Equipe

Apelidados de PIBIDIANOS, os bolsistas estão identificados abaixo com um breve resumo do currículo de cada um. São chamados de pibidianos por serem gente que gosta de cantar e tocar, leem muito, estudam ainda mais, adoram participar de aulas tanto presenciais quanto remotas, participam ativamente de discussões, amam ensaiar e não conhecem nada mais divertido do que praticar leitura de partituras, solfejo e ditado e, não trocam por nada o prazer de estarem presentes nas reuniões que nunca faltam. Como se vê, gente muito fora do comum!

Coordenador

Ricardo Mazzini Bordini

Nascido em Garibaldi (RS) em 1957 possui graduação em Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em Regência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (1993), doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2003) e estágio pós-doutoral na University of California at Santa Cruz (2012). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: análise musical, teoria pós-tonal, música brasileira, composição musical, execução musical, regência, informática e hipermídia em música, espaço de encadeamentos atonal e composição algorítmica.

Supervisora

Maria Glória Silva de Oliveira

Maria da Glória Silva de Oliveira tem Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2004) e Pós-graduação em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2009). Tem experiência profissional nas prefeituras de Godofredo Viana (MA) como Técnica em Laboratório e de Santa Inês (MA) como professora do Ensino Fundamental Séries Iniciais. Atuou como Supervisora do Projeto Viva Educação (2001 a 2003) e Professora de Filosofia no CEM "Senador José Sarney" (2003). Junto ao Governo do Estado ocupou cargos de professora do Ensino Fundamental Séries Iniciais (2011 a 2015) e atualmente é Gestora Adjunta da UEB Judto Jansen desde 2016. Desenvolveu atividades educativas voluntárias na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santa Ines (2000 a 2005) e na Igreja Evangélica Assembleia de Deus / Bairro Ivar (2007 a 2014).

Caio César Oliveira Alencar

Nasceu em São Luís (MA) em 1998. Teve seu primeiro contato com o estudo da música por meio de aulas no oitavo ano do ensino fundamental. Iniciou com o violão mas em pouco tempo também começou a tocar guitarra e teclado. Em 2018 entrou para o Coral UFMA e para o Curso de Extensão da UFMA em Teoria e Percepção Musical. Durante esse período deu aulas particulares de violão e tocou violão no evento de 45 anos do Coral UFMA. Em 2019 iniciou a graduação em Licenciatura em Música e também começou a atuar como professor voluntário no Projeto de Teoria e Percepção Musical do qual anteriormente foi aluno. Ainda em 2019 passou a fazer parte da Orquestra de Cordas da UFMA participando do Festival Leocádio Rayol (Festival para instrumentos de cordas friccionadas) em sua primeira edição. Em 2021 passou também a fazer parte do Madrigal Olga Mohana. Hoje, tem o piano como seu instrumento principal e a composição como foco de estudo. Mantém-se como aluno de licenciatura em música, professor voluntário no curso de extensão Teoria e Percepção Musical, professor particular e coralista do Madrigal Olga Mohana.

Caio Rafael Rodrigues Corrêa

Nasceu em Santa Helena (MA) em 2001. Iniciou sua carreira musical aos 9 anos quando ganhou um teclado elétrico e um violão, mas começou a tocar profissionalmente o instrumento saxofone aos 13 anos de idade em bumba meu boi de orquestra. Ingressou na universidade aos 19 anos no curso de licenciatura em música pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No ano seguinte, começou a participar de um projeto da universidade , de iniciação à docência (PIBID).

Élida Pereira dos Santos

Nasceu em São Luís (MA) em 2000. Iniciou sua carreira musical cantando em uma igreja protestante aos 5 anos. Aos 12 ganhou seu primeiro instrumento: um violão para iniciantes. Aos 15 participou de uma banda, onde aprendeu e se aperfeiçoou mais no canto. Ingressou na universidade aos 18 anos em 2019, no curso de Licenciatura em música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No ano seguinte começou a participar de um projeto da Universidade, de iniciação à docência (pibid). No ano de 2021, Ingressou no coral da Universidade Ceuma.

Guilherme Mota Godinho

Guilherme Mota Godinho é estudante ludovicense, de 24 anos, que ingressou na UFMA no ano de 2017 (2017.1) para cursar a graduação em Música - Licenciatura do Departamento de Música. Busca se aprimorar nos estudos sobre música na educação básica e já está na reta final do curso. Além de ser bolsista pelo PIBID, também cumpre estágio obrigatório no Colun (Colégio Universitário). É músico e faz apresentações em eventos, bares e casas de shows, geralmente no formato “Barzinho” e atende pelo nome artístico de “Gui Mota”, tendo também trabalhos autorais publicados nas plataformas de música digitais, como: Spotify e Youtube, entre outras.

Juliana Kelle Santos Vieira

Juliana Kelle Santos Vieira nasceu em São Luís do Maranhão, no ano de 2000. Iniciou sua carreira na música através do Teatro, quando um companheiro de cena a ouviu cantar e tocar violão e logo em seguida a incentivou a aprender mais sobre os instrumentos. Ingressou na UFMA no ano de 2019 no curso de Licenciatura em Música, pretendendo se especializar nos estudos sobre música na educação inclusiva. Atualmente faz parte do grupo musical Aliança Whorship, atuando como Vocalista e Back Vocal.

Maria Eduarda Cardoso Ribeiro

Maria Eduarda Cardoso Ribeiro nasceu em São Luís (MA) em 2001. Iniciou sua carreira musical cantando no coral de uma igreja protestante aos 5 anos. Aos 11 anos ganhou seu primeiro instrumento: um violão para iniciantes. Enquanto cursava seu segundo grau, participou do coral da escola que estudava até incluí-lo. Ingressou na universidade aos 17 anos no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No ano seguinte, começou a participar de um projeto da universidade, de iniciação à docência (Pibid). No ano de 2021 ingressou no coral da Universidade Ceuma.

Ricardo Nélio de Moura Fontinelli

Ricardo Nélio nasceu em Picos (PI) no ano 2000. Iniciou sua carreira musical aos 15 anos quando ingressou em um grupo musical da igreja protestante como guitarrista. Ingressou na universidade aos 19 anos no curso de licenciatura em música pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). EM 2022, começou a participar do Projeto de Iniciação à Docência do Curso de Música do campus São Luís (PIBID).

Samuel J. Caldas Torres e Silva

Samuel Jafé, é músico instrumentista nascido em São Luís do Maranhão em 21 de Junho de 1997. Iniciou sua carreira musical aos 11 anos de idade, já com responsabilidade e talento suficiente para apresentar-se no PROJETO SEXTA MUSICAL JAZZ, de autoria de seu pai, o guitarrista Jayr Torres. Samuel Jafé, ao longo de sua trajetória de dedicação e estudos, tornou-se dono de uma técnica apurada em seu instrumento, a guitarra. Sua técnica destaca-se entre os demais guitarristas de sua idade e impressiona músicos experientes e veteranos pelo Brasil a fora. Tem profunda admiração por Frank Gambale. Samuel é amante do Jazz e nesse estilo musical é sua maior influência. Participou de vários festivais de Jazz nestes 12 anos de carreira artística. Tais como: Lençois Jazz e Blues e Ribamar Jazz e Blues. Atualmente, Samuel Jafé, cursa Música pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA.