confecção de uma página na Internet para registrar as ações e os materiais produzidos pelos bolsistas bem como dar visibilidade e divulgação ao trabalho e, também a criação de canções didáticas. Houve reunioes nos dias 14/05 (presentes: Caio César, Caio Rafael, Ma. Eduarda, Maria Glória, Guilherme, Samuel, Élida, Maisa e Juliana); 21/05 (presentes: Caio César, Caio Rafael, Élida, Maria Educarda, Maria Glória); 11/06 (presentes: Caio César, Caio Rafael, Élida, Ma. Eduarda, Ma. Glória e Samuel). Novamente os relatos não foram enviados pelo bolsista responsável.

02/07/2021 (por Caio César Oliveira Alencar)

Presentes: todos (Juliana justificou ausência).

Comentamos brevemente sobre a produção das músicas didáticas e algumas recomendações para a construções de nossos perfis no site foram expostas. Em seguida voltamos ao tema das produções. Algumas das músicas foram transmitidas, elogios e sugestões foram feitos. O trabalho segue. Orientações gerais. Estruturou o projeto em 3 partes. A primeira sendo uma melodia livre sobre algum tema didático de disciplina escolar. A segunda, uma composição de melodia livre falando sobre algum tema musical. Por fim, a terceira se trata de uma composição própria, sobre qualquer tema e também podendo ser uma obra instrumental. Exposição do professor sobre trabalhos que envolvam criatividade. O assunto gerou uma boa discussão entre o grupo. Falamos sobre as leituras recomendadas pela coordenação do Pibid, artigos da Abem e livros de referência. Conversamos sobre estágio e a situação da escola que estamos acompanhando durante a pandemia. Falamos sobre como o Pibid pode ser uma experiência enriquecedora, inclusive servindo de base para trabalhos acadêmicos.

09/07/2021 (por Caio Rafael Rodrigues Corrêa)

Presentes: Caio Rafael, Caio César, Guilherme e Samuel.

O professor Bordini nos informou sobre o seminário PIBID/RP Nordeste, por isso, comentamos sobre projetos de vídeo aula que fizemos com a professora Risaelma. Ficou decidido que nossos vídeos, tanto antigos quanto atuais, possam ser postados no youtube, para que tenhamos um melhor acesso à estes vídeos, já que vão direto para a nossa página. O professor Bordini sugeriu que os pibidianos elaborasassem trabalhos para apresentar no seminário. Leu as normas de submissão do evento e fez uma breve explicação sobre a estrutura no geral de trabalhos acadêmicos específicos.

16/07/2021 (por Elida Pereira Dos Santos)

Presentes: Caio César, Caio Rafael, Elida Pereira, Maria Eduarda, Maria Glória e Samuel Jafé.

O professor Bordini começou a reunião nos informando sobre o exame nacional de desempenho dos estudantes (Enade) que começará com a realização das provas neste ano e que os alunos precisarão estar preparados, para poderem fazer uma ótima pontuação. Em seguida, o professor falou sobre o livro de Paulo Freire, disse que para termos bons argumentos sobre algo precisamos ler e assim pediu para que voltássemos às leituras normalmente; ressalta que a leitura é muito importante e também fazer resenhas e anotações com fichamento bibliográfico mesmo que não sejam utilizadas em trabalhos ou TCCs.

O professor relembra aos alunos para mandarem os links dos vídeos do YouTube para postar na página do Pibid e também sobre as composições que serão feitas, uma sobre um assunto escolar didático geral (que jpa foi feita0, uma sobre conteúdo de ensino de música e outra com tema livre. Em seguida o professor pede para que os pibidianos se apresentem para falar sobre o que estamos pensando em termos de licenciandos, como estamos nos vendo dentro do curso e quais as perspectivas que vemos para a vida futura tanto acadêmica quanto profissional.

Em ordem alfabética cada aluno falou sobre os pontos positivos e negativos e sobre suas vidas acadêmicas, Caio César falou sobre o ensino do curso e o que precisaria melhorar e por fim suas perspectivas, a Maria Eduarda, a Elida e o Samuel disseram que basicamente é terminar o curso, continuar os estudos, buscando se qualificar mais, trabalhar na área da educação.

