O selo OCUPA UEM - ARTE E CULTURA trata de ações artísticas e culturais que ocupam os espaços da UEM por meio de parcerias com órgãos públicos e/ou privados, associações e demais setores interessados em fomentar a difusão e formação na área das artes e da cultura na universidade.
Conheça as ações realizadas:
Estação Cultura - Paraná Faz Ciência 2024
A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná - Paraná Faz Ciência é um evento anual, realizado com o objetivo de debater e divulgar ciência, tecnologia, inovação e educação. O tema da edição 2024 do Paraná Faz Ciência foi: “Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade” e acontecou no Câmpus Sede da UEM.
Nesta edição, o evento contou com um eixo específico para Cultura e Arte com estrutura própria, a Estação Cultura, que visa oferecer atividades artísticas e culturais aos visitantes do evento, promovendo a divulgação de grupos e iniciativas na área.
As atividades do eixo de Cultura e Arte ocorreram de 8 a 11 de outubro, em horários pela manhã, tarde e noite.
Clipping: Maringá Post - O Fato Maringá - Katia Velo - O Maringá - Maringá Post - UEM FM
UEM na FLIM - FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE MARINGÁ 2024.
A Programação da FLIM 2024 trouxe exposições, oficinas, performances e debates de idealização de discentes, docentes e servidores da UEM.
As propostas foram escolhidas através de edital aberto pela Universidade de 01/07 a 31/07.
Clipping: ASC UEM [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] - Rádio Maringá - O Fato Maringá - Maringá Post
Concurso de Grafite Nando Nascimento - UEM 2024
Em maio de 2024, artistas de grafite residentes no estado do Paraná puderam se inscrever no Concurso de Grafite Nando Nascimento - UEM 2024 para grafitar as paredes do bloco A34, que abrigam a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura no Campus Sede da UEM.
O nome escolhido para o título do concurso homenageia o grafiteiro Nando Nascimento, que dedicou sua vida à arte e espalhou seus desenhos em diversos muros da cidade de Maringá. Os vencedores do concurso foram os grafiteiros Héu ek e Seth Dazrua, que realizaram os grafites inaugurados em 30 de Agosto de 2024, com a temáticas: identidade, diversidade, inclusão social e valorização da universidade pública.
A ação integra o selo Ocupa UEM - Arte e Cultura, de mentoria da DCU, que tem como objetivo difundir e incentivar produções e manifestações artísticas dentro da Universidade.
Clipping: O Fato Maringá - Notícias UEM [ 1 ] [ 2 ] - Rádio Maringá [ 1 ] [ 2 ] - maringa.com [ 1 ] [ 2 ]- Paraná Shop - Fato Agenda - Katia Velo - TVM Notícias - Cultura Web Rádio - Jovem Pan Maringá - Diário do Noroeste - Rádio UEM FM [ 1 ] [ 2 ] - Índio Maringá - Impacto Oeste - O Maringá [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] - Leo Junior - Radar da Notícia - Emerge Artes - Maringá Post - Maringaense Cultural
VIII Semana de Artes da UEM
De 05 a 09 de agosto, a Diretoria de Cultura (DCU) e o Comitê Gestor Cultural da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizam a VIII Semana de Artes da UEM (SAU), 20 anos após sua última edição. A programação está disponível no site Portal DCU e no instagram. Todas as atividades são gratuitas e ocorrem no Campus Sede da UEM, com diferentes atrações e intervenções em todos os períodos do dia.
Entre 1995 e 2004, a SAU foi uma importante força na difusão artística em Maringá. O evento criou laços com a comunidade interna e externa à UEM e ocupou os espaços culturais da cidade. Reconhecendo a importância da SAU por sua influência e promoção da arte e cultura de Maringá e região, a DCU decide resgatar o evento em 2024 com o tema “viemos para ficar!”.
O Diretor de Cultura, André Rosa, declarou que “a retomada da SAU marca o fortalecimento e a expansão da presença da arte e da cultura em nossa Instituição, e revela a necessidade de investimento e fomento da produção e circulação de bens culturais, demarcando a pungência do ensino, pesquisa e extensão deste campo de atuação na região noroeste do Estado do Paraná.”.
Agora, em sua oitava edição, a semana é marcada também pela 1ª Conferência de Cultura da UEM, que tem o objetivo de discutir as políticas culturais e aprovar o Plano de Cultura da Universidade.
Clipping: Instagram DCU - Notícias UEM - Rádio Maringá - O Fato Maringá - Katia Velo - GMC Online - CBN Maringá - Maringaense Cultural - O Maringá - Maringa.com - Instituto Cultural Ingá - ASC UEM - Banda B - UEM FM - Bonde - Maringá Mais - Léo Junior - UEM TV
Arraiá da UEM
Promovido pela Diretoria de Cultura(DCU), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura(PEC), Diretório Central dos Estudantes(DCE) e centros acadêmicos da Universidade, a festa Julhina “Arraiá da UEM” aconteceu no dia 20 de Julho de 2024 no estacionamento entre o Restaurante Universitário e a Biblioteca Central dos Estudantes (BCE). Além de muita música proporcionada pelos shows do Clube das Quina e Cumadre Sebastiana, o Arraiá também contou com comidas típicas, Food Trucks, touro mecânico e uma feira de artistas e entidadesestudantis.
Clipping: Instagram DCU - Notícias UEM - Maringa.com - O Maringá - O Fato Maringá -Rádio Maringá - UEM FM
Hip Hop na Facul
Em comemoração aos 50 anos do movimento Hip Hop, a Diretoria de Cultura (DCU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Diretório Central de Estudantes (DCE), a Secretaria Municipal de Juventude, Cidadania e Migrantes (SEJUC), a Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC) e a Matriark Produções realizam o Hip Hop na Facul. O evento acontece no dia 7 de julho, das 16h às 21h, no estacionamento localizado ao lado do Restaurante Universitário do Campus Sede da UEM.
A programação contempla os quatro elementos da cultura Hip Hop (grafite, breakdance, MC e DJ) com batalhas, apresentações, livepainting grafitti, feira colaborativa e discotecagem realizados por artistas da região.
A reitoria da Universidade estará presente para prestar homenagem ao grafiteiro Nando Nascimento, que dedicou sua vida à arte e espalhou seus desenhos em diversos muros da cidade de Maringá. O legado deixado por Nando, que prezava pela paz e união por meio do grafite, é reconhecido pela UEM e pela Prefeitura de Maringá como uma importante contribuição para a arte e a cultura na cidade e no Estado do Paraná. Nando também deu nome ao primeiro concurso de grafite organizado pela UEM em 2024. Os vencedores do concurso, Héu ek e Seth Dazrua, vão grafitar as paredes do bloco A34 (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) nos próximos meses.
O Hip Hop na Facul recebe o apoio da Rádio Mix FM e Canágraf. O evento integra o selo Ocupa UEM – Arte e Cultura, que trata de parcerias com outras instituições e órgãos públicos para que atividades artísticas e culturais sejam trazidas para o espaço da Universidade.
Clipping: Rádio Maringá - Cultura Rádio Web - O Fato Maringá - Maringá.Com - Notícias UEM - O Maringá - TV UEM - Agora José Jornal - O Maringá - Notícias UEM
Gira Cultura UEM
O GIRA CULTURA UEM é um projeto de circulação das atividades artístico-culturais da UEM entre os campi regionais.
Fruto do diálogo entre a Diretoria de Cultura, os campi regionais e as secretarias de cultura e/ou educação dos municípios envolvidos, o GIRA CULTURA UEM visa a criação de um corredor cultural entre o centro e o noroeste do estado do Paraná.
Até o dia 05/06/24, pessoas discentes, docentes e servidoras técnicas da UEM puderam inscrever oficinas, apresentações e exposições para circular entre os campi no segundo semestre de 2024.
Clipping: ASC UEM [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] - Portal da Cidade Cianorte [ 1 ] [ 2 ] - Portal da Cidade Umuarama [ 1 ] - Goionews - Cidade Portal - Tribuna da Região - Gazeta Regional - Blog do Berimbau - Ivan Maldonado - Tribuna do Rio - Rádio Maringá - OBemdito - Jornal Paraná Centro
Calourada 2024
Este evento, realizado de 14 a 17 de maio de 2024 na Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi organizado pela Diretoria de Ensino de Gradução (DEG), Diretoria de Cultura (DCU), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e coordenações de Cursos de Graduação. Seu objetivo é recepcionar os/as novos/as estudantes com muita arte, cultura e conhecimento. As atividades iniciam com uma recepção no Restaurante Universitário (RU), perpassando por atividades específicas de cada Curso, ações coletivas por toda a Universidade, e finaliza com uma grande Feira e shows que promoverão a interação entre estudantes calouros/as e veteranos/as da UEM.
Clipping: Instagram DCU - Notícias UEM
3º SaraUEM e 1º Se MostraUEM
Na noite de 23 de fevereiro, o Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Ivaiporã, realizou o 3º SaraUEM: Arte e Resistência e o 1º Se MostraUEM. O evento reuniu a comunidade interna e externa em uma grande celebração, que contou com o apoio da Diretoria de Cultura (DCU), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e integra o Selo Ocupa UEM: Arte e Cultura.
O evento originou de um Projeto de Extensão da disciplina “Arte, cultura e Serviço Social” e foi organizado por estudantes, professores e comunidade externa. Rafael da Silva, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, esteve presente, e destacou a alegria de ver espetáculos como esses sendo realizados, ele reforçou a importância de encarar a extensão como uma via de mão dupla, na qual, os dois lados ensinam e aprendem por meio de trocas contínuas.
A programação do SaraUEM contou com apresentações do Slam Pé Vermelho, da banda Cyanocorax, da Escola de Capoeira Zoeira Nagô, da Associação Cultural e Esportiva Nikkei de Ivaiporã, de estudantes e docentes do CRV que dançaram, cantaram e declamaram poemas. Além disso, o Se MostraUEM reuniu exposições de desenhos, artesanatos, artes em biscuit e o mural interativo Arte e Resistência na Ditadura Militar, organizado por estudantes do curso de Serviço Social.
Clipping: Instagram DCU; Notícias UEM; Notícias UEM;
Palestra - Torres Garcia: Arte e arquitetura
Começando o ano com mais uma indicação! A DTC/UEM, em parceria com a Unipar, divulga evento de palestra sobre a obra do artista plástico uruguaio Torres Garcia versando sobre o tema das artes e arquitetura. O evento é gratuito e aberto. Para acervo de horas, é necessário dar seu nome antes do início do evento.
Clipping: Instagram DCU; Portal da Cidade - Umuarama; Notícias UEM
Exposição - Vientos de Torres Garcia de Gabriel Bruzzone
O artista plástico uruguaio Gabriel Bruzzone é representante de um dos movimentos artísticos mais importantes da América do Sul e que ainda hoje deixa suas marcas no Uruguai.
Este movimento é a Escola do Sul fundada pelo maestro Torres Garcia que trouxe a roupagem da estética das vanguardas modernas europeias aliada a arte primitivista dos povos pré colombinos.
Clipping: Instagram DCU; Portal da Cidade - Umuarama; Notícias UEM
Convite às Artes Populares - ação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura
A primeira ação do selo Ocupa UEM ocorre no dia 22 de setembro, às 18h, no Encontro das Artes, ao lado do Teatro Universitário de Maringá (Bloco O-08), com apresentação do Convite às Artes Populares, da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá (SEMUC), e o Sarau de Artes e Cultura (SAC), com apresentações de ações artísticas dos Centros Acadêmicos de Artes Cênicas, Música, Artes Visuais, Comunicação e Multimeios e Letras.
O Convite às Artes é uma iniciativa da SEMUC que visa fomentar as produções artísticas da região e ofertar diversas atrações gratuitas para a população. Na estreia do selo Ocupa UEM, o Convite ficará por conta do grupo Salve as Marias, que realizará a apresentação “Elas Cantam Capoeira”.
Clipping: Notícias UEM - O Fato Maringá - CBN Maringá - Maringá Post
Palestra, oficina e performance com Maestro Mariano Moruja
O maestro argentino Mariano Moruja irá ministrar palestra e oficina para regentes, cantores e demais músicos participantes do FIC Maringá, comunidade da UEM assim como demais interessados da comunidade externa. Será no dia 29-09 das 14:30 as 16:30h no auditório da BCE UEM, com inscrições e participação gratuitas!
Mariano Moruja é considerado um dos grandes regentes corais da atualidade, sendo premiado em distintos concursos corais como regente e também coleciona grande reconhecimento como professor de regência. Seu coro GRUPO VOCAL DIFUSIÓN (GVD), está sediado em Buenos Aires – Argentina, criado há quarenta anos com o objetivo de difundir o repertório coral dos séculos XX e XXI. Desde 1988 é dirigido pelo maestro Mariano Moruja, com o qual tem excursionado por diversos países do mundo, apresentando repertório de compositores contemporâneos nas maiores e melhores salas de concerto da Argentina, Espanha, Hungria, França, Holanda, Bélgica e outros. Este ano de 2023, o GVD, em comemoração aos seus quarenta anos, está com intensa programação de concertos tanto na Argentina como em outros países. É a primeira vez que este grupo vem ao Brasil e é convidado de honra do XXV Festival Internacional de Corais de Maringá onde irá apresentar-se com seu Grupo Vocal de Difusión durante as três noite do Festival, dia 28, 29 e 30 de setembro, no teatro Calil Haddad.
O tema da Palestra e da Oficina se concentrará na ’A FORMAÇÃO DO REGENTE CORAL PARA A INTERPRETAÇÃO DO REPERTÓRIO DOS SÉCULOS XX E XXI’’. O repertório coral do século XX e XXI também será abordado oferecendo um panorama focado nos principais aspectos da linguagem composicional e interpretativa do repertório. Mariano Moruja apresentará, nesta ocasião, algumas obras corais com seu GRUPO VOCAL DE DIFUSIÓN aos participantes da Palestra e Oficina.
Clipping: Maringá Post
Ação educativa de dança de salão
Em parceira com a Maringá Social Dance (@maringasocialdance), a Diretoria de Cultura e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM promoveram ação educativa “COMO FORMAR UM PROFISSIONAL”. Trata-se de uma oficina formativa em Dança de Salão, com aula teórico-prática. A aula teve como objetivo auxiliar aqueles e aquelas que gostam de dançar, mas não têm ideia de como ensinar as pessoas do seu entorno.
Aberta a toda comunidade interna e externa, a ação foi realizada de forma totalmente gratuita e ocorreu no Auditório da Biblioteca Central (BCE) da Universidade Estadual de Maringá!
Clipping: Notícias UEM
Palco Livre - Edição Sarau
A Diretoria de Cultura (DCU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoveu, no dia 12/12, mais uma edição do Palco Livre - Edição Sarau. O evento aconteceu às 17h30 no Encontro das Artes, localizado ao lado do Teatro Universitário de Maringá (Bloco O-08). Para se apresentar, basta se inscrever por meio do formulário online.
O Palco Livre (@palcolivreuem) é uma iniciativa do Diretório Central de Estudantes (DCE) há mais de 10 anos. Em parceria com a DCU, a ação se tornou um evento de extensão oficial e contínuo que possibilita a ampliação do acesso à arte na universidade. As edições costumam acontecer às quintas-feiras, às 11h30, no Restaurante Universitário.
Clipping: Notícias UEM; Maringá.com; O Fato Maringá; Maringaense Cultural
Cantata de Natal
A Reitoria, a Diretoria de Cultura e a Pró-Reitoria de Recursos Humanos , no dia 11/12 ofereceu um belo espetáculo de boas festas e confraternização para seus/suas servidores/as, estudantes e comunidade externa. Onde prestigiaremos as apresentações da Orquestra de Câmara da UEM, Coro Escola Universitário e do Coro do Curso de Graduação em Música.
No dia 11 de dezembro de 2023, às 17h30, no Auditório da Biblioteca Central (BCE).
Clipping: Instagram DCU