Esta página web objetiva dar visibilidade e transparência às ações do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras Língua Espanhola do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Esse espaço se tornou essencial para promover a divulgação das atividades desenvolvidas pelo NDE e garantir maior interação com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.
Colegiado Atual
Prof. Dr. Francisco Lindenilson Lopes (Coordenador)
Profa. Dra. Edilene Rodrigues Barbosa (Vice-coordenadora)
Prof. Dr. Francisco Edson Gonçalves Leite
Prof. Dr. José Rodrigues de Mesquita Neto
Profa. Dra. Concísia Lopes dos Santos
Profa. Dra. Jaciara Limeira de Aquino
PORTARIA-SEI Nº 353, DE 11 DE JULHO DE 2023:
Detalhamento sobre a atuação do NDE
A Resolução N.o 59/2013 do CONSEPE estabeleceu as diretrizes e normativas para a criação e operação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O NDE é uma comissão permanente vinculada aos Departamentos Acadêmicos, caracterizada por sua natureza propositiva, consultiva e executiva, responsável pela concepção e consolidação dos cursos de graduação. Seu papel é desenvolver atividades em consonância com as entidades representativas de professores e alunos da UERN, considerando as demandas sociais locais, diretrizes curriculares nacionais e a missão da universidade.
Os princípios norteadores do NDE abrangem a formação para a cidadania, a interdisciplinaridade, a articulação teoria-prática, a contextualização, a construção coletiva, o respeito aos saberes dos educandos, o currículo alinhado com as demandas sociais, a formação continuada do corpo docente, a gestão democrática, a integração de tecnologias da informação e comunicação, o estágio supervisionado como elemento integrador e a avaliação formativa.
Suas atribuições incluem formular e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), acompanhar sua implantação, contribuir na discussão do estágio supervisionado, propor atividades para fomentar a interdisciplinaridade e a articulação teoria-prática, acompanhar a produção dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), orientar os docentes na elaboração dos Programas Gerais dos Componentes Curriculares (PGCC), entre outras.