23/07/2021 (por Guilherme)

O coordenador tratou de reforçar informações advIndas do órgão da CAPES: questionário pendente, proposto pela CAPES, enviado no dia 15/07; Avaliação dos projetos do PIBID em São Luís; seminário do pibid, com possibilidade de inscrição de projetos, e também oficinas como ouvinte. Foram revisadas todas as produções dos “pibidianos”, para que se possa fazer uma preparação destes para avaliação do projeto que será no dia 06 de agosto. Além das produções de audiovisual (vídeo-aulas de música) e dos relatórios das reuniões, também tem que se cumprir leitura da bibliografia indicada pela CAPES, então, foi marcada uma reunião extra para a próxima quinta (dia 29), específica para discutir o aproveitamento do livro.

30/07/2021 (por Samuel)

Presentes: Caio César, Caio Rafael, Maria Glória, Guilherme Mota e Samuel Jafé.

Na reunião nós começamos a organizar as tarefas para preparar a apresentação no webinário da avaliação do PIBID marcada para dia 06/08. Combinamos de nos reunir na terça feira dia 03/08/2021 as 19h30min da noite para colocar os dados e definir a apresentação no power point. Por fim o aluno Caio César discutiu juntamente com o Prof. Bordini a introdução do livro de Paulo Freire que havia sido agendado para discutir no dia.

03/08/2021 reunião extra (todos presentes)

Elaboração das lâminas para apresentação no Seminário de Avaliação. Discutiu-se a ordem e conteúdo das lâminas bem como a ordem de fala dos pibidianos durante a apresentação.

06/08/2021 (todos presentes)

Seminários de Avaliaçção do PIBID da área de artes. Todos presentes ao seminário que desenrolou-se com alguns grupos extrapolando o tempo máximo definido pela Comissão. Houve uma troca de mensagens viz WhatsApp durante a apresentação do primeiro grupo (Artes Visuais) sugerindo mudança no roteiro da nossa paresentação. Na nossa vez de apresentar a coordenação foi delegada ao Caio César que fez uma introdução descritiva do projeto e cada pibidiano foi lendo o coteúdo das lâminas na sequência ensaiada, com exceçao de Guilherme que resolveu "improvisar". Caio Cèsar que estava controlando o tempo no final apresentou um dos vídeos de Ma. Eduarda e cada um dos pibidiNOS POR SUA vez relatou as dificuldades e desafios encontrados durante o período e avaliação. A apresentação foi feita dentro do limite de tempo e foi muito elegiada pelos participantes.

13/8 (por Ricardo)

Presentes todos.

A reunião foi inteiramente dedicada à avaliar a nossa participação no Seminário. Conversamos sobre não mudar o planejamento em cima da hora por achar que não estavamos bem em relação a outros grupos e comentamos os pontos positivos e negativos da apresentação. A Profa. Ma. Glória que não pode estar presente na avaliação prontificou-se a dar mais atenção às atividades com os estudantes da escola-campo já que as aulas estavam próximas do reinício. Isso foi colocado em virtude de a nossa paresentação não ter nenhuma atividade com a escola. A justificativa de não termos trabalhado com a escola deu-se pelo fato de que os estudantes da Justo Jansen serem muito carentes e não disporem de atividades remotas por falta de equpamento ou de conexão estável e estarem desenvolvendo apenas impressas.

20/08/2021 (por Caio César)

Presentes: todos

Discussão sobre o livro de Paulo Freire. Falamos sobre a primeira parte do livro, as considerações iniciais. O significado de algumas expressões chave. Ideologia e ética. Falamos sobre a importância de entendermos os termos sobre os quais resolvemos falar. O cuidado para não basear nosso entendimento de algo pelo senso comum. Pesquisar e entender sobre o que se fala é fundamental para desenvolver um diálogo concreto, coerente e apropriado. Ao lermos ou estudarmos obras importantes isso se torna ainda mais evidente. Os detalhes sobre nossas discussões e percepções estarão nos relatórios de leitura.

27/08/2021 (por Caio Rafael)

Presentes: Caio César, Caio Rafael, Guilherme e Maria Glória

A profa. Maria Glória enviou o planejamento para a disciplina de ARTE e definimos atividades a serem aplicadas nas turmas da Escola Justo Jansen considerando que a faixa etára das turmas varia de 6 a 12 anos. As atividades serão produzidas em vídeo e impressas e serão divididas em dois grupos. Grupo I: Caio Rafael, Ma. Eduarda e Samuel: atividade em vídeo sobre os gêneros musacais : baião, bumba meu boi, capoeira, carnaval, cateretê, frevo, maracatú, quadrilha e samba. Grupo II: Caio César, Guilherme e Élida: atividade impressa com jogos sobre notação musical elementar. ESsas atividades devem estar prontas para o dia 8/9.

03/09/2021 (por Guilerme)

Presentes: Caio César, Maria Glória, Guilherme Mota e Samuel Jafé.

A reunião aconteceu sem a presença do Prof. Coordenador Ricardo Bordini, que foi devidamente justificada previamente, e acabou sendo entre os Pibidianos e a Professora supervisora Maria Glória. A princípio o assunto levantado foi a produção das atividades escritas e dos vídeos musicais para os alunos da Justo Jansen, a professora deu indicadores importantes quanto a situação da infraestrutura da escola e também das dificuldades dos alunos em interagir e cumprir com as atividades propostas. Sinalizou que, como o ensino é remoto, acaba ficando muito a cargo dos pais do alunos a responsabilidade e o ofício de suprir a lacuna do ensino escolar, o que dificulta tudo, já que os pais não têm formação para tanto e muitas crianças não sabem ou ainda tem dificuldades na leitura, o que é mais um agravante impeditivo do progresso pessoal do aluno. Diante disso a professora deu sugestões quanto a coisas que poderiam ser acrescidas aos trabalhos, para uma melhor assimilação de todos os alunos, sugeriu uma abordagem mais lúdica, com mais uso de imagens e jogos.

10/09 (por Élida)

Presentes: Élida, Caio César, Caio Rafael e Guilherme.

Hoje tivemos uma breve conversa sobre a situação dos grupos criados pelos pibidianos para a realização de atividades escolares, discutidas nas reuniões anteriores. Revisamos uma atividade feita pelo Grupo I: Caio César, Guilherme e Élida. O coordenador avaliou e o Guilherme relatou as questões criadas para a atividade. Por fim, falamos sobre a ideia de criar joguinhos educacionais em plataformas digitais, de como seria de grande utilidade para as crianças aprenderem de forma divertida, em meio a toda situação de difícil acesso que vivemos.

Período de suspensão das bolsas e consequentemente das atividades (por Ricardo)

Desde o último registro de reunião em 10/09, houve reuniões internas dos grupos para preparar o material didático impresso e em vídeo. No início de outubro fomos surpreendidos com a interrupção do pagamento das bolsas e decidiu-se interromper as reuniões até que a situação fosse resolvida, sugerindo-se que pibidianos continuassem com as leituras e preparação dos materiais didáticos. Em novembro a situação do pagamento das bolsas agravou-se e no dia 07/11 recebemos informação via coordenação geral do PIBID UFMA de documento expedido pela CAPES. A coordenação geral propôs uma agenda de ações para tentar sensibilizar o governo e no dia 10/11 sugeriu o preenchimento de um formulário de estudantes mais necessitados de bolsas para um eventual pagamento emergencial. No dia 16/11 foi marcada uma audiência pública em que novas ações foram discutidas. Com o pagamento das bolsas retroativas a situação normalizou-se e retomou-se as reuniões.


26/11 (por Ricardo)

Presentes: Ricardo, Maria Glória, Caio Rafael, Caio César, Samuel, Guilherme e Maria Eduarda.

Motivados pela retomada das atividades após o recebimento das bolsas, o grupo definiu um planejamento para as próximas atividades e principalmente para a retomada das leituras. A profa. Glória convidou os membros do grupo para a conclusão do ano letivo na escola prevista para o dia 17/12 sendo que os interessados devem confirmar até o dia 02/12. O prof. Ricardo revisou as informações da página e requereu que fossem enviadas as informações e materiais que estavam pendentes. Definiu-se que a cada semana alternaremos a leitura de um capítulo do livro de Paulo Freire e de um artigo da Revista da ABEM para a Educação Básica. Guilherme informou que há um número novo já publicado. O prof. Ricardo vai fazer perguntas para os pibidianos para verificar se houve a leitura do texto. Falou-se um pouco sobre os reflexos da Pandemia da COVID-19 tanto sobre os aspetos materiais (equipamento, conexão) quanto sobre os aspectos de ensino remoto e consequências futuras. Decidiu-se continuar com a confecção dos materiais didáticos para a escola mesmo que o ano letivo esteja para findar, pois o material poderá ser usado posteriormente. A profa. Glõria informa que o ano letivo de 2022 iniciará em 24/01/11. Finamente falou-se sobre a importância de relatórios para o fazer cotidiano do professor.

03/12 (por Ricardo)

Presentes: Ricardo, Caio César e Caio Rafael.

O prof. Ricardo leu ao piano alguns excertos da Sonata Op. 2, no. 1 de Beethoven para deleite dos presentes que eram poucos mas valorosos. Passou-se depois a discutir a leitura do cappitulo 1 do livro de Paulo Freire que vai resumida na seção das resenhas. Finalizou-se a reunião com mais leituras musicais seguidas das habituais despedidas.

10/12 (por Ricardo)

Presentes: Ricardo, Caio César, Guilherme, Élida, Caio Rafael, Maria Eduarda e Juliana.

A reunião iniciou com a colocação de que alguns pibidianos não estavam satisfeitos com o projeto e que não estava havendo claboração nas tarefas propostas. O prof. Ricardo reiterou sua disposição de fazer o melhor possível e em seguida leu as mensagens enviadas pela coordenação geral sobre: retorno presencial - a depender da escola; relatório anual - para entregar até 29/01/2022; complementação de bolsistas - temos duas vagas e, participaçao no SEMID em abril 2022 - ficamos de fazer um artigo sobre o material didático produzido. O prof. Ricardo explicou as partes de um artigo científico e sugeriu que cada bolsista escreva sobre a produçção do seu material incluindo: objetivos, recursos e possíveis aplicaççoes em contexto.

Recesso natalino. O grupo ficou sem reuniões durante o periodo das festas natalinas e de ano novo. O coordenador enviou por e-mail os modelos para os relatos de experiência exigidos pela Coordenação Geral para que os participantes iniciassem a sua confecção. Recebemos um novo bolsista, o Ricardo Nélio em virtude de termos poucos participantes.

07/01/22 (por Ricardo)

Presentes: Ricardo, Maria Glória, Caio César, Caio Rafael, Guilherme, Maria Eduarda e RIcardo Nélio.

O coordenador deu as boas-vindas ao novo integrarnte do projeto, RIcardo Nélio e em seguida sugeriu uma nova linha de peituras em virtude de as discussões sobre a proposta da coordenação geral não terem despertado o estímulo à leitura. Sugeriu-se começar o estudo de teorias da aprendizagem sob a ótica da psicologia. O coordenador postou no grupo de WhatsApp um material de David Kolb sobre as 4 etapas e os 4 estilos de aprendizagem. Após breve comentário o prof. Ricardo sugeriu técnicas de leitura e iniciaou a explicaçção sobre o relato de experiência que deve ser entregue até dia 29/01/2022. Estudou-se o modelo enviado pela coordenaçção geral explicando cada um dos itens que devem estar contidos no referido relato. Finalizou a reunião com comentários sobre a importância de participar do grupo, de não desistir e de sempre que encontrar um problema, sugerir de pronto uma solução.

14/01/22 (por Ricardo)

Presentes: Ricardo, Caio César, Élida, Guilherme e Ricardo Nélio.

