Produção

PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DE MÚSICA COM CELULAR

Sob a cordenação da Profa. Risaelma Cordeiro.

O ensino emergencial remoto tornou-se medida essencial no atual cenário educacional diante da pandemia da COVID-19, que requer o isolamento social. Com o objetivo de minimizar os efeitos desta realidade sobre a aprendizagem de estudantes, um conjunto de métodos ou técnicas participativas associado às tecnologias digitais emergem como proposta de significativa relevância para pensar e também inovar os processos educativo-musicais, sobretudo, no contexto dos estabelecimentos escolares. Considerando tal demanda e os desafios para a formação inicial do professor de música, a produção de videoaulas de música com celular foi planejada para atender ao público do ensino fundamental na escola campo de formação dos sujeitos integrantes do subprojeto do PIBID/Música da UFMA. Para tanto, foi realizado um estudo aprofundado sobre as concepções teóricas que perpassam o tópico da formação docente, bem como as diretrizes recomendadas por profissional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cujo curso está disponível em vídeos do YouTube. A intenção foi que os(as) licenciandos(as) pudessem produzir videoaulas com conteúdos e práticas específicas de música a serem aplicadas junto às turmas do ensino fundamental da Escola Justo Jansen, contribuindo para a aprendizagem, o engajamento e a motivação de estudantes nesse contexto. Assim, o resultado pode ser conferido nos vídeos disponibilizados nesta página.

Profa. Ma. Glória e os alunos da UEB Justo Jansen

Evento na escola.

Caio César

Conhecendo Beethoven (parte 1).

Roteiro:


Caio Rafael

Prática de Flauta doce.

Descrição: vídeo com instruções para iniciantes e demonstração de posições iniciais para emissão das notas: Sol, Lá e Si. O roteiro está logo a seguir.

rot_caio_rafael.pdf

Élida

Método Dalcroze

Descrição: Vídio apresentando informações básicas sobre o método DalCroze com demonstração de ensino de figuras de duração e exercícios. O roteiro está logo a seguir.


rot_elida.pdf

Guilherme

SIstema CAGED

Roteiro:


Maria Eduarda

Solfejando com Manosolfa.

Descrição: vídeo demonstrando a posição e a forma das mãos para representar as notas musicais. O roteiro está logo a seguir.


rot_ma_eduarda.pdf

Canções didáticas

Sob a Coordenação do Prof. Ricardo Bordini

Outra atividades proposta foi a criação de canções didáticas para auxiliar a memorização de conceitos gerais de disciplinas de quaisquer áreas: matemática, química, língua portuguesa, geografia, história etc. Muitos professores utilizam músicas em sala de aula para fixar conteúdos que são em geral complexos (como a tabela periódica). Os bolsistas dedicaram-se a elaborar canções algumas já conhecidas outras originais com o propósito de forncer opções para o professor.

Caio César

Canção da Caatinga.

Texto: Embora a geografia seja uma área extremamente relevante e capaz de gerar muita reflexão, na época de escola sempre tive dificuldade em manter o interesse pela disciplina. Ao meu ver, o assunto era tratado de forma muito fria. Nomes e números que não foram passados de forma que, para mim, traziam qualquer significado. Por esse motivo decidi colocar de forma poética algumas informações que poderiam ser úteis para o estudo de um dos nossos biomas.

Letra:

Caatinga, Caantinga

Mata Branca, Caatinga

27 milhões de filhos

Filha do Brasil

Planaltos e depressões

Jardins de mandacaru

Jardim de infância da humanidade

Como mostrado em seu parque

Caatinga, Caatinga

Mata branca, Caatinga

Tem cascavel, tem

Xique-xique

Suas veias desaguam no rio Parnaiba

Do Maranhão até a Bahia

Caatinga, Caatinga

Gloriosa Caatinga

Caio Rafael

Canção para a pandemia da COVID-19 com sugestões para aliviar as tensões geradas pelo isolamento social.

Texto: Já que estamos neste período de pandemia, achei que seria interessante aproveitar ao máximo o que foi vivenciado durante este isolamento. Me senti motivado para criar uma música que fala sobre frutas, pois eu tive a oportunidade de plantar algumas.

Letra:

Na pandemia eu quis trabalhar,

Pra ficar ocupado e ajudar em casa,

Plantei pé de acerola, comi muito melão

E pra finalizar plantei um pé de mamão.

Élida

Canção para ensinar o uso correto dos porquês.