O prof. Ricardo iniciou a reunião enfatizando a prioridade do relato de experiência a ser entregue até dia 29/01 e em seguida retomou a discussão sobre a teoria da aprendizagem de Kolb. Discorreu brevemente sobre as 4 etapas: eixos fazer - observar e sentir - pensar que definem os 4 perfis: adaptador (fazer-sentir), divergente (sentir-observar), assimilador (observar-pensar) e convergente (pensar-fazer). Comentou brevemente sobre suas experiências no magistério em relação aos perfis psicológicos para os quais o professor deve estar atento para saber como lidar com introvertidos e extrovertidos, dependentes de campo interno e externo e sobre reforço positivo e negativo. O Caio César colocou ponderações divergentes sobre estes últimos conceitos e o Guilherme comentou sobre emoções em música ao que o prof. Ricardo redarguiu comentando sobre a dificuldade de fazer pesquisa experimental em música e nas ciências humanas em geral em virtude da grande quantidade de parâmetros que são muito difíceis senão impossíveis de controlar experimentalmente. Informou ainda que havia recebido o relato do Ricardo Nélio eque iria revisar para enviar sugestões. Finalizou a reunião mostrando aos presentes como utilizar a portal de periódicos da CAPES.

21/01/22 (por Ricardo)

Presentes: Ricardo, Caio César e Samuel.

O prof. Ricardo gravou a reuniões que versou sobre a redaçção do relato de experiência alertando para o caso de plágio. Explicou e seguida os tipos de citações (paráfrase, curta e reuada) e como colocar citações em outras linguas (original ou tradução em rodapé) e demonstrou como usar o aplicativo MORE da UFSC para gerar referências ilustrando as características do programa com um artigo de periódico. O link opara o vpideo foi postado no grupo de WhatsApp para consulta.

28/01/22 (por Ricardo)

Presentes: Ricardo, Élida, Maria Eduarda, Guilherme, Caio Rafael e Ricardo Nélio.

O prof. Ricardo explicou o equívoco referente à data de entrega dos relatos de experiêcia. Informou que em reunião do Departamento nenhum professor voluntariou-se para continuar o Subprojeto de Música para a pr[oxika edição do PIBID e que provavelmente o subprojeto será encerrado. Definiuu as atividades a serem desenvolvidas até o final do projeto: 1) terminar o material didático proposto no final do ano passado, ou seja, o arquivo em PDF e o vídeo sobre gêneros musicais que deveriam ter sido enviados para a escola; 2) criaçção de mais uma canção didática, deste vez com tema específico de música (durações, escalas, figuras de duração, compassos etc.); e 3) definir uma canção infantil para ser tocada pelo grupo todo no formato de mosaico, gravando as partes individuais em vídeo a partir de um playback e que será montado pelo professor. Decidiu-se também retomar as leituras sendo que para a próxima reunião será discutido o capítulo 2 do livro de Paulo Freire e subsequentemente o artigo sobre formação profissional e a Revista da ABEM dedicada à Educaççao Básica. Enfatizou a necessidade de seguir com os relatos de experiência e chamou à atenção para a presença diante das muitas faltas dea lguns membros.

04/02/22 (por Ricardo)

Presentes: Ricardo, Maria da Glória, Caio César, Caio Rafael, Guilherme, Ricardo Nélio.

A reunião começou com a apresentação pelo prof. Ricardo dos tópicos gerais do segundo capítulo do livro de Paulo Freire. Guilherme comentou sobre construtivismo e sobre a simplicidade da escrita ao que o prof. Ricardo redarguiu por considerar que o livro não havia sido escrito para acadêmicos. A presença da profa. Maria Glória ensejou uma parada para fazermos uma reunião pedagógica. Ela informou que as aulas retornarão dia 22/02 em princípio de forma presencial. Ficamos de pensar em atividades para as aulas de artes que serão Pas sextas-feiras pela manhã. O prof. Ricardo sugeriu dois tipos de atividades: jogos de dominí e memória com figuras de duraçção e, atividades musicais com canççoes de roda. Caio Rafael sugeriu uma dinâmica com ritmos e colocou o link para um vídeo que aborda essa atividade. A profa. Maria da Gloria mencionou que no caso de atividade remota, por causa da conexão ruim na esola, poder-se-ia gravar vídeos. Caio César sugeriu que os pibidianos fossem observar uma ou duas aulas antes de faerem qualquer dinÇâmica de modo a se ter uma ideia mais precisa sobre o que seria viável. Retomou-se a leitura e discussão do livro em pauta e Caio Cpesar fez observações sobre artigo discutido na disciplina de DIdática que trata da questão da humanização no ensino e sobre experiência com a Profa. Risaelma acerca dos mpetodos ativos para manter o foco e a motivação.

11/02/22 (por Ricardo)

Presentes: Ricardo, Maria Glória, Caio César, Maria Eduarda, Juliana, Ricardo Nélio

A reunião começou com um comentário sobre filosofia da música proposto por Caio César enquanto aguardava-se a chegada dos demais pibidianos. Repassou-se o planejamento para as tarefas a serem desenvolvidas até o final do projeto: canção didática para ensino de conteúdo musical, arranjo coletivo de música para gravar em formato colméia e participação como observadores nas aulas de artes às sextas-feiras visando uma futura atividade com os estudantes da escola-campo. Seguiu-se com a discussão sobre a leitura do 2o. capítulo do livro de Paulo Freire, mas como ninguém havia lido o professor Ricardo fez observações sobre a estrutura de tópicos do livro observando que todos os itens começam com a mesma expressão: "Ensinar exige ...". O professor fez vários comentários sobre a área de educação musical em outros países enfocando a pesquisa experimental e mostrou a plataforma SUCUPIRA que permite a busca pela classificação das reivstas de pesquisa brasileiras. PAra encerrar conversou-se sobre a música para gravarmos e Caio Cèsar sugeriu que fosse alguma música maranhense ou nordestina. O professor sugeriu que fosse "Na asa do vento" de João do Vale e como os presentes não conheciam ficaram de ouvir para ver se poderámos fazê-la.

18/02/2022 (por Ricardo)

Presentes: Ricardo, Caio Cesar, Caio Rafael, Ricardo Nélio, Guilherme

Iniciou-se a reunião com a tomada de decisão sobre a música a ser gravada no formato de mosaico. Decidiu-se por fazermos um arranjo para "Na asa do vento" composta por João do Vale. O arranjo será assim instrumentado: Caio César: teclado e violino, Caio Rafael: sax, Ricardo Nélio: guitarra, Samule: baixo, Guilherme: violão e voz, Juliana, Élida e Ma. Eduarda: vozes e percussão. Como o grupo designado para fazer o material didático para os estudantes da escla-campo ainda não se organizaou, Caio Rafael vai fazer um sozinho sobre o gênero Bumba meu boi. Ao final, a pedido do coordenador, Caio Cesar dispôs-se a comentar algumas reflexões sobre a leitura do livro de Paulo Freire. Realçou na sua fala a importância de ler com atenção e conhecer o contexto em que o autor desenvove os temas, Enfatizou a necesidade de buscar as fontes originais do texto e a origem dos termos empregados. Finalizou-se a reunião com um comentário acerca do "lugar de fala" nos termos em que a pesquisadora Djalmila Ribeiro o estudou.

25/02/2022 (por Ricardo)

Presentes: Ricardo, Caio César, Caio Rafael, Guilherme, Maria Eduarda, Maria da Glória

O prof. Ricardo fez dois informes: um sobre a previsão de fazer obsevações presenciais na escola-campo que segundo a profa. Glória não seria possível já que a diretora queria ter mais informações sobre a ida dos pibidianos à escola e, em seguida, informou que vai usar os recursos de sua bolsa para alugar um estúdio profissional para fazer a gravação da m[usica final do projeto, enfatizando que convidou os músicos Rui Mário e Israel Dantas, músicos profissionais de alto gabarito, para guiarem os pibidianos durante todo o processo de arranjo, pré-produção, gravação e pós-produção. Com achegada da profa. Glória ficamos sabendo que a diretora queria falar com o coordenador porque estava questionando que o projeto de fato não acontecera na escola e portanto, não queria receber os bolsistas. O coordenador ficou de conversar com a diretora para esclarecer a situação e a depender da posição da diração da escola definir ou uma visita presencial de observação ou uma videoconferência para conhecermos os estudantes. PAra finalizar a reunião Caio César iniciou um relato sobre suas leituras focando no prefácio do livro de Paulo Freire. Abirdiu questões importantes para a compreensão do texto e sobre conceitos que norteiam o texto. O resumo será colocado na página de leituras.