Texto: Eu sei que muitos tem dificuldade para aprender sobre os famosos porquês da língua portuguesa, mas através dessa música, vamos poder memorizar cada um deles, pra não errar mais.

Letra:

Por que separado não acentuado eu vou pôr no início da frase,

Por quê separado agora acentuado vai pro final da frase,

E agora o porque junto não acentuado uso quando vou explicar,

E o porquê junto acentuado apenas vou substantivar.

Maria Eduarda

Canção para memorizar equações de segundo grau.

Texto: Quem nunca se esqueceu de alguma fórmula das dezenas que temos que aprender na hora da prova? Pensando nessa problemática, busquei trazer de maneira musical uma das mais famosas fórmulas de matemática: a fórmula de Bhaskara. Depois que se aprende essa música, nunca mais vais errar aquela questão de equação do 2° grau.

Letra:

Fiz uma questão de equação e errei

Era de segundo grau e as fórmulas não decorei

Para então resolver, primeiro se acha delta

Que é bê ao quadrado, menos 4 ac

E depois desta vem o

Menos bê mais ou menos raiz de delta sobre 2 a ela estará completa

Mas lembre que terão 2 xis pra encontrar

Então dois valores tu vais calcular

samuel_um.mp4

Samuel

Canção para ensinar a tabuada de soma do número um.

Texto:


Atividades para os estudantes da escola-campo

Em virtude da pandemia da COVID-19 não houve possibilidade de interação pressencial com os estudantes da escola-campo. Alguns materiais foram elaborados para enviar aos estudantes. Um material em PDF para ser impresso e distribuido aos estudantes e um vídeo para ilustrar conteúdos de música sobre gêneros musicais. Além de jogos tradicionais para manipular figuras de duração e pausas musicais.

Bumba-meu-boi

Vídeo sobre alguns sotaques do Bumba-meu-boi do Maranhão elaborado por Caio Rafael.

Atividade para imprimir

Material elaborado por Guilherme, Élida e Caio César com atividades envolvendo conteúdos de música.

ativ_quest.pdf

Jogo de memória com figuras musicais

Há várias maneiras de jogar. Com dois conjuntos só de figuras de duração, com dois conjuntos só de pausas e com um conjunto de figuras e pausas.

Pode-se começar com apenas dois pares e ir aumentando gradativamente até usar os 8 pares.

Instruções para jogar apenas com figuras de duração ou apenas com pausas:

Imprima duas cópias da página que tem só figuras ou duas cópias da página que só tem pausas. Recorte as figuras nas linhas pontilhadas e cole em quadrados de cartolina de 6cm x 6cm. Coloque as 16 cartas com as figuras para baixo e vire-as de duas em duas. Se formarem um par, deixe-as viradas para cima, se forem diferentes, coloque-as novamente viradas para baixo e vire outras duas e assim por diante até formar todos os pares.

Instruções para jogar com figuras e pausas.

Imprima as duas páginas, recorte as figuras e pausas e cole-as em quadrados de cartolina de 6cm x 6 cm. Disponha as 16 cartas com as figuras e pausas voltadas para baixo. Vire-as de duas em duas. Se a figura formar par com sua respetiva pausa, deixe-as viradas para cima, se forem diferentes, coloque-as novamente viradas para baixo e vire outras duas e assim por diante até formar todos os pares de figuras com suas pausas.

mem_p1.pdf
mem_p2.pdf

Jogo de dominó com figuras musicais

Semelhante a um jogo tradicional de dominó, os números foram substituídos por figuras de duração musicais.

Mas atenção: as figuras não são proporcionais aos números.

Joga-se da maneira tradicional colocando-se nas pontas as figuras iguais.

Recorte as peças e cole-as sobre cartolina ou peças de madeira ou plástico. O tamanho é: 4,9 cm x 2,4 cm.

Para quem gosta de curiosidades matemáticas pode encontrar um texto muito interessante sobre dominó e outros jogos seguindo o apontador a seguir

domino.pdf
pibid_mus_sl_2020.mp4

Atividade artística

O grupo participou de uma gravação em estúdio profissional para uma atividade guiada por dois dos melhores múhsicos maranhenses: Israel Dantas e Rui Mário. A musica escolhida foi Na asa do vento de João do Vale e os pibidianos participaram de todo o processo, desde a concepção do arranjo, passando pela gravação, mixagem e masterização. Posteriormente colocou-se um vídeo com material coletado no estúdio. A partitura utilizada como base vai também inserida a seguir.

na_asa_do_vento_e.pdf