04/03/2022 (por Ricardo)

Presentes: Ricardo, Ricardo Nélio, Caio César, Caio Rafael, Maria Eduarda, Élida, Guilherme e Samuel. A profa. Gloria justificou ausência.

Iniciou-se a reunião com informações sobre as atividades a serem desenvolvidas no estúdio para a gravação da música escolhida. A rpofa. Glória informou não poder participar da reunião por estar acompanhando os alunos na escola. O prof. Ricardo informou à profa. Glõria que entrou em contato com a diretora da escola-campo mas não obteve retorno. Em seguida Caio Cèsar propôs uma rápida digressão sobre o texto de Theodore Adorno acerca da música no início do Século XX. O prof. Ricardo cotenxtualizou algumas questões relacionadas à Europa e a Primeira Guerra e a situação da divulgação da música através do rádio e sua consequente massificação. Comentou-se sobre problemas com a música de Schoenberg elogiada por Adorno em detrimento do Jazz. Finalizou-se a reunião com uma longa explanação feita por Caio César sobre a leitura do primeiro capítulo do livro de Paulo Freire, discorrendo sobre conceitos caros ao autor focando na transmissão do conhecimenti e do processo criativo de ensinar. O texto de Caio será incluído na seção de leituras em tempo.

11/03/2022 (por Ricardo)

Presentes: Ricardo, Caio César, Caio Rafael, Guilkherme, Ricardo Nélio e Samuel.

O prof. Ricardo iniciou a reunião perguntando aos presentes sobre a experiência de gravação em estúdio profissional sob orientação dos músicos Rui Mário e Israel Dantas. Os bolsistas gravaram a música "Na asa do vento" do compositor maranhense João do Vale acompanhando todo o processo de gravação desde a pré-produção até o masterização. Todos ficaram muito satisfeitos por participarem da experiência. Em seguida o prof. Ricardo apresentou o cronograma para a finalização do projeto enfatizando a escrita do relato de experiência para apresentação no SEMID. Informou que não conseguiu falar com a diretora da escola-campo que segundo a profa. Maria da Glória não estava disposta a receber os bolsistas para observações na escola. Para finalizar leu-se o resumo do artigo sobre a formação do professor que havia sido indicado pela coordenação geral como leitura e discutiu-se possíveis articulações com o livro de Paulo Freire por sugestão de Guilherme.

18/03/2022 (por Ricardo)

Presentes: todos.

O grupo de quatro pibidianos: Juliana, Ma. Eduarda e Caio César (Guilherme não pode ir) compareceu à Escola Justo Jansen às 08:00 conforme havia sido combinado com a Profa. Gloria. Ao chegarem foram ancaminhados a um corredor dentro da escola onde ficaram esperando até 10:00 quando foram chamados para conversar com a diretora que comunicou-lhes não ser possível fazer a observação. A conversa durou cerca de 15 minutos e os pibidianos foram dispensados. Esse fato está historiado no relatório do Coordenador do subprojeto que imediatamente suspendeu as atividades com a escola que a rigor nunca aconteceram e, em virtude do final da edição do PIBID, dispensou a profa. Glória em virtude de sua atuação.

25/03/2022 (por Ricardo)

Presentes: Caio Cèsar, Caio Rafael, Guilherme, Ricardo Nélio e Samuel (profa. Glória dispensada).

O prof. Ricardo gravou a reunião pois havia bolsistas faltantes e assuntos importantes para a finalização do subprojeto precisavam ser comunicados. O prof. Ricardo informou o seguinte: 1) última bolsa será recebida em maio (referente a abril); 2) relatos de experiência individuais ou em dupla devem ser submetidos por vocês diretamente na plataforma do SEMID disponível a partir do dia 4/4; 3) a submissão é obrigatória e será apresentada como comunicação oral e publicada; O prazo final para submissão é dia 20/4; 4) se possível enviar antes do prazo para mim para correção; 5) o relato pode ser sobre o projeto como um todo ou sobre um tópico específico. Por fim, solicitou que os pibidianos enviassem algumas pendências para a finalização do projeto: release de Juliana, link do youtube de Samuel e pequenos vídeos de todos os pibidianos para acoplar com a gravação feito no estúdio para a divulgação final do subprojeto.